Tese de professor da Felcs vence prêmio nacional

Compreender a eficácia dos governos locais na gestão pública de micromunicípios no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Esse foi o objetivo da tese de doutorado de Marcos Adller, professor da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs), vencedora do Prêmio Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP).

O estudo revelou que, em micromunicípios, a eficácia da gestão pública quanto à agricultura familiar e à aquisição de alimentos para a merenda escolar é influenciada pela capacidade de organização e de mobilização da sociedade civil. Em cidades onde há uma organização comunitária e uma cultura de envolvimento civil, a implementação do PNAE tende a ser mais eficaz, o que beneficia a agricultura familiar local. Além disso, foi concluído que o contexto cultural de cada local impacta significativamente as ações de governos de municípios com até 10 mil habitantes.

De acordo com Marcos, os resultados mostram que quanto maior a cidade, menor a influência dos aspectos citados. “Ambos os achados da pesquisa se tornam ainda mais relevantes porque as dependências sistematizadas se destacam de forma especial no extrato dos micromunicípios”, explica.

A escrita da tese foi motivada pelas experiências profissionais de Adller nos campos de agricultura familiar e de políticas públicas. “Enxerguei na tese a possibilidade de fazer uma costura desses temas e, a partir daí, apresentar uma resposta para problemas do dia a dia das pessoas envolvidas com a produção de alimentos no campo”, afirma.

Para Marcos, o prêmio é um reconhecimento da originalidade, da qualidade metodológica e da relevância acadêmica e profissional da tese para a área de Administração Pública, visto que a SBAP reúne professores e pesquisadores de grandes instituições científicas no campo.4 minVer tradução

0 comentários ↓

Não existe comentários ainda...que tal deixar sua opinião ??

Deixe um comentário