Arquivo do Autor: vlaudey

CURSO DE VENDEDORA PARA MULHERES É LANÇADO PELO IFRN EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL

Estão abertas, em Currais Novos, as inscrições para o Programa Mulheres Mil, que ofertará 25 vagas para o curso de qualificação profissional em Vendedora. A iniciativa é promovida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Currais Novos, em parceria com a prefeitura municipal através da Secretária Especial de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH). O objetivo é ampliar o acesso à educação e fortalecer a autonomia econômica das mulheres, promovendo inclusão educacional e produtiva no município.

DA INSCRIÇÃO
Podem se inscrever mulheres cisgênero, transgênero ou travestis residentes em Currais Novos, com idade mínima de 16 anos, que possuam ensino fundamental incompleto a partir do 6º ano e estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente na sede da SEMJIDH, localizada na Avenida Coronel José Bezerra, nº 10, Centro, no período de 10 a 13 de março de 2026, das 7h às 17h.

Serra de Santana registra aquecimento econômico com eventos de turismo de aventura

A Serra de Santana vivenciou um final de semana de alta ocupação, impulsionada pela prática de esportes off-road. A intensa circulação de entusiastas de expedições, veículos 4×4 e trilhas de UTV beneficiou diretamente a rede hoteleira e o setor gastronômico local, consolidando a Associação Serrana de Turismo (Asture) como um agente articulador estratégico para o desenvolvimento da região.
Em nota, o setor produtivo destacou o papel fundamental da organização logística, creditando parte do sucesso aos colaboradores Marcelo Sabino, Ivonaldo Trajano, Kaká Scap e Celso Suricato. A parceria com as gestões municipais da região foi apontada como o pilar que permitiu a estrutura necessária para receber o grande volume de visitantes.

O presidente da Asture, João Marcelo Pereira, admitiu que houve alguns contratempos, mas antecipa que em dezembro haverá uma reunião com pilotos e visitantes para organizar melhor o evento para o próximo ano.

Agenda da Semana Santa

Com o sucesso do último final de semana, João M. Pereira informa que a expectativa da Asture e dos empreendedores locais é de continuidade do fluxo turístico para os próximos feriados, pois os organizadores das expedições – os empresários Miguel Neto, Wallace Pereira e Fábio (Seridó Autos) devem anunciar em breve o cronograma logístico para as expedições off-road planejadas para a Semana Santa.

Regiclécia Silva fica a centímetros do índice para Mundial Indoor da Polônia

A atleta cerrocoraense Regiclécia Cândido da Silva esteve muito próxima de garantir vaga no Campeonato Mundial de Atletismo Indoor após registrar um salto de 13,85 metros no último sábado (7). A marca ficou a apenas nove centímetros do índice exigido para entrar na lista de classificação da competição internacional, a ocorrer entre 20 e 22 de março, ba Polônia.

Segundo a própria atleta, o salto foi realizado sem o aproveitamento da tábua de impulsão, detalhe técnico que poderia ter ampliado a distância alcançada. O índice de corte para o Mundial estava em 13,94 metros, o que deixou Regiclécia muito perto da classificação.

Regiclécia destacou nas redes sociais, que aquela era sua última oportunidade de alcançar a marca necessária para o Mundial Indoor. “No dia 7 foi minha última chance de alcançar essa marca para o Mundial Indoor. Agora focaremos no outdoor”, afirmou.

Mesmo sem a vaga, Regiclécia ressaltou a importância dos detalhes no esporte de alto rendimento. “Um salto de 13,85m sem aproveitamento de tábua. A lista de corte está em 13,94 e fiquei a 0,09 de entrar na lista. Na nossa vida, pequenos detalhes fazem toda a diferença. Cada dia conta, cada treino conta, cada alimentação conta, cada passo conta”, escreveu ela, que foi prata no Sul-americano Indoor da Bolívia.

Com o encerramento do período de classificação para o Mundial Indoor, a atleta agora direciona a preparação para a temporada de pistas abertas, que inclui as principais competições internacionais do calendário do atletismo.

Câmara de Currais Novos firma parceria com Governo do RN para implantação do Sistema Eletrônico de Informações

A Câmara Municipal de Currais Novos formalizou parceria com o Governo do Rio Grande do Norte para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que permitirá a tramitação digital de processos administrativos no âmbito do Legislativo municipal. A assinatura do termo de cooperação ocorreu durante o 38º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Rio Grande do Norte 2026, realizado na última semana, na capital potiguar.

O legislativo currais-novense foi a primeira Câmara Municipal potiguar a aderir o sistema. Com isso, a CMCN passa a integrar a iniciativa de modernização da gestão pública promovida pelo Governo do Estado, que busca ampliar a digitalização de procedimentos administrativos e reduzir a burocracia na tramitação de documentos. A ferramenta possibilita maior agilidade, transparência e controle na gestão dos processos internos da instituição. Além disso, a solução é ecológica, visto que deixa de utilizar grandes quantidades de papéis em protocolos e demais trâmites administrativos internos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, João Gustavo Guimarães, a adesão ao sistema representa um avanço importante na modernização administrativa da Casa Legislativa.

