Arquivo do Autor: vlaudey

Prefeitura de Currais Novos anuncia nova UBS padrão do Ministério da Saúde com investimento de R$ 1,35 milhão

A Unidade Básica de Saúde Maria Aparecida de Lima Viana, localizada no bairro Santa Maria Gorete, será contemplada com recursos do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social – Saúde, iniciativa voltada à ampliação e modernização da rede pública de atendimento.

O projeto prevê a construção de uma nova UBS Tipo I, com área de 302,63 m² e investimento estimado em R$ 1.350.754,59, seguindo os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A nova estrutura terá como objetivo melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, garantindo mais conforto, acessibilidade e eficiência no atendimento.

CCJ aprova projetos em áreas como educação, proteção animal, cultura e políticas públicas

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta terça-feira (17), um conjunto de projetos de lei nas áreas de educação, proteção animal, cultura e políticas públicas. Na área educacional, foram aprovadas duas matérias de iniciativa do Governo do Estado: a que prorroga, até 2027, a vigência do Plano Estadual de Educação e a que reajusta os vencimentos básicos dos cargos de professor e especialista da educação.

No campo da proteção animal, receberam parecer favorável o projeto do deputado Neilton Diógenes (PP), que proíbe o acorrentamento de cães e gatos e a manutenção em condições inadequadas; o do deputado Taveira Júnior (União Brasil), que estabelece medidas de proteção a animais em situação de desastre; e o do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), que institui a política estadual de incentivo à formação de cães-guia.

Fátima Bezerra decide permanecer no governo do RN até o fim do mandato

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou nesta terça-feira 17 que não deixará o cargo no próximo dia 4 de abril e permanecerá à frente do Executivo estadual até o fim do mandato.

Em carta pública divulgada à população, a petista justificou a decisão como um gesto de responsabilidade política diante do cenário de incerteza na sucessão estadual e afirmou: “Tenho coragem também de renunciar a uma disputa que era legítima, esperada, necessária”.

Logo no primeiro parágrafo, o tom já é de recado: ao diferenciar “mulheres e homens” de “meninos”, a governadora estabelece uma linha clara entre responsabilidade pública e interesses pessoais. Ao longo da carta, reforça a crítica a quem coloca projetos individuais acima da missão confiada pelo povo — uma referência direta ao movimento do vice.

Sem citar nomes de forma repetida, o texto constrói a narrativa de que houve uma escolha política que contrariou um acordo e atendeu a pressões externas, mencionando inclusive interesses de uma “velha elite” incomodada com o atual projeto de poder no estado.

Ao final, a mensagem é clara: Fátima fica, mas não por falta de projeto político — e sim porque esse projeto foi interrompido por uma decisão externa ao seu controle.

E faz questão de avisar: o jogo continua. Com apoio reafirmado a Cadu Xavier, e com o PT ainda na disputa pelo Senado, a governadora sinaliza que o episódio não encerra a batalha — apenas redefine o campo.

Passagem Molhada para a Marta Claudino

Sentindo a necessidade de que seja tomada essa providência, a vereadora Leilza Palmeira sugeriu à Gesta Municipal, de Currais Novos, extensivo à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, que seja construída uma passagem molhada na rua Professora Marta Claudino, na altura da entrada para a rua Monsenhor Paulo Herôncio, bairro JK, em Currais Novos/RN.

Também solicitou:

A colocação/ampliação de coletores de lixo na praça Largo Junior Toscano, localizada na Av. Jr. Toscano, bairro JK em Currais Novos/RN.

Oficina de crochê no Distrito da Cruz em Currais Novos

Moradores do Distrito da Cruz, no município de Currais Novos, estão participando durante toda esta semana de uma oficina de crochê voltada para a comunidade local. A iniciativa está sendo realizada pela APADEVI e conta com recursos de emenda parlamentar impositiva destinada pelo vereador G Charles.

A oficina tem reunido moradores interessados em aprender a técnica do crochê, atividade artesanal que além de estimular a criatividade também pode representar uma alternativa de geração de renda para as famílias da comunidade. As aulas acontecem ao longo de toda a semana e têm registrado boa participação dos moradores do distrito.

A ação faz parte do trabalho desenvolvido pela APADEVI, entidade que atua na promoção da inclusão social e no fortalecimento da cidadania, especialmente de pessoas com deficiência visual, mas que também desenvolve atividades voltadas à comunidade em geral.

De acordo com o vereador G Charles, a destinação da emenda tem como objetivo apoiar iniciativas que levem oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para as comunidades do município. “Nosso compromisso é apoiar projetos que cheguem diretamente às pessoas, promovendo inclusão, capacitação e novas oportunidades”, destacou o parlamentar.

A oficina no Distrito da Cruz reforça a importância de parcerias entre o poder público e as instituições sociais para a realização de ações que beneficiem diretamente a população, fortalecendo o desenvolvimento social e comunitário

PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS ENTREGA TRATOR PARA FORTALECER AGRICULTURA FAMILIAR

A Prefeitura de Currais Novos entregou, na manhã desta terça-feira (10), mais um trator que será destinado à Agricultura Familiar do município. O equipamento foi viabilizado pelo Governo do Estado da Professora Fátima Bezerra, por meio de solicitação da Deputada Estadual Isolda Dantas, e atenderá diretamente as comunidades do Maxinaré, Catunda, Pedra Petra e Liberdade.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do setor agropecuário, promovendo inclusão social, desenvolvimento econômico e qualidade de vida nas comunidades rurais de Currais Novos.

