SEMJIDH abre inscrições para programa de capacitação em tecnologia voltado a jovens negros

A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), através da Subsecretaria da Juventude (Sejuv), abre inscrições para o programa TecBlack, uma iniciativa que visa oferecer formação em programação web para jovens negros do Rio Grande do Norte.

Com inscrições abertas de 24 de outubro a 24 de novembro, o programa oferece 300 vagas para jovens de 15 a 29 anos que se autodeclarem pretos ou pardos e residam no estado.

O projeto é realizado em parceria com a plataforma DevMedia e os cursos serão oferecidos online, promovendo a profissionalização e a inclusão no mercado de tecnologia, um setor em plena expansão. Segundo o subsecretário da Juventude, Gabriel Medeiros, a iniciativa busca reduzir desigualdades e ampliar o acesso de jovens negros a oportunidades qualificadas de trabalho na área tecnológica.

Como participar

Para concorrer às vagas, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

Ter entre 15 e 29 anos e se autodeclarar preto ou pardo.
Residir no estado do Rio Grande do Norte, com comprovação de residência. Estar inscrito no Cadastro Único do governo federal (critério classificatório).

INSCRIÇÕES

https://www.devmedia.com.br/tec-black

Promotora de já atuou em Currais Novos, Mariana Barbalho é a nova Ouvidora do MPRN

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (CPJ/MPRN) deu posse nesta segunda-feira (4) à nova ouvidora da instituição, a promotora de Justiça Mariana Marinho Barbalho.

Mariana Barbalho foi a mais votada na eleição para ouvidora do MPRN para o biênio 2024-2026. A eleição foi realizada na última sexta-feira (25). A promotora de Justiça obteve 91 votos. A também promotora de Justiça Michelle Carvalho obteve 78 votos.

Foram registrados 169, tendo oito membros votado nas duas candidatas. No total, 161 membros do MPRN participaram da eleição.

A promotora foi eleita diretamente pelos membros ativos do Ministério Público para um mandato de dois anos, que se inicia em 4 de novembro de 2024 e termina em 3 de novembro de 2026.

TRAJETÓRIA

Mariana Marinho Barbalho é promotora de Justiça da Comarca de João Câmara e coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima da Violência Doméstica e Familiar (Namvid).

Iniciou sua carreira no MPRN no ano de 2000, na cidade de Nísia Floresta, atuando nas áreas da Execução Penal e Direito Ambiental.

Atuou também nas Promotorias de Justiça das cidades de Alexandria, São Bento do Norte, Pedro Velho, Jardim do Seridó, e por vários anos em Currais Novos.

Com empenho do SindiVarejo, a Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher está de volta a Currais Novos

O presidente do SindiVarejp Currais Novos, Hélder Araújo, enfatiza que, será mais uma ação em saúde preventiva para as mulheres de Currais Novos.

Ele também salientou que, será disponibilizado um horário especial para atender às empresárias da cidade.

CONVITE

É com grande satisfação que convidamos toda a população Curraisnovense para a inauguração da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher, uma iniciativa que chega para fortalecer o cuidado com a saúde das mulheres de Currais Novos.

Essa unidade é fruto de uma parceria entre a Fecomércio RN( @fecomerciorn ), o Sindivarejo de Currais Novos ( @sindivarejocn ) através do presidente Sr. Helder Araújo e a Prefeitura Municipal ( @prefeituradecurraisnovos ), com o objetivo de oferecer atendimentos de saúde gratuitos, como exames preventivos e mamografias, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres.

Pensando especialmente nas trabalhadoras do comércio varejista, os atendimentos contarão com horários e dias diferenciados, facilitando o acesso ao serviço para todas as que precisam, sem comprometer o horário de trabalho.

Esperamos por você para celebrar essa grande conquista, que representa um importante avanço na saúde pública de nossa cidade!

Hoje, 05 de Novembro
Hora: 18h30
Local: Av Teotônio Freire, 346 – Manoel Salustino (ao lado da rodoviária).

