Arquivo do Autor: vlaudey

Álvaro confirma lançamento de pré-candidatura com presença de Flávio Bolsonaro

O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), confirmou que o lançamento da sua pré-candidatura ao Governo do Estado acontecerá no próximo dia 21, com a presença do senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Durante o evento, o ex-gestor da capital deverá anunciar também sua filiação ao PL.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6), em entrevista à TV Ponta Negra, afiliada do SBT no Rio Grande do Norte. Álvaro Dias afirmou que, além de Flávio Bolsonaro, o evento contará ainda com a participação do senador Rogério Marinho (PL), do senador Styvenson Valentim (PSDB) e do pré-candidato a senador Coronel Hélio (PL).

Ele disse que outras “figuras de relevo” que fazem parte do bloco bolsonarista também estarão no evento, entre prefeitos, deputados e outras lideranças políticas alinhadas ao campo da direita potiguar.

A presença do prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), ainda é dúvida. Apesar de filiado ao mesmo partido do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que também é pré-candidato a governador, ele declarou que não poderia ficar contra quem lhe apoiou nas eleições de 2024, numa referência a Álvaro Dias, Rogério Marinho e Styvenson Valentim.

O ex-prefeito disse que, após o lançamento da pré-candidatura, vai começar a visitar os municípios do interior para ouvir as pessoas e as lideranças para “formar um bom programa de governo”.

Álvaro Dias assumiu a pré-candidatura do grupo bolsonarista após o senador Rogério Marinho desistir de disputar o Governo do RN para coordenar a campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro.

22 personalidades são reconhecidas por atuação em defesa da cidadania no RN

A governadora Fátima Bezerra assinou nesta quinta-feira (5), no Museu da Rampa, o decreto que institui o Sistema Estadual de Direitos Humanos (SEDH) no Rio Grande do Norte. O objetivo é integrar, fortalecer e monitorar políticas públicas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos humanos e da cidadania em todo o estado.

O SEDH será composto por órgãos e entidades do poder público estadual e municipal, bem como por instâncias da sociedade civil com atribuições legais ou estatutárias relacionadas à pauta de direitos humanos. Estruturado de forma articulada, intersetorial e descentralizada, o sistema reúne instrumentos, mecanismos, instâncias colegiadas e ações coordenadas.

Comenda Mery Medeiros
Durante a cerimônia, também foram entregues 22 Comendas Mery Medeiros, honraria anual que reconhece pessoas físicas e jurídicas com atuação relevante na defesa dos direitos humanos no RN. Instituída pela Resolução COEDHUCI nº 005/2021, a comenda é concedida pela SEMJIDH, em parceria com o Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI/RN).

Reservatórios do RN atingem 39% da capacidade total e 40 mananciais recebem recarga com as chuvas

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), monitora 69 reservatórios em todo o estado, responsáveis pela segurança hídrica dos municípios potiguares. Relatório divulgado nesta sexta-feira (06) aponta que as reservas hídricas superficiais totais do RN acumulam 2.067.625.772 m³, o equivalente a 39,08% da capacidade total, que é de 5.290.123.351 m³. Na última segunda-feira, as reservas hídricas acumulavam 1.991.016.258 m³, correspondentes a 37,63% da capacidade total.

A Barragem de Oiticica, segundo maior reservatório do estado, continua registrando aumento no volume armazenado e acumula 214.178.166 m³, o que corresponde a 28,84% da sua capacidade total, de 742.632.840 m³. No relatório divulgado na última segunda-feira, o manancial acumulava 168.705.076 m³, equivalentes a 22,72% da capacidade total.

Ao todo, 40 reservatórios monitorados pelo IGARN receberam recarga com as chuvas registradas nos últimos dias no interior do estado. Entre eles, o açude Riachão, no município de Rodolfo Fernandes, teve aumento de 47,13% em seu volume, passando a acumular 2.810.520 m³, o que corresponde a 67,95% da sua capacidade total, de 4.136.000 m³. No início da semana, o manancial armazenava 861.300 m³, equivalentes a 20,82% da capacidade total.

O açude Novo Angicos, localizado no município de Angicos, acumula 3.662.813 m³, correspondentes a 86,28% da sua capacidade total, que é de 4.245.061 m³. O volume atual representa um aumento de 36,03% em relação ao levantamento anterior, quando o reservatório armazenava 2.133.065 m³, ou 50,25% da capacidade total.

A Barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi, também recebeu recarga e acumula 21.046.165 m³, equivalentes a 90,95% da sua capacidade total, que é de 23.139.587 m³. O volume atual é 33,33% superior ao registrado na última segunda-feira, quando o manancial acumulava 13.333.772 m³, correspondentes a 57,62% da capacidade total.

O número de reservatórios monitorados pelo IGARN com volumes inferiores a 10% da capacidade total diminuiu de 20 para 18 mananciais.

Álvaro Dias anuncia lançamento de pré-candidatura ao Governo do RN para o dia 21

O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), informou que realizará no próximo dia 21 o lançamento oficial de sua pré-candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte. A agenda política deve reunir lideranças estaduais e nacionais ligadas ao campo da direita.

