Comissão de Saúde da ALRN debate retenção de macas no Hospital Walfredo Gurgel

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu, nesta terça-feira (29), uma reunião, no formato de oitiva de autoridades, para discutir o Projeto de Lei nº 31/2023, de autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB). A proposta visa proibir a retenção de macas das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros Militar e de outras unidades móveis de atendimento pré-hospitalar, públicas e privadas.
 
A prática de reter macas, especialmente no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel — principal unidade de urgência e emergência do Estado — tem causado prejuízos graves à população. Com os equipamentos retidos nos corredores do hospital, as ambulâncias ficam impossibilitadas de atender novas ocorrências nas ruas, deixando pacientes em situação crítica sem socorro imediato e, em muitos casos, resultando em óbitos evitáveis.
 
Presente na reunião, Luiz Roberto Leite Fonseca, coordenador geral do Samu Natal, alertou para os riscos à vida gerados pela sobrecarga do sistema. “Trabalhamos com um número limitado de ambulâncias e uma demanda crescente nas ruas. Quando uma ambulância permanece parada por horas no hospital aguardando liberação da maca, outras chamadas ficam sem resposta. Isso custa vidas”, enfatizou.
 
Em sua fala, o diretor do Hospital Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, sugeriu uma reestruturação da rede hospitalar para reduzir a superlotação. “Os leitos municipais precisam ser qualificados e melhor utilizados. Muitos têm estrutura subaproveitada, o que acaba sobrecarregando o Walfredo. Outro ponto crítico é a alta demanda por traumas de motociclistas sem capacete no interior, responsáveis por cerca de 70% dos atendimentos de urgência”, observou.
 
O deputado Dr. Kerginaldo (PL) defendeu a urgência da pauta: “Estamos falando de um problema que mata. Não se trata apenas de logística, mas de garantir o direito à vida. Discutimos propostas, agora é hora de colocar em prática”.
 
Dr. Bernardo (PSDB) destacou a necessidade de fortalecer a atenção básica e os serviços intermediários. “É fundamental investir nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais regionais. A pressão sobre o Walfredo Gurgel é consequência de um sistema que não funciona em rede”, avaliou.
 
Autor da matéria e propositor da audiência, o deputado Ubaldo Fernandes reafirmou o compromisso com soluções eficazes. “Nosso projeto é uma resposta à dor das famílias que perdem entes queridos por falta de socorro. A retenção das macas não pode ser normalizada. É preciso garantir fluxo para salvar vidas”, defendeu.
 
A deputada Terezinha Maia (PL) reforçou a importância da Assembleia Legislativa como espaço de debate de temas urgentes que afetam diretamente a população potiguar.
 
O secretário estadual de Saúde, Alexandre Mota, salientou a necessidade de articulação entre Estado e municípios. “Não existe solução isolada. Precisamos ampliar leitos, fortalecer a atenção básica e atuar em rede para construir uma nova realidade na saúde pública do RN”, disse.
 
Encerrando a audiência, a deputada Cristiane Dantas (SDD) afirmou que a Comissão de Saúde cumpre seu papel ao dar voz aos profissionais e gestores envolvidos. “É ouvindo e debatendo que conseguiremos transformar esse cenário crítico e salvar vidas”, concluiu.
 
Participaram também da reunião representantes das principais instituições envolvidas, além de Wilma Dantas, coordenadora geral do Samu RN; Renata Silva Santos, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Sesap/RN; e Cinthia de Azevedo Frizza, enfermeira da equipe técnica da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.
 

Lucas, Odon e Francisco conversam com Chefe da Casa Civil do Governo Fátima

Hoje, eles estiveram no Gabinete Cívil do Estado, com o Secretário Chefe de Gabinete, Raimundo Alves, tratando da parceria do Governo do Estado com a Festa de Santana de Currais Novos em 2025

“Tratamos também e reforçamos a questão da recuperação das estradas do Seridó, dentre elas a de Currais Novos a Lagoa Nova, uma das mais movimentadas da região e muito importante para o Turismo e para o Geoparque Seridó”, disse Odon.

