Bolsa-atleta contempla quatro atletas cerrocoraenses

O Ministério dos Esportes divulgou a lista de 9.716 atletas brasileiros beneficiados com a bolsa-atleta, em que quatro cerrocoraenses aparecem nesse seleto grupo. Regiclécia Cândido da Silva, do salto triplo e João Arthur, recebem bolsa internacional, por terem sido campeão e vice em torneios na América do Sul, enquanto Idalberto Lima, segundo colocado no Troféu Brasil no revezamento 4 x 100 e Rboson Jean, terceiro colocado no ranking nacional no salto com vara, foram contemplados com bolsa nacional.

Aura inaugura a extração de Ouro em Currais Novos

A extração de ouro no município de Currais Novos será oficialmente iniciada no final do mês de maio com a inauguração das instalações da mineradora Aura.

A expectativa é que a produção comercial seja atingida no terceiro trimestre do ano, com a previsão de gerar entre 33.000 e 40.000 onças de ouro no primeiro ano. O projeto Borborema, em Currais Novos, é considerado um dos mais sustentáveis da empresa em todo o mundo.

A unidade começa com a oferta de dois mil empregos diretos, gerando R$ 1.5 bilhões nos primeiros três anos.

Detalhe: é nesse projeto que existem US$ 2.2 bilhões em ouro escondidos sob o asfalto.

Mércio Gomes é Professor Titular da UFRJ

O curraisnovense Mércio Pereira Gomes, antropólogo, ex-presidente da Funai, está expedindo convite para os amigos e conterrâneos:

Amigos, como parte final do processo de minha promoção ao cargo de professor titular da UFRJ, está programada para a próxima segunda-feira, dia 28 de abril, às 14 horas, no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e Biológicas, no campus do Fundão, uma Aula Pública, para a qual sinto-me honrado em convidar a todos para assistir, seja presencialmente ou por via internet. O link da transmissão pelo YouTube é – https://youtube.com/live/LegY2_gu8G4?feature=share.
Até lá!

O título da Aula é: Globalismo versus Soberanismo. A Ordem da Centralidade contra a Ordem da Autonomia nas visões de Julian Huxley e Thomas S Eliot.

DO TL

Projeto Trapiá Semente faz o lançamento de sua edição 2025 no Teatro Alberto Maranhão

Com o objetivo de apresentar o fazer e o apreciar da linguagem teatral a crianças e adolescentes do Seridó potiguar, o projeto Trapiá Semente dá continuidade a mais um ano de ações, fazendo seu lançamento na próxima quinta-feira (30), às 14h, no Teatro Alberto Maranhão. Na ocasião, 21 grupos de teatro formados pelo projeto desde 2022 estarão presentes para o Encontro Cultivar, incluindo os cinco grupos que serão construídos nesta edição nas cidades de São Vicente, Lagoa Nova, Jardim de Piranhas, Jucurutu e Cerro Corá.

“O objetivo geral do projeto é promover a transformação na vida de jovens e crianças através de uma vivência teatral consistente. No lançamento de mais um ano dessa iniciativa, os jovens vão poder assistir ao espetáculo 1877. Essa ação que chamamos de Encontro Cultivar Trapiá é, para a maioria dos jovens, a primeira vez que assistirão a um espetáculo no Teatro Alberto Maranhão, um momento que preparamos com grande expectativa e emoção”, destaca Tatiane Fernandes, produtora cultural do projeto.

A programação conta também com apresentação do premiado espetáculo “1877”, da Cia Teatral Trapiá, que leva aos palcos as privações vividas pela população sertaneja no ano de 1877, período de uma das maiores secas já experimentadas no sertão nordestino.

Sobre o Projeto Trapiá Semente

Estruturado em quatro fases distintas – “Semear”, “Regar”, “Florescer” e “Cultivar” – o Trapiá Semente abraça seu propósito de criar grupos de teatro no Seridó potiguar por meio de oficinas que integram o curso livre de teatro, apresentação de espetáculos e oficinas profissionalizantes. Presente em mais de 20 municípios do Seridó potiguar, o projeto já promoveu apreciação teatral a mais de 15 mil pessoas e oportunizou a formação artística para mais de 300 jovens.

Regiclécia é prata no primeiro Sul-americano Adulto de sua carreira

A atleta cerrocoraense Regicléca Cândido da Silva ganhou medalha de prata no salto triplo, com a marca de 13 metros e 76 centímetros, na prova realizada nesta sexta-feira (25), no Campeonato Sulamericano Adulto de Atletismo, em Mar del Plata, Argentina.

Outra brasileira, Gabriele Souza, foi a medalhista de ouro, saltando 13 metros e 96 centímetros.

Regiclécia Cândido participa a primeira vez de uma competição desta envergadura e se diz muito satisfeita com o resultado. “Estou muito feliz com meu primeiro Campeonato Sul-americano, não tem sido fácil esses últimos meses, mas tenho me mantido firme e forte, com essa constância de saltar acima dos 13m e abaixo dos 14m”, afirmou.

Cândido declarou, no Instagram, que mais importante do que ” estar saltando 14m toda hora, é manter a constância, porque uma hora vai sair saltos maiores”.

“Mas estou muito feliz de representar o Brasil e estar na seleção”, finalizou a atleta cerrocoraense de 23 anos.

Cleyber apresenta mais conquistas para Currais Novos

O vereador Cleyber Trajano, consegue junto a senadora Zenaide Maia, mais emendas que vão beneficiar diretamente a vida da população.