A informação foi divulgada pela TV Ponta Negra. De acordo com o ex-prefeito, o encontro deve contar com a presença do senador Rogério Marinho. Também existe a possibilidade de participação do do senador Flávio Bolsonaro (PL).

A expectativa é de que o ato político reúna prefeitos, deputados e outras lideranças alinhadas ao grupo que pretende disputar o governo estadual nas eleições de 2026.

Segundo Álvaro Dias, o evento marcará o início de uma nova etapa de articulação política. Após o lançamento, ele pretende iniciar uma agenda de visitas a municípios do interior potiguar com o objetivo de ampliar o diálogo com lideranças locais e fortalecer o projeto eleitoral.

Nova sede do Ministério Público do RN é inaugurada em Florânia; confira

As cidades de Florânia, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz, no Seridó potiguar, ganharam nesta quinta-feira (5) uma nova sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O prédio abrigará a Promotoria de Justiça da comarca e atenderá uma população superior a 20 mil pessoas, conforme dados do IBGE de 2024.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Glaucio Pinto Garcia, de membros do MPRN e de autoridades locais. A nova sede está localizada na Rua Manoel Barton de Medeiros, 11, bairro Paz e Amor, construída em terreno doado pela Prefeitura de Florânia, substituindo o imóvel anteriormente locado pela instituição.

“Maria Vai às Cidades” chegará a Currais Novos com serviços sobre direitos das mulheres

Durante o mês dedicado às lutas e conquistas femininas, uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte percorre estradas, cidades e comunidades levando informação, acolhimento e serviços voltados às mulheres. A ação integra o programa Maria Vai às Cidades, que neste mês de março ganha reforço com a circulação do Ônibus Lilás por diferentes municípios do estado.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, e tem como objetivo fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. A proposta é aproximar os serviços públicos da população feminina, especialmente em localidades onde o acesso à informação e à rede de proteção pode ser mais limitado.

Com estrutura itinerante, o Ônibus Lilás funciona como uma unidade móvel de atendimento e orientação. Por onde passa, oferece escuta qualificada, acolhimento humanizado, orientações sobre direitos e encaminhamentos para serviços da rede de proteção. A programação também inclui rodas de conversa, oficinas educativas e atividades voltadas ao fortalecimento da autonomia feminina.

De acordo com a secretária estadual Júlia Arruda, o programa busca levar políticas públicas diretamente aos territórios e fortalecer a articulação entre Estado, municípios e sociedade civil.

“A iniciativa chega aos territórios, articula as redes e promove mais política pública para as mulheres aqui no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo central é promover uma discussão sobre a violência doméstica e familiar, orientando as mulheres, realizando rodas de conversa e falando sobre os canais de denúncia e a importância de acionar a rede de proteção”, afirmou.

Durante o mês de março, o roteiro do ônibus inclui visitas a cidades como Ceará-Mirim, Montanhas, Macaíba, Currais Novos, São José de Campestre e Baraúna.

Ação viabiliza entrega de óculos na APADEVI e fortalece ações de inclusão em Currais Novos

Na manhã desta quinta-feira, o vereador G Charles participou da entrega de óculos na sede da APADEVI – Associação das Pessoas com Deficiências Visuais, em uma ação voltada à promoção da saúde visual e inclusão social no município.

A iniciativa faz parte de um conjunto de atividades viabilizadas por meio de recursos de emenda parlamentar destinados pelo deputado federal Sargento Gonçalves, conquistados através de articulação do vereador G Charles em benefício da instituição e das pessoas atendidas pela entidade.

Além da entrega de óculos totalmente gratuitos para os participantes cadastrados no programa, a emenda também possibilitou uma série de melhorias e ações importantes para a APADEVI. Entre elas, destacam-se a reforma da fachada e do salão de eventos da instituição, ampliando e qualificando o espaço para atividades e encontros.

Outro destaque foi a realização de cursos de informática e artesanato, proporcionando oportunidades de capacitação e desenvolvimento de habilidades para os usuários da entidade, fortalecendo a inclusão social e a autonomia dos participantes.

Como parte das ações voltadas à saúde, também foi promovido um mutirão de exames de vista com optometrista, garantindo atendimento especializado e possibilitando a entrega gratuita dos óculos para quem necessitava da correção visual.

Ação fortalece inclusão em Currais Novos

Na manhã desta quinta-feira, foi realizada a entrega de óculos na sede da APADEVI – Associação das Pessoas com Deficiências Visuais, em uma ação voltada à promoção da saúde visual e inclusão social no município.

A iniciativa faz parte de um conjunto de atividades viabilizadas por meio de recursos de emenda parlamentar destinados pelo deputado federal Sargento Gonçalves, conquistados através de articulação do vereador G Charles em benefício da instituição e das pessoas atendidas pela entidade.