O deputado Francisco citou também a importância da estrada que liga Jardim do Seridó a Ouro Branco até a divisa com a Paraíba que está muito deteriorada e a de Cerro Corá a Bodó.

O Secretário Raimundo informou que a Governadora Fátima vai anunciar em Maio desse ano, todas as estradas que serão recuperadas e essa estrada de Currais Novos a Lagoa Nova é uma prioridade e que vai analisar as outras que serão recuperadas no Seridó.
O trabalho não para e continua.

Arcebispo de Natal se afasta para agenda pessoal até 08 de maio

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, publicou decreto, com data de 29 de abril, delegando os vigários gerais, Monsenhor José Valquimar Nogueira do Nascimento e Monsenhor José Sílvio de Brito, para assumirem o governo interino da Arquidiocese, no período de 30 de abril a 08 de maio.

Nesses dias, o Arcebispo cumpre uma agenda pessoal de atividades.

Após 08 de maio, Dom João Santos reassume o comando da Arquidiocese.

Lei de Ezequiel institui o ‘Dia S’ no calendário oficial em reconhecimento ao Sesc e Senac

O Rio Grande do Norte passa a contar, oficialmente, com uma data dedicada à valorização do trabalho de duas instituições fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do estado: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A criação do ‘Dia S de valorização e reconhecimento do Sesc e Senac’, a ser celebrado anualmente no dia 16 de maio, foi sancionada nesta terça-feira (29), com a publicação da Lei nº 12.144, de 28 de abril de 2025, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

A iniciativa busca não apenas homenagear, mas ampliar o reconhecimento do papel que o Sesc e o Senac desempenham na promoção da qualidade de vida, capacitação profissional e acesso à educação, cultura, lazer e saúde.

“Valorizar o Sesc e o Senac é reconhecer o trabalho diário de instituições que impactam diretamente a vida de milhares de potiguares. Essa lei é uma forma de institucionalizar esse reconhecimento e estimular ainda mais ações voltadas ao desenvolvimento humano e social”, destaca o deputado Ezequiel Ferreira.

Tanto o Sesc quanto o Senac integram o sistema Fecomércio e são protagonistas em áreas fundamentais para o desenvolvimento do estado. O Sesc oferece atividades nas áreas de saúde, lazer, educação, cultura e assistência social, com forte presença em municípios do interior. Já o Senac é referência nacional em qualificação profissional, com cursos que atendem às demandas do comércio, turismo, saúde, tecnologia e outros setores.

A criação do ‘Dia S’ representa, portanto, uma homenagem institucional que consolida o compromisso do poder público com a valorização do trabalho social, educacional e formativo desenvolvido por essas entidades. A expectativa é que a data se transforme em um marco anual de mobilização, eventos e atividades que celebrem os resultados e reforcem a parceria entre sociedade, instituições e governo.

Allyson Bezerra é pressionado para “desfazer” compromissos com Zenaide Maia para 2026

No início desde mês, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), disse na 98 FM de Natal que tem um compromisso com a senadora Zenaide Maia (PSD). “Temos uma profunda parceria e amizade. Zenaide tem enviado muitos recursos para Mossoró. Grande parte das 20 obras que estamos executando na saúde tem recursos dela”, disse. E foi direto: “Sendo candidata ao Senado, ela terá sim a nossa posição de apoio”, disse naquela entrevista.

Acontece que, recentemente, foram iniciadas conversas para Allyson Bezerra se unir à oposição mais radical ao Governo Fátima Bezerra (PT). Os interlocutores colocam uma condição: ele terá que desfazer seus compromissos políticos com Zenaide Maia.

Hoje, a oposição ensaia várias candidaturas ao Senado. Styvenson Valentim (PSDB) é nome natural à reeleição. Ele já andou incentivando o nome do presidente da Femurn, Babá Pereira (PL), como seu 2º nome ao Senado. A ideia tem apoio do senador Rogério Marinho (PL), que reafirmou no fim de semana que deseja concorrer a governador. Ainda tem os nomes do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e do Coronel Hélio (PL). Allyson observa tudo e continua trabalhando seu nome para o Governo.