Reservatórios do RN acumulam mais de 67% da capacidade hídrica total

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), acompanha os principais reservatórios que abastecem os municípios potiguares. De acordo com o relatório divulgado nesta segunda-feira (04), as reservas hídricas superficiais somam 3.058.490.456 m³, o que representa 67,23% da capacidade máxima de acumulação, de 4.549.292.624 m³. No mesmo período de 2023, o volume acumulado era de 2,385 bilhões de metros cúbicos, correspondendo a 53,88% da capacidade total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado, acumula 1.711.800.800 m³, o que equivale a 72,13% de sua capacidade total de 2.373.066.000 m³. Em novembro de 2023, o reservatório armazenava 1,372 bilhão de metros cúbicos, ou 57,85% de sua capacidade.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, o segundo maior manancial do RN, armazena atualmente 444.925.900 m³, o que representa 74,19% de sua capacidade de 599.712.000 m³.

Outros reservatórios também apresentam volumes expressivos. A barragem Umari, em Upanema, acumula 244.545.258 m³, correspondentes a 83,52% de sua capacidade de 292.813.650 m³. A barragem Marechal Dutra, conhecida como Gargalheiras, possui 36.061.305 m³, ou 81,18% de sua capacidade de 44.421.480 m³. O açude Trairi, localizado em Tangará, conta com 30.193.836 m³, equivalente a 85,70% de sua capacidade total de 35.230.000 m³.

A barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi, armazena 20.460.006 m³, o que corresponde a 88,42% de sua capacidade de 23.139.587 m³. Em Rafael Fernandes, o reservatório Gangorra está com 8.100.000 m³, correspondendo a 81% de sua capacidade de 10 milhões de metros cúbicos.

Alguns reservatórios, no entanto, encontram-se com volumes inferiores a 10% de sua capacidade: Itans, em Caicó, com 0,45%; Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 1,86%; Esguicho, em Ouro Branco, com 5,92%; Jesus Maria José, em Tenente Ananias, com 6,24%; Brejo, em Olho D’Água do Borges, com 8,73%; e Mundo Novo, em Caicó, com apenas 0,11% de sua capacidade.

Lançada oficialmente, a programação da Ruraltur em Currais Novos

Foi na noite dessa segunda-feira (04), num restaurante no Centro da cidade, reunindo a imprensa, parceiros e empresários ligados ao setor de turismo rural sustentável. Integraram o dispositivo, o prefeito Odon Jr., o diretor do Sebrae RN, João Hélio, Célio Vieira do Sebrae Currais Novos e o presidente da CDL, Gilson Bezerra.

O Sebrae-RN, em parceria com o Governo do Estado, realizará a 20ª edição da Ruraltur, maior feira de turismo rural do Brasil, que este ano acontecerá no Seridó Potiguar.

O Sebrae-RN, em parceria com o Governo do Estado, realizará na próxima segunda-feira (4), em Currais Novos, o lançamento da 20ª edição da Ruraltur, maior feira de turismo rural do Brasil, que este ano acontecerá no Seridó Potiguar. O lançamento será às 19h, no Restaurante Sabor Real e reunirá a imprensa, parceiros e empresários ligados ao setor de turismo rural sustentável.

Trazendo o tema “Turismo Rural, Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável em Territórios de Geoparques Mundiais da UNESCO”, a feira estará focando na valorização da cultura local e do patrimônio natural. Se realizará de 21 a 23 desse mês de novembro.

A feira oferecerá experiências autênticas e sustentáveis em turismo rural, destacando o Geoparque do Seridó com atividades voltadas à comercialização de produtos, aprendizado com especialistas e promoção das tradições locais e da culinária regional. O evento busca incentivar o desenvolvimento sustentável e fortalecer a competitividade dos pequenos negócios no setor.

Falando ontem, durante o lançamento da Ruraltur, o prefeito Odon Jr. salientou a importância do Sebrae, como parceiro, na realização dos grandes eventos em Currais Novos.

“Nesses quase oito anos à frente da gestão municipal, quero testemunhar aqui, a importância do Sebrae, para a concretização dos grandes eventos realizados no município”.

Odon ainda destacou a importância da parceria entre o Sebrae, do Governo do Estado e outros parceiros, para a realização da Ruraltur, evento nacional em Currais Novos.

IV FLIC de Currais Novos

Começou ontem, o Festival Literário de Currais Novos (FLIC), na sua quarta edição. O Espaço Avoante recebeu o espetáculo Chico Jararaca, da Trapiá Companhia Teatral, na primeira de dezenas de programações do evento, que segue até o próximo sábado (10).

