Assembleia Legislativa aprova criação do Sistema Estadual de Cultura

Na sessão plenária desta terça-feira (1º), os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram a criação do Sistema Estadual de Cultura (SEC/RN). A proposta, de iniciativa do Governo do Estado, estabelece diretrizes para a valorização e fortalecimento das políticas culturais no RN. Além desse, também foram aprovados projetos que garantem direitos a candidatas gestantes em concursos públicos e combatem o capacitismo. Agora, os textos seguem para sanção do governo.

O projeto de lei complementar que institui o SEC/RN foi amplamente debatido e tem como base princípios da Constituição Federal, alinhando-se ao Plano Nacional de Cultura e às diretrizes do Sistema Nacional de Cultura. O objetivo é fortalecer as políticas culturais como um direito fundamental dos potiguares. Após a votação, o líder do governo na Casa, Francisco do PT, agradeceu o apoio dos parlamentares.

“Quero agradecer a colaboração dos deputados por aprovarem este importante projeto de lei. Quero agradecer a todos que colaboraram com a cultura do nosso estado e fica aqui a nossa gratidão e reconhecimento”, afirmou.

Outra matéria aprovada foi o projeto da deputada Cristiane Dantas (SDD), que regula a realização de testes de aptidão física por candidatas gestantes ou em período puerperal em concursos públicos para cargos da administração direta e indireta do estado. A proposta visa garantir que essas mulheres não sejam prejudicadas no acesso ao serviço público devido à gravidez ou ao pós-parto.

Também de autoria de Cristiane Dantas, foi aprovada a criação da Semana Estadual de Conscientização e Combate ao Capacitismo. A iniciativa busca promover ações educativas para combater a discriminação contra pessoas com deficiência e incentivar a inclusão em todos os setores da sociedade. Com a aprovação em plenário, os projetos seguem agora para a sanção da governadora Fátima Bezerra (PT).

Projeto desenvolve Modelo de Negócios para Geoparque Seridó

Também conhecido como Canvas, o Modelo de Negócios é um instrumento utilizado para facilitar o entendimento completo de um negócio. Com isso em mente, o Projeto de Extensão Modelo de Negócios para o Geoparque Seridó, do Departamento de Turismo, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), realizou visitas ao local e produziu dois modelos de negócios para o Geoparque.

Um Modelo de Negócios tem como objetivo descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, sendo seus elementos centrais: segmento de clientes; proposta de valor; canais de distribuição; relacionamento com clientes; fontes de receita; recursos principais; atividades-chave; e principais parcerias e custos. Para este projeto, foram elaborados Modelos de Negócios para o Geoparque Seridó e para uma das minas que o integram, a Brejuí.

Durante o processo de produção, foi utilizada a metodologia Business Model Generation (BMG), na qual o modelo é dividido em nove etapas, permitindo a visualização sistemática das principais funções de um negócio, o que ajuda a economizar tempo ao focar nesses aspectos. Com este modelo, o Geoparque Seridó poderá utilizá-lo para conseguir recursos para investimentos, visto que o modelo permite a visualização da viabilidade de arrecadação.

De acordo com Gabriel Martins de Araújo Filho, coordenador do projeto, os resultados já contribuíram para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma aluna do curso de Administração, Regina Ferreira de Araújo. “Ter o Geoparque como uma estrutura de governo, que é financiada pelos municípios que estão ali dentro do Geoparque, tem um custo mensal. Então, o estudo dela foi identificar se valia a pena esse dinheiro sair da prefeitura para manter a sede do Geoparque e que tipos de benefícios ele poderia gerar para os próprios municípios”, explica.

O Modelo de Negócios desenvolvido pelo projeto poderá servir de base para a tomada de decisões pela administração do Geoparque, enquanto o TCC de Regina Ferreira já está disponível para o público no Repositório da UFRN.

BNDES aprova quase R$ 700 Milhões para a construção de novos parques eólicos; Currais Novos será contemplada

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 690 milhões em financiamento para a construção de dois novos parques eólicos no Rio Grande do Norte, parte do Complexo Serra do Tigre da Casa dos Ventos.

Os recursos — 500 milhões de reais do Fundo Clima e 190 milhões de reais do BNDES Finem — irão para projetos com capacidade total de 121,5 MW, que devem começar a operar comercialmente em 2026 nos municípios de Campo Redondo, Currais Novos, Lajes Pintadas e São Tomé.

O complexo terá ao todo 12 parques e capacidade total de 756 MW — o equivalente ao consumo de cerca de 900 mil residências.

Segundo o BNDES, a operação evitará a emissão de 188,4 mil toneladas de CO2 por ano — o equivalente à poluição anual de cerca de 40 mil carros.

Durante a fase de construção, o BNDES calcula que iniciativa deve gerar 3,5 mil empregos diretos e indiretos na região, conhecida por seus ventos constantes e favoráveis à geração eólica.

