Deputado Francisco destaca homenagem à professora em visita ao IERN de Jardim de Piranhas

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Francisco (PT) destacou durante sua fala em visita à obra da unidade do IERN de Jardim de Piranhas, nesta sexta-feira (31), a homenagem a professora Maria do Carmo Ferreira, que dá nome à escola.

O parlamentar é o autor da lei que nomeia à instituição e ressaltou o legado da professora na educação jardinense.
“A professora Carminha teve uma história em defesa da educação do povo de Jardim de Piranhas e por isso é muito merecida essa homenagem”, disse o deputado Francisco em visita à obra, que já está quase concluída e deverá será entregue no fim deste mês.

A visita fez parte da agenda da governadora Fátima Bezerra ao município, a qual o deputado Francisco esteve acompanhando. Além da unidade do IERN, a agenda também contemplou a obra de recapeamento da rodovia 288, que liga Jardim de Piranhas a Caicó. A estrada é a primeira contemplada do lote 2, que abrange a região do Seridó.

Zé Lins ganha ares de candidato da direita

Aos poucos, o principal pré-candidato da oposição à prefeitura de Currais Novos, Zé Lins (PP), começa a ganhar rótulo de nome da direita, na disputa pelo posto de gestor do município currais-novense.

Na última sexta-feira, o deputado federal Eliezar Girão e o deputado estadual Coronel Azevedo, estiveram em Currais Novos, hipotecando apoio à pretensão política de Zé, com direito a foto, em almoço no restaurante da Rede Mais em Currais Novos. A ocasião também contou com pré-candidatos do PL à eleição desse ano.

VICE

Aliás, o nome mais cotado e até festejado na oposição, para vice de Zé Lins, é Luiz Carlos Lopes, genro do empresário Manoel Venâncio Júnior (Manoel Filho).

Assembleia: Disputa pela vaga no TCE tem virada de George sobre Gustavo

Com a saída do conselheiro Tarcísio Costa, a vaga pertence à Assembleia Legislativa, que indica o nome escolhido pelos parlamentares e decide por voto secreto. A disputa entre dois deputados parece já ter um desfecho.

Entre os 24 deputados, dois disputam acirradamente a vaga: George Soares (PV) e Gustavo Carvalho (PSDB). O deputado Gustavo Carvalho, hoje com 61 anos e com cinco mandatos na Casa, começou o ano com 14 votos contados e garantidos dos colegas de plenário. Recentemente, três passaram a apoiar o concorrente direto dele, George Soares (PV), que tem 45 anos e formou-se em Ciências Contábeis pela UFRN. Os deputados Nelter Queiroz (PSDB), Coronel Azevedo (PL) e Galeno Torquato (PSDB) ajudaram na virada interna.

A votação será no dia 26 de junho, de forma interna e secreta. O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), só vota em caso de empate. Cinco deputados conversaram com o AGORA RN, mas sob anonimato. Dos cinco, três hoje votam em George e dois são declarados de Gustavo Carvalho. Conforme apurado pela reportagem, o deputado do Vale do Açu teria no mínimo 12 votos, contra 8 do ex-presidente do América.

Estão declaradamente apoiando Gustavo Carvalho os deputados: Tomba Farias, Dr. Kerginaldo Jácome e José Dias, ambos do PSDB. Do Solidariedade, Cristiane Dantas e Luiz Eduardo. Do PL, a deputada Terezinha Maia. O deputado Ivanilson Oliveira, do União Brasil, teria fechado, conforme vazou Dr. Kerginaldo aos colegas ouvidos pela reportagem.

Passaram a apoiar, nos últimos dias, o nome de George Soares: Nelter Queiroz, Galeno Torquato e Coronel Azevedo, que estariam antes na conta de Gustavo. George também conta declaradamente com Kleber Rodrigues, Dr. Bernardo e Ubaldo Fernandes, ambos do PSDB. Já Francisco do PT, Divaneide Basílio e Isolda Dantas, além de Hermano Morais, estão na lista.