Rally RN 1500 terá percurso por três estados do Nordeste e novidades tecnológicas

Uma das principais competições do rally raid brasileiro já tem data definida para a próxima temporada. A 28ª edição do Rally RN 1500 será realizada entre 13 e 18 de abril de 2026, com prólogo e cinco dias de especiais que irão atravessar Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

A prova integra o Campeonato Brasileiro de Rally Raid, sob supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além de fazer parte do Campeonato Latino-Americano da modalidade (FIM-LA), consolidando-se como uma das disputas mais tradicionais do calendário sul-americano.

A largada oficial ocorrerá em Natal, que também sediará as vistorias técnicas e administrativas, além da largada promocional.

Após a saída da capital potiguar, os competidores seguirão por diferentes regiões do Nordeste, incluindo trechos do litoral e do interior. O percurso foi planejado para destacar paisagens e áreas emblemáticas, passando por locais como Maracajaú, Rio do Fogo, Touros, além de regiões do Seridó potiguar e do Cariri paraibano.

O trajeto da competição está dividido em cinco especiais:

14 de abril – Natal → Galinhos
15 de abril – Galinhos → Acari
16 de abril – Acari → Acari
17 de abril – Acari → Monteiro
18 de abril – Monteiro → Caruaru
A especial final terá chegada em Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus (PE), local conhecido por abrigar o maior teatro ao ar livre do mundo.

A programação começa antes da disputa em si. No dia 11 de abril, será realizada a abertura de boxes em Natal. Já no dia 13, acontecem o prólogo, o briefing técnico e a largada promocional.

Debandada ameaça nominata da federação União Brasil-PP

Nos últimos dias, ocorreu um processo de esvaziamento com a saída de diversos nomes que antes eram apontados como pré-candidatos. Na disputa para deputado federal, o ex-deputado Kelps Lima desistiu de ingressar na federação e mudou seus planos políticos.

O vereador Mateus Faustino também deixou de integrar a lista de pré-candidatos. Atualmente, apenas os três deputados federais da federação — João Maia, Benes Leocádio e Robinson Faria — aparecem como nomes para a disputa, sem que haja ainda definição de candidatos na chamada esteira ou mesmo da cota feminina.

Na nominata de deputado estadual, a situação é semelhante, com vários nomes migrando para outras articulações políticas. Entre os que já descartaram a federação estão Taveira Júnior, Ivan Júnior, Érico Jácome, Camila Araújo, Ivanilson Oliveira, Josivan Bibiano e Robson Carvalho.

A chapa estadual conta hoje basicamente com quatro deputados de mandato: Galeno Torquato, Kléber Rodrigues, Nélter Queiroz e Neílton Diógenes, além do nome da primeira-dama de Mossoró, Cínthia Pinheiro.

O desafio da federação é conter novas saídas e manter confiança entre os pré-candidatos restantes. Com o prazo de filiação se aproximando, novas mudanças nas nominatas ainda podem ocorrer.

De Neto Queiroz

Casa Durval Paiva promove XXI Fórum do Diagnóstico Precoce no dia 18 de março

O XXI Fórum do Diagnóstico Precoce, promovido pela Casa Durval Paiva, será realizado na próxima quarta-feira, dia 18 de março, no auditório da instituição, localizada na Rua Professor Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho – Natal, das 8h às 13h.

O evento tem como público-alvo profissionais e estudantes da área da saúde e afins, e tem o objetivo de disseminar informações sobre os sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, reforçando a importância do diagnóstico precoce.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/g17VbDRnJVu1wuVR7, também disponível na bio do Instagram da instituição (@casadurvalpaiva).

O Fórum integra o projeto “Qualificar para Salvar”, desenvolvido pela Casa Durval Paiva por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde, e que atua nos municípios pertencentes à 5ª e à 6ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP).

A iniciativa reforça que as chances de cura do câncer infantojuvenil podem chegar a 80% quando há o diagnóstico precoce.

PROGRAMAÇÃO:
A programação contará com palestras e mesas redondas conduzidas por profissionais de referência na área. Entre os palestrantes, a médica Ana Eduvirges Carneiro de Oliveira, que fará uma mesa redonda, juntamente com Dr. Amilcar Cardoso, que é chefe clínico do Hospital Boldrini/SP, sobre: os tipos mais comuns de câncer infantojuvenil.

Além dela, a enfermeira Rejane Leite de Souza Soares, fará uma palestra sobre “O Panorama do Câncer Infantojuvenil no Brasil”.

Encerrando o evento, uma mesa redonda sobre “Cuidados Paliativos”, com as médicas Ana Edwvirgens e Annick Bougrand, que vão abordar o funcionamento da regulação e fluxos necessários para assegurar o início rápido e eficiente do tratamento oncológico infantil.