Primavera dos Museus terá atividade em Acari

A 18ª edição da Primavera dos Museus começou nesta segunda-feira (23) e vai até o dia 29 de setembro.

O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), mobiliza mais de 900 instituições em todo o Brasil, incluindo sete museus do Rio Grande do Norte, que juntos oferecerão 55 atividades. O tema deste ano é “Museus, acessibilidade e inclusão”, com o objetivo de promover a democratização do acesso e ampliar a interação com diferentes públicos.

No Rio Grande do Norte, as atividades se concentrarão em Natal, Pau dos Ferros e Acari. A capital contará com eventos em cinco museus: Museu Câmara Cascudo, Pinacoteca Potiguar, Museu de Ciências Morfológicas Professor Hiran Diogo Fernandes (UFRN), Museu de Minérios do RN e Museu Cultural Francisca Dantas de Morais. Já no interior, o Museu Histórico de Acari, em Acari, e o Museu de Cultura Sertaneja, em Pau dos Ferros, também participarão da programação.

Presidente Marcelo Queiroz é homenageado na ALRN em sessão alusiva ao Dia Internacional do Turismo

Em comemoração ao Dia Internacional do Turismo – comemorado no dia 27 de setembro, o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, foi homenageado, nesta segunda-feira (23), em sessão solene na Assembleia Legislativa.

O presidente da Fecomércio agradeceu a iniciativa do deputado estadual, Luiz Eduardo, propositor da homenagem e ressaltou a importância da atividade turística para o desenvolvimento econômico do estado.

“O Rio Grande do Norte é um verdadeiro paraíso turístico, reconhecido por suas belezas naturais e hospitalidade. Nosso estado é um dos destinos mais procurados do Brasil, e isso se deve não apenas às nossas paisagens, mas também à nossa culinária e cultura. O turismo é um pilar fundamental da nossa economia, gerando empregos e movimentando recursos significativos”, disse Queiroz, que falou em nome dos homenageados.

O propositor da solenidade, o deputado Luiz Eduardo, também fez a entrega de títulos de cidadão norte-rio-grandense, conjuntamente com a deputada Cristiane Dantas.

“Esse é o momento de reconhecer o trade turístico e cidadãos que contribuem para o turismo do RN e investem na atividade, gerando emprego e renda”, disse o parlamentar.

O deputado também destacou o trabalho desenvolvido pelo presidente Marcelo Queiroz à frente da Fecomércio, entidade que representa o setor do turismo no RN.

“O presidente Marcelo é uma pessoa que tem contribuído muito para o turismo, sendo um parceiro de primeira hora com toda a cadeia produtiva, que está no dia a dia da atividade. Além disso, ele é um empreendedor que acredita no potencial do turismo potiguar”, afirmou.3 hVer tradução

Corpo da ex-vereadora Gilcélia (Celinha) é velado na câmara municipal

Faleceu nesse domingo (22), em Currais Novos, a ex-vereadora Gilcélia Dantas (Celinha). Deixa esposo, o ex-vereador Marinaldo Francisco e o filho, Gabriel.

Desde o dia 10 passado, ela estava internada na UTI do hospital regional “Mariano Coelho”, acometida de problemas pulmonares.

Há cerca de um ano, Celinha passou por colocação de válvula no coração. A medicação que ela tomava, teria terminado por causar problemas nos pulmões.

O sepultamento de Celinha será logo mais às 16h, em Currais Novos, no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, no bairro Paizinho Maria.

Cena Nordeste RN no Museu da Rampa

A programação do Cena Nordeste RN está lindíssima e repleta de atrações para todos os gostos. O evento começou ontem, sábado (21), a partir das segue até esse domingo.

O Cena Nordeste é um evento itinerante que chega ao nosso estado neste fim de semana, dias 21 e 22 de setembro, trazendo o melhor da cultura nordestina e atrações para toda a família.

Cantoras potiguares são destaque na programação do Rock in Rio 2024

A cantora potiguar Juliana Linhares está voando alto! A artista se apresentou, na última sexta-feira (20), no palco Global Village do Rock in Rio 2024, com o seu novo e já consagrado show “Nordeste Ficção”.

Juliana colocou o público presente para balançar ao som do seu sucesso “Balanceiro” – que fez parte da trilha sonora da novela Renascer – e com a releitura de clássicos nordestinos, como “O Rabo do Jumento”, de Elino Julião, em que contou com a presença mais do que especial da também cantora potiguar Khrystal!

Que o talento potiguar possa continuar brilhando nos palcos de destaque dos grandes festivais, no Brasil e no mundo!

RN vive a Festa dos seus padroeiros, os Santos Mártires

A Arquidiocese de Natal celebrará a festa dos Santos Mártires, Padroeiros do Rio Grande do Norte. no período de 22 de setembro a 3 de outubro, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante. No próximo domingo, dia 22, marcando a abertura da programação, acontecerá a 21ª Moto romaria, partindo do Santuário dos Santos Mártires, às 9 horas, com destino a Uruaçu. Também, no domingo, haverá celebração de missa às 5h e às 10h30.

