Arquivo do Autor: vlaudey

Elas no comando’: Milena Galvão participa de evento sobre liderança feminina na FELCS/UFRN em Currais Novos

“Elas no Comando: Liderança Feminina e Trajetórias na Administração” foi o tema do evento realizado na noite desta quarta-feira (11), no Auditório da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN), em Currais Novos. A advogada e vice-prefeita do município, Milena Galvão, participou da programação como uma das convidadas, ao lado da presidente da CDL Currais Novos, Nathália Lissa.

Durante sua participação, Milena destacou a importância da educação e do acesso à informação como ferramentas essenciais para o crescimento pessoal e profissional, incentivando os estudantes a investirem na formação e acreditarem no próprio potencial.

A iniciativa foi promovida pelo curso de Administração com o objetivo de incentivar o diálogo e a inspiração sobre o protagonismo feminino, valorizando trajetórias profissionais de lideranças locais e ex-alunas da instituição. O evento teve organização das professoras Ana Eliza Galvão Cortez e Karla Dayanne Bezerra Cruz e reuniu estudantes, professores e representantes da sociedade.

“Quando a gente estuda e busca conhecimento, a mente se abre para novas oportunidades. É através da educação que conseguimos crescer e transformar nossas histórias. Sou uma mulher realizada naquilo que escolhi como missão de vida. Acordo e vou para o escritório, ou para qualquer atividade em defesa do nosso povo, seja como vice-prefeita ou advogada, sempre comprometida. Amo o que faço”, destacou Milena Galvão.

Cerrocoraense Francisco Aldair atua na produção de filme sobre maestro Felinto Lúcio

No sertão onde a terra guarda memórias e melodias, a música também brota do chão. É desse território de sensibilidade e raízes que nasce “A Música que Nasceu da Terra”, filme inspirado na história do maestro potiguar Felinto Lúcio Dantas.
A obra é assinada pela Trapiá Filmes, com pesquisa, roteiro e direção de Lourival Andrade e produção da MAPA Realizações Culturais. O lançamento ocorrerá às 19 horas do dia 23, na praça Caetano Dantas, em Carnaúba dos Dantas,, terra natal do maestro.

O filme foi gravado nos municípios de Carnaúba dos Dantas e Acari, e contou com uma equipe de 27 profissionais, entre elenco e técnicos, além da participação especial das bandas Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas, de Acari, e Filarmônica Onze de Dezembro, de Carnaúba dos Dantas. No elenco, estão cinco adolescentes do Projeto Trapiá Semente que, assim como a Trapiá Filmes, integra a Associação Cultural Trapiá.

Participam da produção Maria Rita e Diago Taliel, de São Vicente; José Kauã e Francisco Aldair, de Cerro Corá; e Luiz Fernando, de Jardim de Piranhas. Ao lado da equipe de gravação, os jovens assumiram personagens e vivenciaram o cotidiano de um set de filmagem. Agora, aguardam a estreia para se verem, pela primeira vez, projetados na telona.

“Fui muito bem acolhido pelo elenco e pela equipe. Participei das passagens de texto com os outros atores e comecei a entender melhor como funcionava aquele ambiente. Agradeço ao Projeto Trapiá Semente pela oportunidade e guardo essa experiência como um começo muito importante na minha trajetória”, relata Luiz Fernando, da Cia Teatral Beija-flor, de Jardim de Piranhas.

“O Seridó Potiguar é uma região de significativa expressão cultural, e faz tempo. Produzir ‘A Música que Nasceu da Terra’ ratifica o talento musical de quem floresce nesse lugar. É sempre um presente trabalhar com a Trapiá Filmes, desta vez na encantadora Acari e na terra da música, Carnaúba dos Dantas, cenários de um lindo filme!”, exalta Tatiane Fernandes, da MAPA Realizações Culturais, responsável pela produção do filme.