Francisco do PT relata participação em evento nacional de educação e ações no interior

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa, o deputado Francisco do PT relatou a sua participação no primeiro Encontro Nacional dos GAEPs (Gabinetes de Articulação para a Efetivação da Política da Educação), em Brasília, e detalhou ações de seu mandato em municípios do interior do Estado.

Representando a Assembleia Legislativa no evento nacional no dia 24, o parlamentar ressaltou a importância do encontro. “Nós pudemos vivenciar uma série de trocas de experiências exitosas a fim de discutir alternativas para que a educação do nosso país continue na perspectiva de buscar avanços, porque a educação é um importante instrumento de transformação das pessoas, de mudança de vida para melhor”, afirmou o deputado.

Francisco do PT explicou que os GAEPs são iniciativas com participação de instituições governamentais e não governamentais, consolidada como espaço de diálogo e cooperação para impulsionar avanços na política educacional. Ele lembrou que “teve a honra” de participar da instalação do GAEP Rio Grande do Norte quando presidia a Comissão de Educação da Casa e, por isso, recebeu o convite para o encontro nacional. O GAEP/RN conta com a participação do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Secretaria Estadual de Educação, e outras instituições. O deputado manifestou a esperança “de que o GAEP Rio Grande do Norte possa, de forma proativa, contribuir para a efetividade da educação no Estado”.

Em outra pauta, o deputado celebrou o sucesso da 26ª Exponovos em Currais Novos, onde participou da abertura oficial. Ele parabenizou o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e instituições como Emater/RN e Banco do Nordeste, a iniciativa privada e o prefeito Lucas Galvão pelo evento. Francisco do PT reconheceu o papel do ex-prefeito Odon Júnior como incentivador da feira, que hoje, segundo ele, “é muito mais que uma feira agropecuária, sendo uma feira de negócios que movimenta a economia de toda a região e do Estado”.

Francisco do PT relata participação em evento nacional de educação e ações no interior

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa, o deputado Francisco do PT relatou a sua participação no primeiro Encontro Nacional dos GAEPs (Gabinetes de Articulação para a Efetivação da Política da Educação), em Brasília, e detalhou ações de seu mandato em municípios do interior do Estado.

Representando a Assembleia Legislativa no evento nacional no dia 24, o parlamentar ressaltou a importância do encontro. “Nós pudemos vivenciar uma série de trocas de experiências exitosas a fim de discutir alternativas para que a educação do nosso país continue na perspectiva de buscar avanços, porque a educação é um importante instrumento de transformação das pessoas, de mudança de vida para melhor”, afirmou o deputado.

Francisco do PT explicou que os GAEPs são iniciativas com participação de instituições governamentais e não governamentais, consolidada como espaço de diálogo e cooperação para impulsionar avanços na política educacional. Ele lembrou que “teve a honra” de participar da instalação do GAEP Rio Grande do Norte quando presidia a Comissão de Educação da Casa e, por isso, recebeu o convite para o encontro nacional. O GAEP/RN conta com a participação do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Secretaria Estadual de Educação, e outras instituições. O deputado manifestou a esperança “de que o GAEP Rio Grande do Norte possa, de forma proativa, contribuir para a efetividade da educação no Estado”.

Em outra pauta, o deputado celebrou o sucesso da 26ª Exponovos em Currais Novos, onde participou da abertura oficial. Ele parabenizou o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e instituições como Emater/RN e Banco do Nordeste, a iniciativa privada e o prefeito Lucas Galvão pelo evento. Francisco do PT reconheceu o papel do ex-prefeito Odon Júnior como incentivador da feira, que hoje, segundo ele, “é muito mais que uma feira agropecuária, sendo uma feira de negócios que movimenta a economia de toda a região e do Estado”.