Nos demais dias, a programação será a seguinte: 5h, celebração de missa; às 12h, recitação do terço de São Mateus Moreira; das 15h às 17h, acampamento cultural e, às 19h30, missa.

Nesse período, as missas poderão ser acompanhadas, ao vivo, pelo canal da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim, e da Livre TV, no Youtube.

Programação de encerramento

No dia 3 de outubro, feriado no estado do Rio Grande do Norte, a programação da festa será intensa, iniciando às 4h, com uma caminhada de Macaíba para o Santuário dos Mártires, em Uruaçu. Às 5 horas da manhã, haverá celebração eucarística, presidida pelo Padre Alexsandro de Lima Freitas, da Comunidade Canção Nova. Também, pela manhã, serão celebradas mais três missas: às 7h, às 9h e às 10 horas. Ao meio-dia, o arcebispo emérito, Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá missa. Às 15h, haverá a recitação do Terço da Misericórdia. Às 16 horas, será celebrada a missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso. A recitação do Terço da Misericórdia e a missa de encerramento serão transmitidas pela TV Canção Nova. Após a missa, acontecerá o show com o Padre Fábio de Melo.

Mártires foram canonizados em 2017

Os Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, e canonizados pelo Papa Francisco, em 15 de outubro de 2017, na Praça de São Pedro, no Vaticano. No calendário litúrgico da Igreja Católica, a festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu é celebrada em 3 de outubro.

Governo cria uma Comissão para Copa Feminina no RN

O Governo criou uma Comissão para externar o apoio do RN a realização da realização de jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino no RN: Jódia Ferreira dos Santos (presidente).

Membros: Shirley de Menezes Bezerra Cavalcanti, Danielle Araújo Mafra, Joham Alves Xavier, Ohana Costa Fernandes , e Heverton Santos Freitas.

Aniversário: Samanda recebe homenagens de amigos, apoiadores, parlamentares e da governadora Fátima

Idade nova para Samanda que completou aniversário ontem, 20 de setembro. Ao longo do dia, a candidata a vereadora de Natal recebeu dezenas de homenagens nas redes e nas ruas dos seus amigos, eleitores, da militância, de parlamentares e da governadora Fátima Bezerra.

Esse último, sem desmerecer os demais, tem um simbolismo mais que especial. Afinal, Samanda atuou junto com Fátima por quase 20 anos, aprendendo e contribuindo com os seus mandatos de deputada federal, senadora e governadora.

“Não existem palavras a altura para agradecer o carinho de todas e todos. Apesar da intensidade que tem sido essa campanha, o dia de hoje me fez parar um pouquinho para refletir a trajetória desta menina que saiu de casa tão cedo em busca de um futuro melhor, e que hoje se sente desafiada a contribuir para mudar a realidade do povo de Natal”, ressaltou Samanda.

Embora seja um dia especial, Samanda não parou a campanha, cuja programação rendeu até a noite, onde comemorou ao lado dos amigos em um momento cultural, na Ribeira, regrado a sorrisos largos, abraços afetuosos, e o bom samba brasileiro. “Sigamos que amanhã a campanha começa logo cedo”, finalizou.

Livro “Retratos do RN” do fotógrafo Canindé Soares terá lançamento em dezembro

Capa dura com 138 páginas e mais de 300 fotos, com textos sobre cada conteúdo, já que as imagens serão distribuídas em capítulo e fotos com legendas, o livro “Retratos do RN”, do fotógrafo Canindé Soares, é uma obra que capta de forma singular a essência do Rio Grande do Norte.

Desde a capital Natal, Cidade do Sol, até as cidades mais simples e pacatas, o livro oferece uma visão abrangente e sensível das belezas naturais e culturais do estado, do Geoparque Seridó, das festas religiosas, do sertanejo, do período chuvoso com as sangrias dos açudes, da seca, da fauna e da flora, do litoral e muito mais.

O “Retratos do RN” terá lançamento no início de dezembro e já está aberto para compra antecipada. Garante seu brinde de fim de ano.

Eleições: candidatos não poderão ser presos a partir de sábado (21/9)

A partir deste sábado, candidatos que estão disputando as Eleições Municipais de 2024 não poderão ser mais presos, salvo em caso de flagrante delito.

O prazo está previsto no artigo 236 do Código Eleitoral.

O texto traz também que mesários e fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, não poderão ser detidos, salvo em caso de flagrante direto.

Para os eleitores, a medida passa a valer em 1 de outubro, cinco dias antes das eleições, até 48 horas depois do encerramento do pleito.

A não ser que haja um delito flagrante ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto o eleitor não será detido.

O TSE esclarece que, ocorrendo qualquer prisão, o detido será imediatamente conduzido à presença do juiz competente que, se verificar a ilegalidade da detenção, a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator.