Fotógrafo doa acervo etnofotográfico ao Museu Histórico de Acari

Há mais de dez anos documentando e pesquisando os vaqueiros de gibão do Seridó, o fotógrafo e antropólogo Pablo Pinheiro construiu um expressivo acervo etnofotográfico contemporâneo sobre esse personagem tradicional nordestino. Uma parte significativa desse material será entregue ao Museu Histórico de Acari, no próximo dia 23 (sábado), às 9h, como parte da programação da 17ª Primavera dos Museus na cidade. A doação também acontece por ter sido nesse município que Pablo concentrou seus registros e estudos.

Será entregue ao museu um total de 48 fotografias, no tamanho A4 (21cm X 29.7cm), compondo o acervo da instituição de forma permanente. As fotografias escolhidas fazem parte do ensaio que Pablo fez para a ação “Nossos Entes”, vencedora de diversos prêmios. “Foram muitos anos, muita aprendizagem, muitos alpendres. É o mínimo que posso retribuir com tanto que vivi. Este resultado é feito a muitas mãos e precisa ser de todos, para todos”, declarou Pablo.

A doação, para além de um ato de agradecimento aos acarienses, é também um gesto efetivo para ajudar a manter viva a memória do vaqueiro e de um povo. A ação que deu início ao processo foi realizada em 2019, como uma forma de contribuir para a preservação da memória e identidade potiguares.