AGORARN

Deputado Francisco destaca homenagem à professora em visita ao IERN de Jardim de Piranhas

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Francisco (PT) destacou durante sua fala em visita à obra da unidade do IERN de Jardim de Piranhas, nesta sexta-feira (31), a homenagem a professora Maria do Carmo Ferreira, que dá nome à escola. O parlamentar é o autor da lei que nomeia à instituição e ressaltou o legado da professora na educação jardinense.
“A professora Carminha teve uma história em defesa da educação do povo de Jardim de Piranhas e por isso é muito merecida essa homenagem”, disse o deputado Francisco em visita à obra, que já está quase concluída e deverá será entregue no fim deste mês.

A visita fez parte da agenda da governadora Fátima Bezerra ao município, a qual o deputado Francisco esteve acompanhando. Além da unidade do IERN, a agenda também contemplou a obra de recapeamento da rodovia 288, que liga Jardim de Piranhas a Caicó. A estrada é a primeira contemplada do lote 2, que abrange a região do Seridó.

“Estou à disposição”,diz Silvio sobre possível troca por Jean Paul Prates

Ameaçado no cargo após a governadora Fátima Bezerra (PT) ter dito que convidou Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras, para compor o seu governo, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, diz respeitar qualquer decisão que a petista venha a tomar.

Silvio Torquato assumiu a pasta no dia 2 de abril após a saída do então secretário Jaime Calado. Ele ressalta a satisfação de assumir a pasta e o desejo de permanecer na secretaria.

“Estou muito satisfeito, mas muito satisfeito mesmo, e eu estou à disposição da governadora Fátima Bezerra, que é quem tem o poder de nomear, de indicar qualquer cargo de confiança do Governo do Rio Grande do Norte”, afirmou o secretário.

Durante o governo Fátima, o atual secretário cita projetos que se desenvolveram e deram continuidade em sua gestão, como a Lei de Incentivos Fiscais, com a criação do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi), que gerou retorno para as empresas locais. “É tanto que a Guararapes, que naquele momento se falava em sair do Rio Grande do Norte, não saiu e quase que dobrou o número de colaboradores aqui no estado. Hoje, a Guararapes já conta com 9.400 funcionários na sua unidade no Distrito Industrial”, frisou.

Ainda sobre o Proedi, Silvio Torquato falou sobre o incentivo às empresas localizadas no interior do estado, com a priorização do projeto em relação às empresas distantes da capital e também a implantação de distritos empresariais em oito municípios estaduais.

Circuito SESC de corridas arrecadará doações para as vítimas das enchentes no Sul

A etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas adere à corrente de solidariedade ao Rio Grande do Sul e contará com pontos de arrecadação de doações. Os participantes e o público em geral que for assistir o evento está sendo convidado a doar: alimentos não perecíveis, água mineral e itens de higiene pessoal para os desabrigados do Sul. As doações podem ser feitas em dois momentos: tanto na entrega dos kits dos atletas (31 de maio e 1° de junho, no Sesc Rio Branco) quanto no dia da corrida (02 de junho, no Arena das Dunas). A arrecadação dos produtos será enviada ao Rio Grande do Sul por meio do Sesc Mesa Brasil.

Nesta terça-feira, 28, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirmou que já são mais de 48 mil pessoas desabrigadas no estado. São pessoas que tiveram suas casas invadidas pelas enchentes e perderam tudo o que tinham. Outras 580 mil pessoas foram desalojadas de suas casas, e estão abrigadas com amigos e familiares.

Dada a dimensão da etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas, com todas as suas 4.500 vagas preenchidas, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, aproveita o público presente para fazer o convite à união de esforços de arrecadação em apoio às vítimas do Rio Grande do Sul.