Padre Ibiapina, que atuou no Seridó, é reconhecido como Venerável pelo Vaticano

O Vaticano divulgou dia 31 passado, que foram reconhecidas as virtudes heróicas do padre José Antônio Maria Ibiapina, nascido no Ceará mas que andou pelo sertão nordestino no final do século XIX pregando e construindo casas de caridade para atender pessoas pobres do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O padre Ibiapina se torna venerável, um passo para a canonização e depois beatificação.

Segundo um trabalho publicado por Gilson Lopes da Silva, mestre e doutor em Educação na UFRN, o Padre Ibiapina chegou no Rio Grande do Norte em 1860. Além da Casa de Caridade de Santa Luzia de Mossoró, erigiu mais duas instituições em Açu e Acari. Da Casa de Caridade de Santa Fé, em Solânea (PB) o missionário acompanhava as outras instituições comunicando-se por cartas com as superioras das demais Casas. Durante seu itinerário de peregrinação foram construídas vinte e duas instituições de acolhida e formação feminina nas províncias do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

10ª edição do MPRN Perto de Você oferta atendimento ao público para Santa Cruz e região a partir desta quarta-feira (2)

A população da cidade de Santa Cruz e municípios da região poderá contar com uma ação especial de atendimento ao público realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) durante a X edição do projeto MPRN Perto de Você. Os pontos de atendimento montados especialmente para a ocasião estarão funcionando entre os dias 2 e 4 de abril.

Em Santa cruz, uma central de atendimento foi montada em praça pública para que a população possa levar denúncias, dúvidas ou abrir procedimentos de áreas com atuação do MPRN, como saúde, educação, cidadania, direitos de grupos vulneráveis, defesa da criança e do adolescente e da mulher vítima de violência doméstica e familiar.

Além do atendimento na cidade sede, a ação ofertará ainda atendimento presencial nas cidades termos da comarca – Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lajes Pintadas e São Bento do Trairi. Em todas elas, os atendimentos irão acontecer das 8h às 12h, nas câmaras municipais.

O MPRN Perto de Você busca facilitar o acesso da população aos serviços do Ministério Público promovendo ainda mais direitos e cidadania. A iniciativa já passou por diversas cidades do Estado como Macaíba, Santo Antônio, Assu e Mossoró, além de Parnamirim, Natal e Pau dos Ferros.

SERVIÇO

MPRN Perto de Você – Santa Cruz
Atendimento ao público: 2 a 3/4, 8h às 15h, 4/4 das 8h às 12h, no Largo da Igreja Matriz Santa Rita de Cássia

Atendimento MPRN Perto de Você – Campo Redondo
DATA: 2/4, 8h às 12h
LOCAL: Câmara Municipal – Av. Sen. João Câmara, 132, Campo Redondo/RN

Atendimento MPRN Perto de Você – Japi
DATA: 2/4, 8h às 12h
LOCAL: Câmara Municipal – R. Joao B Confessor, 12, Japi/RN

Atendimento MPRN Perto de Você – Jaçanã
DATA: 3/4, 8h às 12h
LOCAL: Câmara Municipal – R. Manoel Fortunato de Medeiros, 112, Jaçanã/RN

Atendimento MPRN Perto de Você – Lajes Pintadas
DATA: 3/4, 8h às 12h
LOCAL: Câmara Municipal – R. Jose Ferreira Sobrinho, 154, Lajes Pintadas/RN

Atendimento MPRN Perto de Você – São Bento do Trairi
DATA: 4/4, 8h às 12h
LOCAL: Câmara Municipal – R. Antônio Salustino dos Santos, 35, São Bento do Trairí/RN

Atendimento MPRN Perto de Você – Coronel Ezequiel
DATA: 4/4, 8h às 12h
LOCAL: Câmara Municipal- R. Sen. Georgino Avelino, 100, Cel. Ezequiel/ RN

Primeira Feira Nacional do Boné será realizada no RN

A governadora Fátima Bezerra, acompanhada de autoridades do Rio Grande do Norte, se reuniu em Brasília nesta terça-feira (1º) com o presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Nery, para fortalecer a realização da Primeira Boné Brasil – Feira Nacional do Boné. O evento ocorrerá em Serra Negra do Norte, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, com o objetivo de ampliar a visibilidade da indústria local e consolidar o estado como um dos maiores polos produtores de bonés do Brasil.

O Rio Grande do Norte é responsável pelo segundo maior polo de fabricação de bonés no país, superado apenas pela região de Apucarana, no Paraná. O Seridó potiguar se destaca na produção de bonés e chapéus, com a presença significativa de mais de 100 indústrias localizadas nos municípios de Caicó, São José do Seridó e Serra Negra do Norte. Essas indústrias geram cerca de 1.500 empregos diretos e contribuem para a economia local.

Fátima Bezerra ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para o fortalecimento do setor. “É uma parceria muito importante para fomentar o desenvolvimento do RN. O Sebrae, através do presidente Décio Nery, mais uma vez chega junto ao governo do RN, assim como fez com a Fiart. Só temos a agradecer a sensibilidade do Sebrae para que possamos concretizar este evento”, afirmou a governadora.