Presidente nacional do Legislativo vem à ALRN entregar prêmio da Unale

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), através de seu presidente, Vilmar Zanchin (RS), diretores e deputados de todo o País, fará, na próxima quinta-feira (12), às 9h, a entrega do troféu de prêmio nacional para o projeto Legis Vídeos. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte é pentacampeã do Prêmio Unale e já conquistou cinco das seis edições do reconhecimento, evidenciando seu compromisso com a modernização e a excelência na gestão pública.

O projeto é vencedor na categoria Gestão e 100% desenvolvido por profissionais do Legislativo Potiguar. A cerimônia acontecerá na sede da ALRN. Na ocasião, uma coletiva de imprensa vai destacar questões do legislativo de todo o País.

17º Fórum de Turismo do RN traz estratégia e inovação em debate sobre o futuro do setor

O turismo do Rio Grande do Norte não se desenvolve por acaso; ele é fruto de estratégia e visão. É com essa premissa que o 17º Fórum de Turismo do RN se prepara para reunir profissionais e líderes do setor no dia 27 de março, das 14h às 20h, no SERHS Natal Grand Hotel & Resort, na Via Costeira de Natal. O evento promete ser um palco decisivo para entender o cenário atual, discutir as tendências emergentes e, principalmente, participar ativamente das decisões que moldarão o futuro do turismo potiguar.

Organizado pela Argus Eventos, que promove a FEMPTUR, o fórum consolidou-se como um encontro indispensável para quem busca aprimoramento e networking qualificado. A edição deste ano se destaca por uma programação robusta que abordará temas como marketing estratégico, gestão inovadora de destinos e o impacto socioeconômico do turismo, contando com a expertise de renomados especialistas nacionais.

O 17º Fórum de Turismo do RN tem a honra de anunciar a presença de grandes nomes que estão definindo o presente e o futuro do turismo no Brasil e no desenvolvimento econômico regional.

Corte de Terra em Currais Novos

A prefeitura, através da SEMAAB, intensifica o programa de corte de terra, para beneficiar o homem e a mulher do campo. As máquinas já estão nas comunidades rurais preparando a terra para o plantio e fortalecendo ainda mais a agricultura familiar. É mais apoio, mais trabalho e mais oportunidades para quem vive e produz no campo.

STF decide que a vaquejada pode continuar existindo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a vaquejada pode continuar sendo realizada no Brasil, desde que sejam respeitadas regras mínimas de proteção aos animais. A decisão foi tomada por maioria de votos na quinta-feira (5), no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5772.

A ação foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que questionava a Emenda Constitucional 96/2017 e duas leis federais que tratam da vaquejada. O argumento era de que a prática poderia violar a Constituição, que proíbe maus-tratos contra animais.

A emenda foi aprovada pelo Congresso depois que o próprio STF declarou a vaquejada inconstitucional em 2016, no julgamento da ADI 4983. Após a decisão, parlamentares aprovaram mudanças na Constituição e leis para reconhecer a vaquejada como manifestação cultural.

Uma dessas normas é a Lei 13.364/2016, que reconhece a vaquejada como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Também foi questionada a Lei 10.220/2001, que regula a atividade de peões de rodeio e inclui a vaquejada entre as modalidades esportivas.

Durante a tramitação da ação, o Congresso aprovou ainda a Lei 13.873/2019, que criou regras mínimas para proteger os animais nas competições. Entre elas estão a oferta de água, alimentação, descanso, assistência veterinária, uso de protetor de cauda nos bois e piso de areia adequado na pista.

O relator do caso, ministro Dias Toffoli, acompanhou proposta do ministro Cristiano Zanin para considerar as leis constitucionais, desde que essas regras de proteção sejam cumpridas.

Segundo Zanin, o respeito ao bem-estar animal é condição para que a prática seja considerada legal. Caso haja maus-tratos, organizadores e participantes podem sofrer sanções administrativas e penais.

Ficaram parcialmente vencidos os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e a ministra Cármen Lúcia.

Com a decisão, a vaquejada permanece permitida no país, mas condicionada ao cumprimento das normas de proteção aos animais.

Secretário de Obras presta esclarecimentos na Câmara de Lagoa Nova sobre pavimentação e uso de recursos da CFEM

O secretário municipal de Obras, Serviços e Mobilidade Urbana de Lagoa Nova, Alexandre Mizael, participou da 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal, atendendo a uma convocação dos vereadores para prestar esclarecimentos sobre obras e investimentos no município.

Durante a sessão, o secretário abordou temas como a pavimentação da Avenida Sílvio Bezerra de Melo, o calçamento da Rua José Berto e também explicou sobre a aplicação dos recursos da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral).

A CFEM é uma compensação financeira, semelhante a um royalty, paga por empresas mineradoras pela exploração de recursos minerais. Esses valores são distribuídos entre União, estados e municípios produtores ou impactados pela atividade mineral, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento regional e investimentos em melhorias para a população.

Na oportunidade, Alexandre Mizael apresentou informações e respondeu aos questionamentos dos parlamentares sobre o andamento das obras e a destinação dos recursos no município.