Além da entrega de óculos totalmente gratuitos para os participantes cadastrados no programa, a emenda também possibilitou uma série de melhorias e ações importantes para a APADEVI. Entre elas, destacam-se a reforma da fachada e do salão de eventos da instituição, ampliando e qualificando o espaço para atividades e encontros.

Outro destaque foi a realização de cursos de informática e artesanato, proporcionando oportunidades de capacitação e desenvolvimento de habilidades para os usuários da entidade, fortalecendo a inclusão social e a autonomia dos participantes.

Como parte das ações voltadas à saúde, também foi promovido um mutirão de exames de vista com optometrista, garantindo atendimento especializado e possibilitando a entrega gratuita dos óculos para quem necessitava da correção visual.

Para o vereador G Charles, a ação representa um compromisso com a inclusão e o cuidado com as pessoas.

“Nosso mandato tem buscado trabalhar para melhorar a qualidade de vida da população, especialmente daqueles que mais precisam. Essas ações na APADEVI mostram que, quando existe parceria e compromisso, conseguimos transformar recursos em benefícios concretos para a comunidade”, destacou o parlamentar.

A iniciativa reforça a importância da união entre o mandato parlamentar e as instituições sociais para promover cidadania, inclusão e melhoria na qualidade de vida da população de Currais Novos.

RN tem 20 reservatórios em estado de alerta por baixo volume de água

Apesar das recentes chuvas que ajudaram a melhorar a situação de açudes e barragens no Rio Grande do Norte, 20 dos 69 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn) ainda estão em estado de alerta, uma vez que apresentam volume hídrico inferior a 10% da capacidade total. Dentre esses mananciais estão grandes açudes como o Itans, em Caicó, com 0,05% de volume, e o Boqueirão, em Parelhas, com 9,18%. De acordo com o mais recente relatório do Igarn, divulgado na segunda-feira (2), 36 reservatórios apresentaram melhora nos índices, embora o cenário seja de preocupação.

“A situação evoluiu, mas ainda precisa melhorar. Não temos volume suficiente para atender plenamente todos os usos múltiplos de água. Alguns reservatórios tiveram recargas mais expressivas, como a Barragem de Oiticica, que vem apresentando uma entrada de água bastante positiva, até acima do que se esperava. Por outro lado, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está atualmente com cerca de 42% da sua capacidade. É um reservatório estratégico, especialmente para a irrigação, que tem um peso importante na economia do estado”, pontua Procópio Lucena, presidente do Igarn.

“Se não houver uma boa recarga nos próximos meses, existe a preocupação de chegarmos ao final do ano com volumes mais baixos do que o ideal”, acrescentou. Segundo o Igarn, as chuvas dos últimos dias adicionaram 50,6 milhões de metros cúbicos aos reservatórios do estado. O volume acumulado das reservas hídricas monitoradas saiu de 1,93 bilhão de metros cúbicos (m³), equivalentes a 36,66% da capacidade total, para 1,99 bilhão de m³, ou seja, 37,62% da capacidade, entre 23 de fevereiro e a divulgação dos dados atualizados na segunda-feira.

Os 69 reservatórios têm capacidade hídrica de 5,29 bilhões de m³. A barragem Dinamarca, em Serra Negra do Norte, atingiu 100% da própria capacidade e começou a sangrar no domingo (1º). O reservatório tem capacidade total de 2,72 milhões de m³ e, no relatório do dia 23 de fevereiro, acumulava apenas 226,08 mil m³, o equivalente a 8,30% da capacidade.

Da TN

UFRN: Projeto Seridó é apresentado no Ministério da Saúde

O projeto Seridó, voltado para o desenvolvimento de um ecossistema de longevidade saudável em área rural remota, integra pesquisa, formação, inovação e cuidado na atenção primária à saúde. A iniciativa da UFRN foi apresentada no Ministério da Saúde (MS), em Brasília, pelo professor Eduardo Caldas, do Departamento de Educação Física, que representou a Instituição.

Neste ano, o projeto iniciou uma pesquisa de cinco anos, que avaliará quase 500 pessoas idosas com 80 anos ou mais do município de Jardim do Seridó, com reavaliações anuais realizadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é compreender os aspectos sociodemográficos que contribuem para um envelhecimento de melhor qualidade. A meta é que o município obtenha, até 2030, o certificado da Organização Mundial da Saúde de Cidade e Comunidade Amiga da Pessoa Idosa.

De acordo com Eduardo Caldas, essa agenda em Brasília é resultado de uma articulação consistente entre a UFRN, a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) e a gestão do município de Jardim do Seridó. “Registro, ainda, meu reconhecimento à Superintendência do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, cuja parceria tem sido estratégica para aproximar o território das instâncias federais. Em especial, agradeço ao superintendente Jalmir Simões, cuja articulação institucional foi decisiva para viabilizar os encontros em Brasília, fortalecendo pontes, alinhando agendas e ampliando o diálogo entre universidade e gestão pública”, reforça.

Além do Ministério da Saúde, o projeto também foi divulgado na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Eduardo participou ainda de reuniões na Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS).