Arquivo diários:23 de junho de 2023

Inscrições abertas para Circuito de Corridas do Servidor em Currais Novos

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), abriu inscrições para a terceira etapa do Circuito de Corridas do Servidor – Nota Potiguar, marcada para acontecer no dia 23 de julho de 2023 em Currais Novos.

LIMITADAS

Estão sendo disponibilizadas 200 vagas, prioritariamente para servidores públicos, mas a comunidade também pode se inscrever.

SERVIDOR E COMUNIDADE

O objetivo é incentivar o intercâmbio desportivo entre os servidores e a comunidade, bem como fomentar a prática do esporte, buscando proporcionar qualidade de vida e a melhoria da saúde física e mental dos participantes.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas no site www.ingressos84.com.br, onde também é possível consultar o regulamento do evento esportivo. O custo para participação é R$ 25,00 e doação de 01 (uma) lata de leite em pó no dia da retirada do kit de participação, composto por camisa, squeeze, número de peito com chip. Todo o leite em pó arrecadado será posteriormente doado a uma instituição de caridade do município.

PERCURSO

O percurso da etapa de Currais Novos será de 5 km para os praticantes da corrida e 3 km para quem optar pela caminhada. A concentração será na Praça Cristo Rei, localizada no Centro e o trajeto será pelas ruas no entorno. A largada será às 16h.

KIT

A retirada do kit de participação será realizada no dia da corrida (23/07), das 9h às 12h na 9ª Diretoria Regional da Educação e da Cultura (Direc), situada na Praça Tomaz Salustino, nº 50, e das 14h às 15h no local da concentração. Todos os participantes receberão medalha e os três primeiros colocados das categorias Masculino e Feminino, troféu de colocação.

A organização do evento é da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (CEQVST), e da Subsecretaria de Esportes e Lazer, da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), com apoio das Secretarias de Administração (Sead) e de Tributação (SET), através do Programa Nota Potiguar, da 9ª Direc, da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Currais Novos.

Rey Vaqueiro, Arnaldinho Netto e Giovane Soares marcam encerramento Lagoa Junina

Milhares de pessoas compareceram ao encerramento de mais um “Lagoa Junina” nesta quinta-feira (22), no município de Lagoa Nova. Rey Vaqueiro, Arnaldinho Neto e Giovane Soares se apresentaram na Praça de Eventos Geraldo Dantas, numa franca comemoração da tradição junina com muito forró, ritmo marcante dessa época do ano.

Durante a programação, o prefeito Luciano Santos, marcou presença e acompanhou os festejos ao lado de secretários e vereadores. A avaliação do evento foi positiva. “Feliz com o resultado. Conseguimos proporcionar um cenário que valorizou as tradições juninas e movimentou nossa economia. Importante essa movimentação em nosso município”, afirmou o prefeito.

Durante três dias, uma programação foi preparada para valorizar a tradição da celebração junina. O município promoveu apresentação de quadrilhas estilizadas e grupos de dança de Lagoa Nova e cidades vizinhas. Escolas foram incentivadas a trazer suas próprias quadrilhas para apresentações que tiveram a atenção de toda a população que estava no local onde o evento ocorreu.

RANKING: RN é o melhor estado do Nordeste em qualidade de vida

O Rio Grande do Norte é o melhor estado da região Nordeste e o 17º no Brasil em qualidade de vida de acordo com pesquisa realizada pelo ‘Brasil em Mapas’ com base em indicadores de expectativa de vida, educação, renda, desemprego e violência.

O estado de São Paulo ficou em primeiro lugar no ranking, seguido de Santa Catarina e Distrito Federal. Nenhum estado das regiões Norte ou Nordeste do Brasil está no top 10.

Já entre os 10 piores estados em qualidade de vida no país, estão Alagoas, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraíba. Seguido de Pernambuco, Ceará, Sergipe, Pará e Acre. Todos das regiões Norte e Nordeste.

Ceres realiza palestra sobre o primeiro fotografo negro do Seridó nordestino

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHC), do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), oferece a palestra Ezelino da Costa: um fotógrafo artista na sexta-feira, dia 23 de junho, às 9h. O evento será realizado no auditório da pós-graduação do Ceres e é aberto às comunidades interna e externa à UFRN.

“A atividade dá início a um ciclo de palestras com convidados, nacionais ou estrangeiros, que fomentem o debate e novos olhares sobre a história dos sertões”, explica o organizador do evento, o professor do Departamento de História e coordenador do Mestrado em História do Ceres, Joel Andrade.

A palestra será apresentada pela professora da Claremont McKenna College da Califórnia Juliana Fillies. O tema é a trajetória do fotógrafo-artista José Ezelino da Costa (1889-1952), que foi o primeiro fotografo negro do Seridó nordestino. Nasceu em Caicó, um ano após a abolição da escravatura no Brasil. O artista foi um grande inovador. Criou figurinos, direção, cenários e captação de imagens, utilizando seus próprios recursos e sem apelar para referências a outros artistas. Fotografava pessoas negras e seus descendentes a partir de modelos em voga adotados por fotógrafos estrangeiros.12 sVer tradução

Projeto de lei quer garantir direito de pessoas LGBTQIA+ doarem sangue no RN

Garantir segurança jurídica para doação de sangue de pessoas LGBTQIA+ no RN é o objetivo do Projeto de Lei 2115/2023 apresentado pela Deputada estadual Divaneide Basílio (PT-RN), na última semana na Assembleia Legislativo do estado.

De acordo com a matéria, fica proibido qualquer ato discriminatório que dificulte ou impeça a doação de sangue em razão da orientação sexual e/ou identidade gênero de uma pessoa. A iniciativa, segundo a autora, surgiu da ideia de conectar dois períodos significativos do calendário social brasileiro: o Mês do Orgulho LGBTQIA+, cuja data central é o dia 28, e o “junho vermelho”, período destacado para incentivar a importância da doação de sangue.

“O objetivo do nosso PL é confirmar a garantia do reconhecimento de igualdade de condições para doadores de sangue, independente da natureza de suas práticas sexuais. Afinal, as normas, requisitos e critérios para essa atividade devem ser aplicadas igualmente a todos, sem distinção discriminatória de cor, raça, orientação sexual, entre outros”, completa Divaneide.

Totoró, para regularização fundiária

A Fazenda Totoró, em Currais Novos, foi doada para fins de regularização fundiária. O ato de cessão de parte da propriedade foi feito pela Secretaria do Patrimônio da União ao Estado do Rio Grande do Norte, para beneficiar 428 famílias majoritariamente de baixa renda.

A área total é de 149.135,11 m² e está localizada no bairro Dr. José Bezerra.
O Estado tem um prazo de 24 meses para titulação dos beneficiários.

De Rosalie Arruda (TN)

O Escotismo no RN

O professor Raimundo Arrais trabalha discreto, mas com avanços, na pesquisa sobre a saga dos escoteiros andantes do Rio Grande do Norte que, há cem anos, em 1923, trilharam a pé o longo caminho de Natal a São Paulo. Arrais tem o domínio pleno de como se conta uma história.