O FLIC segue nesta segunda-feira, com oficinas durante a tarde e noite, além da Bibliosesc, que estará instalada no Instituto Vivaldo Pereira (IVP) no mesmo período. Durante a semana, escritores premiados e renomados nacionalmente farão parte da programação, que vai contar também com apresentações artísticas e uma homenagem especial ao escritor potiguar Oswaldo Lamartine.

Além disso, estão confirmadas as presenças de Luísa de Souza, curraisnovense criadora da IlustraLu e finalista do Prêmio Jabuti, e Micheliny Verunschk, escritora pernambucana vencedora do Prêmio Jabuti em 2022.

Criado em 2021 por artistas e produtores da região do Seridó do Rio Grande do Norte, o Festival Literário de Currais Novos conta com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc-RN), Prefeitura Municipal de Currais Novos e Governo do RN.

Universidade estuda o Sertão e outros mundos

O Centro de Ensino Superior do Seridó, por meio do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHC/UFRN), promove a 7a Jornada Nacional de História dos Sertões.

O evento tem como tema Os velhos/novos sertões em debate: novas epistemologias? e acontece presencialmente no Ceres, em Caicó, en- tre 11 e 14 de novembro. A programação está agregada ao 1o Colóquio Inter- nacional História dos Sertões e Outros Mundos. Ouvintes podem se inscrever até o dia 11 de novembro.

Ao total são 16 eixos, dentre eles estão 60 anos da ditadura militar no Brasil: histórias e memórias; História Indígena e Ensino de História; e Relações de Poder, Práticas Políticas e Imprensa.

Do TL

Abstenção “decidiu” a eleição em 2,7 mil municípios do país

Mais de um quinto do eleitorado se absteve do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024.

A fatia engloba mais de 30 milhões de brasileiros que estão aptos a votar, mas decidiram não comparecer às urnas.

Levantamento do Metrópoles aponta que, se não houvesse um número tão expressivo de ausências, o resultado poderia ser diferente em mais de 2,7 mil cidades.

Em Rio Branco, capital do Acre, mais de 65 mil eleitores aptos a votar não compareceram às urnas, o que representa cerca de 24% do eleitorado. Já a diferença entre o primeiro colocado, Tião Bocalom (PL-AC), e o segundo, Marcus Alexandre (MDB), foi de 39,7 mil votos.

A cidade do Rio de Janeiro é outro caso em que a diferença do número de votos entre o primeiro e o segundo lugar da disputa (913 mil votos) é menor que o total de abstenções (1,5 milhão de eleitores).

Na capital fluminense, a eleição para gestão municipal foi definida no primeiro turno e consolidou a vitória do atual prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ).

Grande parte dos municípios em que essa situação ocorreu situa-se no estado de Minas Gerais, que registra 468 cidades no mesmo contexto. Já o estado de São Paulo detém 359 municípios com casos semelhantes, e o Rio Grande do Sul, 241.

O levantamento do Metrópoles, com base em dados do TSE, considera somente as 5,4 mil cidades com decisão no primeiro turno e que já tiveram resultados oficializados pela Justiça Eleitoral.

Em muitos casos, o resultado do pleito eleitoral segue indefinido e dependerá de decisão final do Judiciário.

Eleições 2024
O professor de ciência política e administração pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Rodrigo Horochovski considera que a quantidade de eleitores que não compareceram às urnas, além ter relação com as crises políticas que geraram descrédito ao sistema democrático, é reflexo também das leves sanções para quem deixa de votar.

Sargento da Polícia Militar é assassinado durante vaquejada em Cruzeta

O sargento da Polícia Militar Reginaldo Felipe, conhecido como “Felipe Orelhinha”, foi assassinado durante uma vaquejada na madrugada deste domingo 3, na cidade de Cruzeta, no Rio Grande do Norte.

As primeiras evidências no local indicam que o policial pode ter sido vítima de uma emboscada. Apesar de estar armado, o sargento não teve tempo de se defender e foi encontrado com sua arma na cintura.

As informações sobre o ocorrido ainda são poucas, mas equipes da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) estão no local realizando os procedimentos necessários para a investigação.

Reginaldo Felipe enfrentou um julgamento no Tribunal do Júri de Cruzeta em 25 de março deste ano, onde foi absolvido de acusações de homicídio duplamente qualificado. As autoridades agora trabalham para esclarecer os detalhes do assassinato e a motivação por trás do crime