Curraisnovense Eva Salustiano em Cordel no Feminino: poetisas celebram histórias de mulheres potiguares

A literatura de cordel ganha voz feminina na 9ª edição da coletânea “Dez Mulheres Potiguares”, que será lançada no próximo 14 de março, às 15h, na nova sede da Associação Cultural Casa do Cordel, no centro de Natal. Idealizado pela escritora Vani Fragosa, o projeto reafirma quase duas décadas de valorização da memória feminina no Rio Grande do Norte.

Mais do que homenagear trajetórias marcantes, a coletânea destaca o protagonismo das poetisas cordelistas, responsáveis por transformar em versos as histórias de mulheres que marcaram a política, a cultura, a ciência e as lutas sociais do estado. Cada biografia ganha forma poética nas vozes de autoras como Geralda Efigênia, Marcelange Brito, Eva Salustiano, Guadalupe Segunda, Vani Fragosa, Elifrânia Ferreira, Amanda Simpatia, Débora Souza, Maria Lima e Rita Catita.

O projeto mantém a chamada “Simetria Plena” (10-10-10): dez mulheres homenageadas, dez poetisas autoras e dez xilogravuristas responsáveis pelas capas. O modelo garante que as histórias sejam narradas, ilustradas e preservadas inteiramente por mãos femininas, fortalecendo o que as organizadoras chamam de “soberania narrativa”.

Criada em 2008 e reestruturada em 2019, a coletânea consolidou-se como um importante movimento cultural de memória, reconhecimento e fortalecimento da autoria feminina no cordel. Nesta edição, a coordenação executiva reúne Janaina Wanderley, Camila Wanderley e Marcelange Brito, articulando uma rede colaborativa que já mobilizou mais de 50 profissionais.

Além do impacto cultural, a iniciativa também funciona como ação de economia solidária: toda a renda das vendas é destinada à manutenção das atividades da Casa do Cordel, um dos pontos de cultura mais tradicionais de Natal.

O lançamento contará ainda com show da cantora Nara Costa, celebrando a força das mulheres que escrevem, ilustram e mantêm viva a tradição do cordel potiguar

Resultado do último concurso da Câmara de Currais Novos é prorrogado por mais dois anos

A Câmara Municipal de Currais Novos prorrogou por mais dois anos o prazo de validade do concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro permanente da Casa Legislativa. O certame foi realizado no ano de 2024 e teria sua validade neste ano de 2026. A decisão foi formalizada por meio de ato da Mesa Diretora, assinado pelo presidente João Gustavo, pelo vice-presidente Sargento Ezequiel e demais integrantes da mesa diretora.

A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (10) no Diário Oficial da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam). Com a medida, o prazo de validade do certame passa a contar por mais dois anos, permitindo que novos candidatos aprovados possam ser convocados conforme a necessidade administrativa da instituição até março de 2028.

O concurso da Câmara de Currais Novos foi lançado em dezembro de 2023 e teve resultado homologado em março do ano seguinte. O certame ofereceu vagas para cargos de níveis médio e superior.

CCJ da Assembleia Legislativa aprova projetos nas áreas de saúde, cultura e educação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), realizou nesta terça-feira (10) a sua 2ª reunião ordinária de 2026. Durante o encontro, os parlamentares analisaram e votaram uma série de projetos de lei e resoluções que tratam de temas ligados à saúde pública, cultura, educação, reconhecimento institucional e desenvolvimento social no estado. Participaram da reunião os deputados Vivaldo Costa (PV), Galeno Torquato (PSDB), Eudiane Macedo (PV), Francisco do PT, Kleber Rodrigues (PSDB) e Coronel Azevedo (PL).
 
Entre os destaques da pauta, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria da deputada Cristiane Dantas que institui o Programa Milhas Campeãs no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte. A proposta recebeu relatoria da deputada Eudiane Macedo.
 

Moradores recebem pavimentação da Rua Chico Pacheco

A vereadora Leilza Palmeira, acompanhou o prefeito Lucas Galvão, nesta quarta-feira (10), por ocasião da entrega da pavimentação completa desta via tão importante, situada no bairro Radir Pereira.