Câmara de Currais Novos aprova ampliação de bolsas para profissionais de saúde

A Câmara Municipal de Currais Novos aprovou, nesta terça-feira (1º), o Projeto de Lei nº 09/2025, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 3.719/2022 e amplia a concessão de bolsas para médicos residentes e profissionais de saúde que atuam na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O projeto segue agora para sanção do prefeito Lucas Galvão da Cruz.

A proposta foi enviada pelo próprio executivo e estende o benefício (bolsa) para profissionais de especialidades não médicas de nível superior que atuam na rede municipal. Segundo a justificativa do projeto, essa alteração busca fortalecer a oferta de serviços especializados, garantindo um atendimento mais abrangente à população.

O texto também prevê que o valor das bolsas para médicos não residentes e outros profissionais será determinado conforme editais publicados por instituições públicas de ensino superior conveniadas ao município. Essa medida visa dar mais flexibilidade na fixação dos valores, alinhando-se às políticas públicas de saúde.

Outro ponto relevante da nova legislação é a ampliação do período de concessão das bolsas, que passa de dois para quatro anos. Com isso, a gestão municipal espera assegurar a permanência dos profissionais por um tempo maior, garantindo a continuidade dos serviços de saúde.

A proposta ainda inclui mudanças na Bolsa de Preceptoria de Campo em Residência, permitindo que profissionais além dos médicos também sejam beneficiados. O objetivo é valorizar aqueles que atuam na supervisão de residentes e demais profissionais de saúde, fortalecendo a formação na rede municipal.

O projeto foi aprovado sem impacto financeiro para o município, já que os pagamentos das bolsas serão realizados dentro dos limites de convênios firmados com instituições de ensino superior.

Maria de Fátima Silva: a heroína de Campo Redondo que salvou milhares de vidas em Santa Cruz no 1° de abril

Na madrugada de 1º de abril de 1981, uma tragédia anunciada estava prestes a transformar a paisagem e a vida dos moradores de Campo Redondo e Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. O Açude Mãe D’Água, que já dava sinais de fragilidade devido às fortes chuvas dos últimos dias, não suportou a pressão e rompeu, liberando milhões de metros cúbicos de água. O desastre poderia ter tirado milhares de vidas, mas a coragem e determinação de uma telefonista impediram que o pior acontecesse.

As chuvas torrenciais que atingiam a região há dias já preocupavam os moradores, mas ninguém esperava que o açude, considerado um reservatório de grande porte, fosse colapsar. Quando a barragem se rompeu, um verdadeiro tsunami de água e lama desceu pelo vale, arrastando tudo o que encontrava pelo caminho. Casas foram destruídas, plantações dizimadas e animais levados pela força das águas. O impacto foi devastador: cerca de 1 mil pessoas ficaram desabrigadas e grande parte do estado ficou sem energia elétrica por dias devido aos danos causados pela enxurrada.

A telefonista salvou milhares de vidas

Maria de Fátima Silva, telefonista da central de Campo Redondo, estava de plantão quando recebeu a notícia do rompimento do açude. Compreendendo a gravidade da situação, ela sabia que cada segundo era crucial para salvar vidas. Sem hesitar, tentou entrar em contato com as autoridades em Santa Cruz para alertá-las sobre o perigo iminente.

Entretanto, seu aviso foi inicialmente ignorado. O fato de ser 1º de abril, conhecido como o “Dia da Mentira”, fez com que muitos desconsiderassem sua ligação, acreditando que era uma brincadeira. Mas Maria de Fátima não desistiu. Determinada a evitar uma tragédia ainda maior, insistiu em seus chamados e conseguiu falar com o monsenhor Raimundo, sacerdote respeitado no município.

O religioso não hesitou em agir. Utilizando um carro de som, percorreu as ruas de Santa Cruz alertando a população para que evacuasse imediatamente.

Do BZ Notícias

Câmara: Projeto de João Gustavo estabelece transporte gratuito para estudantes durante provas do ENEM

A Câmara Municipal de Currais Novos aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (1º), o Projeto de Lei nº 09/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador João Gustavo Guimarães (PCdoB). A proposta autoriza o fornecimento de transporte público gratuito para estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias de aplicação das provas.

O projeto prevê que o município poderá utilizar os ônibus escolares da frota municipal e os transportes contratados pela Secretaria Municipal de Educação, especialmente aqueles destinados aos estudantes da zona rural.

“O acesso à educação é um direito fundamental, e a falta de transporte tem sido uma barreira para muitos jovens de baixa renda. Com essa iniciativa, asseguramos que nenhum estudante de Currais Novos deixe de fazer o Enem por falta de condições para chegar ao local da prova”, destacou o vereador João Gustavo.

Para ter direito ao transporte gratuito, os estudantes deverão apresentar o comprovante de inscrição no exame. A medida busca promover a equidade no acesso ao ensino superior, auxiliando aqueles que enfrentam dificuldades de locomoção dentro do município.

Com a aprovação unânime na Câmara, o projeto segue agora para sanção do Executivo Municipal. A expectativa é que a lei seja implementada já na próxima edição do Enem, beneficiando centenas de estudantes de Currais Novos.