Distrito da Cruz recebe 1ª edição do “Câmara Itinerante” nesta terça-feira (29)

O Distrito da Cruz recebe nesta terça-feira (29) o “Câmara Itinerante”, projeto do legislativo municipal que leva a atividade parlamentar e uma gama de outros serviços para bairros e comunidades de Currais Novos. A programação tem início às 8h e se encerra à noite, com a realização de uma sessão ordinária itinerante no Centro Pastoral.

Proposta pela Mesa Diretora, a iniciativa vai contar com ações durante todo dia em parceria com a Prefeitura Municipal e de outras entidades. Estarão sendo realizadas emissão de identidades pelo ITEP, recebimento de currículos pelo SINE, além de atendimentos do DETRAN, CadUnico e AGN.

Também serão realizados atendimentos odontológicos e aplicadas vacinações. Na Escola Justino Dantas, um filme será apresentado em duas sessões, na execução do projeto Sol na Escola. Os gabinetes dos treze vereadores estarão abertos a partir das 15h, para que a população leve suas demandas para eles.

“Queremos aproximar ainda mais o legislativo da população. Estar no Distrito da Cruz para a abertura do projeto é simbólico e dará dimensão do que pensamos com essa ação, que continuará nos próximos meses”, afirma o presidente da Câmara Municipal, João Gustavo Guimarães.

Brasileiro importante no Conclave

Há um brasileiro, nunca citado, que exerce o cargo mais relevante junto ao Colégio de Cardeais. Mais do que os nossos cardeais: o arcebispo Ilson Montanaro, de Sertãozinho, interior de SP. Ele é o vice-camerlengo, o segundo mais alto cargo na Câmara Apostólica do Vaticano.

Discreto e da mais absoluta confiança pessoal do Papa Francisco, por isso foi nomeado para o cargo de vice-camerlengo. Terá papel decisivo nos ritos de transição nos dias do Conclave Como vice-camerlengo, ele é o terceiro depois do Papa e do Camerlengo, na gestão do Vaticano.

Encontro na UFRN discute direitos dos povos indígenas do Seridó e do RN

Na última quarta-feira, 23 de abril, o auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) em Caicó, foi palco da III Roda de Conversa Seridó é Território Indígena: Direitos Territoriais e R-Existências. A atividade integrou a programação do Abril Indígena, mês dedicado nacionalmente à valorização das lutas e culturas dos povos originários.

O evento reuniu cerca de 350 pessoas, entre docentes e estudantes do ensino superior do Ceres e da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), assim como alunos da educação básica e demais pessoas interessadas na temática. O objetivo foi discutir os direitos indígenas, a existência e a resistência desses povos na região do Seridó e do Rio Grande do Norte.

Entre os participantes, estiveram presentes Carlos Potiguara e Rafael Potiguara, da comunidade indígena Mendonça do Amarelão (João Câmara); Marinalva Sabino, da comunidade indígena Currais Novos (Jardim do Seridó); Juá Tapuia Keikwó (Acari); e indígenas Warao (Mossoró). O juiz federal Caio Diniz Fonseca também marcou presença, compondo a roda de conversa mediada pela professora Ana Mônica Medeiros Ferreira, do Departamento de Direito Ceres.

Durante o encontro, foi lançado o filme Corraveara – Seridó Terra Indígena, produzido por Julhin de Tia Lica. Segundo Ana Mônica, a obra contribui para preservar a história e cultura do Seridó, promover a identidade e o orgulho e desconstruir estereótipos. Além disso, ela destaca também o papel do cinema como ferramenta para a transmissão de saberes ancestrais e a discussão de questões importantes para as comunidades dos povos originários, como a luta pela terra e a garantia de direitos fundamentais.

De acordo com a professora, um dos principais resultados da ação foi a interação entre escolas da região do Seridó, a Universidade e a sociedade civil em torno da valorização da cultura indígena. “A realização do evento é uma forma de reconhecer a importância da diversidade cultural brasileira, fortalecer a identidade nacional a partir da valorização dos povos indígenas do Seridó e construir uma sociedade mais justa”, afirma.