​”Ouvir os depoimentos dos moradores, e ver a satisfação no rosto das famílias é o que nos motiva a continuar buscando melhorias para a nossa cidade”, disse a vereadora Leilza Palmeira.

Fala de Henrique Alves sinaliza retorno ao MDB

O ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves publicou um vídeo nas redes sociais indicando seu retorno ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), legenda à qual afirma ter dedicado 52 anos de trajetória política.

No material divulgado, o ex-parlamentar reúne fotografias de diferentes momentos de sua carreira pública e destaca a relação histórica com o partido ao lado de “Gari”.

Ao comentar a publicação, Henrique escreveu: “Feliz! Voltar à minha casa, 52 anos, eu e Gari! Nela cresci vendo Ulysses Guimarães e Thales Ramalho Pedroso Horta, lutei, ganhei, perdi, me levantei! Honrei meu RN e meu MDB. Voltei! Não mais definitivamente para essa política partidária e eleitoral! Missão cumprida!”.

Henrique Eduardo Alves teve uma longa atuação política ligada ao MDB. Durante a carreira, representou o Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados por vários mandatos e presidiu a Casa entre 2013 e 2015.

Tropical assume novo modelo mais enxuto

Sem a CBN e quatro emissoras no interior, todas deficitárias, que foram vendidas, o Sistema Tropical de Comunicação adota um novo modelo, com um dono só.

Tendo único dono, o ex-governador José Agripino, a Rede Tropical, adota um novo modelo, concentrando suas atividades em Natal, com uma emissora de televisão cobrindo todo o Estado e procurando manter a antiga posição em Natal, com os talentos que faziam a CBN, e dando nova identidade a Mix, que está mudando sua programação.

Do TL

Poço Tubulrar é solicitado para a zona rural

Atuando no quesito segurança hídrica, a vereadora Leilza Palmeira sugeriu à gestão municipal de Currais Novos, extensivo à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, que seja providenciada a perfuração de um poço tubular nas comunidades Sítio Totoró de Baixo e Saco dos Veados, na zona rural de Currais Novos/RN.

Ainda solicitado:

Sugeriu a instalação de um mata-burro nas comunidades Totoró de Baixo e Saco dos Veados, na estrada de acesso à Comunidade Cachoeira, zona rural de Currais Novos/RN.

Câmara de Currais Novos firma parceria com Governo do RN para implantação do Sistema Eletrônico de Informações

A Câmara Municipal de Currais Novos formalizou parceria com o Governo do Rio Grande do Norte para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que permitirá a tramitação digital de processos administrativos no âmbito do Legislativo municipal. A assinatura do termo de cooperação ocorreu durante o 38º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Rio Grande do Norte 2026, realizado na última semana, na capital potiguar.

O legislativo currais-novense foi a primeira Câmara Municipal potiguar a aderir o sistema. Com isso, a CMCN passa a integrar a iniciativa de modernização da gestão pública promovida pelo Governo do Estado, que busca ampliar a digitalização de procedimentos administrativos e reduzir a burocracia na tramitação de documentos. A ferramenta possibilita maior agilidade, transparência e controle na gestão dos processos internos da instituição. Além disso, a solução é ecológica, visto que deixa de utilizar grandes quantidades de papéis em protocolos e demais trâmites administrativos internos.

A implantação do SEI faz parte do projeto RN+Inclusivo, que tem como objetivo apoiar a transformação digital e fortalecer a gestão pública nos municípios potiguares. Além da Câmara de Currais Novos, os primeiros termos de cooperação também foram firmados com as prefeituras de Assú, Carnaubais e Currais Novos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, João Gustavo Guimarães, a adesão ao sistema representa um avanço importante na modernização administrativa da Casa Legislativa.

“A implantação do SEI é um passo significativo para tornar a gestão da Câmara ainda mais eficiente e transparente. Com a digitalização dos processos, conseguimos dar mais agilidade ao trabalho administrativo e melhorar o serviço prestado à população”, destacou.