Os produtos sendo arrecadados são: alimentos não perecíveis (exceto óleo de cozinha), água mineral e materiais de limpeza e de higiene pessoal. Por causa das restrições do transporte aéreo, não estão sendo aceitos produtos de limpeza que contenham alvejantes ou que sejam corrosivos e inflamáveis. Quem quiser fazer uma doação em dinheiro, pode fazê-lo por Pix ([email protected]) ou transferência bancária (AG: 3418-5; CC: 6461-0; SESC – Mesa Brasil – 2020 / CNPJ: 03.575.238/0001-33).

Na última Caminhada da Mãe Potiguar, que aconteceu em 05 de maio de 2024, 9.400 quilos de alimentos foram arrecadados. Destes, 7 toneladas foram direcionadas ao Rio Grande do Sul, que já sofria com os alagamentos, e 2,4 toneladas foram enviadas a Ipanguaçu/RN, no Vale do Açu.

Ministério da Saúde lança campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos

O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram nessa quarta-feira (29) campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), novos produtos, como os cigarros eletrônicos, e informações enganosas da indústria do tabaco são uma ameaça, levando a uma iniciação ao tabagismo cada vez mais precoce”, destacou a pasta em nota.

Dados apresentados pelo ministério indicam que crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida.

O mote da campanha é o Dia Mundial Sem Tabaco 2024, lembrado nesta sexta-feira (31) e que, este ano, tem como tema Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.

“Por meio de linguagem jovem, a campanha visa a promover uma mudança de comportamento, além de proteger as novas gerações dos perigos do uso do tabaco, alertando sobre as táticas da indústria para atrair crianças e adolescentes, com interesse em garantir e ampliar seu mercado consumidor.”1 hVer tradução

Campo Grande ganhará Instituto de Educação Profissional em julho

A inauguração do Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação de Campo Grande será em julho, mês em que a cidade celebra sua padroeira, Nossa Senhora Sant’Ana. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra durante uma visita de inspeção às obras da unidade, vinculada à 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc).

Esta foi a terceira agenda na área da educação cumprida pela governadora no Oeste. A primeira foi a assinatura de uma ordem de serviço no valor de R$ 4,9 milhões para a reforma do Centro de Educação Eliseu Viana, em Mossoró; a segunda, na Escola Estadual em Tempo Integral Doutor José Fernandes de Melo, em Pau dos Ferros, também em reforma.

RN é o quarto estado do Nordeste que mais gerou empregos em abril

O Rio Grande do Norte registrou um saldo positivo de 2.691 empregos com carteira assinada durante o mês de abril e ocupa a quarta posição entre os estados do Nordeste, com 20.233 admissões e 17.542 desligamentos. Os dados são da Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) que apontou, a nível nacional, 240 mil empregos criados.

O território potiguar ficou atrás do Ceará (com 5.678 vagas geradas), Maranhão (com 2.978 empregos criados) e Bahia (com 10.649 vagas geradas). O RN está a frente, dentro do recorte, do estado do Piauí (2.072 empregos), Sergipe (1.510 empregos) e Paraíba (com 739 vagas). Pernambuco (-1.103) e Alagoas (-1.607) tiveram saldos negativos e estão nas últimas posições de ranqueamento.

Zeca Pantaleão não tem poupado críticas ao prefeito de Carnaúba

Pelo visto, se depender de Zeca Pantaleão, Gilson Dantas não terá “vida fácil”.

Tido como pré-candidato a prefeito de Carnaúba dos Dantas, Zeca tem feito severas críticas à gestão municipal daquele município.

Entrevistado na última sexta-feira, no PAUTA RN, na 95 FM de Currais Novos, Zeca fez críticas pesadas à gestão de Gilson. Uma das áreas enfocadas como serviços que deixam a desejar em Carnaúba, Zeca citou o atendimento à Saúde da população.

Ele ainda, citou caso, o qual considera “perseguição política”, a quem não segue a linha do prefeito.