Confira os investimentos:

* R$ 300.000,00 – Aquisição de uma perfuratriz

* R$ 100.000,00 – Apoio à Casa Irmã Ananília

* R$ 500.000,00 – Reforma da UPA para transformação em Hospital Municipal

* R$ 160.000,00 – Aquisição de 2 veículos modelo C3 (um para a Secretaria de Esporte e outro para a de Trânsito)

* R$ 250.000,00 – Criação do Parque da Cidade na área do Largo

* ⁠R$ 100.000,00 – Associação bulls potiguares.

Deputado Francisco do PT representa Assembleia Legislativa em encontro nacional de educação, em Brasília

O deputado estadual Francisco do PT, atual vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, representou o legislativo potiguar no 1º Encontro Nacional dos GAEPs (Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação), que acontece nesta quinta-feira (25).

O evento reúne representantes de todo o país com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os entes federativos e instituições públicas e privadas envolvidas na implementação e monitoramento das políticas educacionais. A proposta é compartilhar experiências, identificar desafios e construir caminhos para garantir a efetividade do direito à educação em todas as regiões do Brasil.

Francisco do PT tem atuado de forma constante em defesa da educação pública de qualidade e da valorização dos profissionais da área. “É uma honra representar o Legislativo do nosso estado em um espaço que promove o diálogo e o compromisso com uma educação transformadora e inclusiva”, destacou o parlamentar.

O Encontro Nacional dos GAEPs acontece em Brasília e reúne parlamentares, gestores, membros do sistema de Justiça, pesquisadores e representantes da sociedade civil ligados à educação.

Currais Novos na 11ª FEMPTUR

Com o objetivo de fomentar o turismo do município, a Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação investiu em um stand na 11ª FEMPTUR – a maior feira de turismo do RN, que acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, no Centro de Convenções, em Natal.

Além de divulgar o enorme potencial turístico do município, que conta com a sede administrativa do Geoparque Seridó, o stand de Currais Novos ainda terá espaço garantido para a nossa gastronomia e a beleza do nosso artesanato.

Nos dois dias de evento, a expectativa de público é de 15 mil visitantes.

A FEMPTUR tem acesso gratuito ao público, com visitação das 14h às 22h.

Feira das Mulheres chega à 3ª edição na EXPONOVOS com arte, sabores e música feita por mulheres de Currais Novos

Nos dias 25 e 26 de abril, das 16h às 22h, o Parque de Exposições Dr. José Bezerra de Araújo, em Currais Novos (RN), será palco de um dos espaços mais aguardados da 26ª EXPONOVOS: a Feira das Mulheres. Em sua terceira edição, a iniciativa reafirma o protagonismo das mulheres do campo e da cidade na movimentação da economia, na preservação da cultura e na construção de novas possibilidades de vida.

Com o tema “Do campo à cidade: a força das mulheres move a economia”, a Feira reunirá dezenas de expositoras com produtos diversos — bordados, alimentos típicos, cosméticos naturais, plantas e peças artesanais —, todos carregados de história, identidade e afeto. Mais do que vender, elas apresentarão ao público suas trajetórias de luta e autonomia.

Este ano, o espaço também contará com um palco cultural, que receberá apresentações de duas artistas da cidade: Elaine Santos e Cinthia Souza. As cantoras trarão ao evento o brilho da música feita por mulheres, valorizando o talento local e animando as noites da feira com arte e sensibilidade.

A Feira das Mulheres surgiu em 2023 como uma inovação dentro da EXPONOVOS e rapidamente se transformou em um movimento consolidado de valorização e fortalecimento coletivo. Em sua terceira edição, ela chega com ainda mais força, mostrando que quando mulheres têm espaço, toda a cidade cresce junto.

A programação da EXPONOVOS contará ainda com exposições de animais, torneios agropecuários, atividades culturais e shows de grandes nomes como Toca do Vale, Cavalo de Pau, Caninana e Tullio Milionário. Com entrada gratuita, a expectativa é de um público expressivo durante os dois dias de evento.

Das 16h às 22h, o coração da EXPONOVOS baterá forte no espaço da Feira das Mulheres — um lugar de produção, cultura, acolhimento e transformação.

I Circuito de Teatro e Dança Caravana Cultural será realizado em Currais Novos

O Programa Caravana Cultural, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, por meio da Coordenadoria de Cultura, Museus e Memória (CCMM), organiza o I Circuito de Teatro e Dança Caravana Cultural, que será realizado nas cidades de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio, pelo e-mail [email protected], sendo necessário anexar os documentos indicados no edital.

O evento integra as ações do Caravana Cultural e conta com o apoio da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs) e do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres).

Serão selecionados seis artistas, grupos ou companhias, sendo três da área de Teatro e três da área de Dança. Cada coletivo poderá ter até cinco integrantes, incluindo, por exemplo, funções como coordenador, produtor, técnico ou diretor. Podem participar do processo seletivo artistas e grupos vinculados ou não à UFRN, desde que seus integrantes sejam residentes e atuantes no estado do Rio Grande do Norte. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 2 de junho.

As apresentações dos grupos selecionados acontecerão no segundo semestre de 2025, nos municípios participantes, e deverão incluir também um momento de reflexão didático-pedagógica com o público, abordando o processo criativo e o conteúdo dos espetáculos selecionados. A previsão é que as ações ocorram em setembro, no município de Santa Cruz (RN), em outubro, em Currais Novos (RN), e em novembro, na cidade de Caicó (RN).

O Programa Estruturante Caravana Cultural tem como um de seus objetivos apoiar financeiramente projetos que tenham como foco o desenvolvimento de espetáculos artísticos, promovendo a troca de saberes entre artistas e grupos da UFRN e artistas, agentes culturais ou grupos externos à Universidade. A proposta é promover as artes e fomentar o diálogo estético e pedagógico com outras instituições de ensino, além do público interno e externo à UFRN.