Mais Médicos abre 3.184 vagas e adota regime de cotas; RN tem 73

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (1º) um novo edital do Mais Médicos. Ao todo, foram disponibilizadas 3.184 vagas em mais de 1.500 cidades brasileiras. De maneira inédita, o governo federal está disponibilizando vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico- raciais, como negros, quilombolas e indígenas. Com o incremento de profissionais na rede pública de saúde, mais de 10,6 milhões de brasileiros serão beneficiados.

Ao todo, há vagas para 43 cidades do Rio Grande do Norte têm disponibilidade para 73 profissionais. Desse total, são seis vagas para pessoas com deficiência e 33 vagas para cotas étnico-racial.

As inscrições começaram às 7h de terça-feira (2) e vão até as 18h de sábado (6). Do total de vagas, 20% são reservadas para grupos étnico-raciais, e 9% para pessoas com deficiência.

RN receberá mais de 40 Arenas Esportivas


A ação é fruto da parceria entre o IFRN, o empresário e ex- senador Jean Paul Prates e prefeituras, e será lançada nesta terça-feira (02).

A população do Rio Grande do Norte receberá, mais de 40 arenas esportivas distribuídas em 38 municípios, contemplando todas as regiões do estado. Uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), prefeituras potiguares, com financiamento via emenda parlamentar do então senador Jean Paul Prates. O projeto recebeu o nome de “Areninhas Potiguares”, atuando promovendo a saúde, por meio da prática de diversas modalidades de esporte e lazer para adultos e crianças, na capital e no interior.

A solenidade de lançamento acontece nesta terça-feira (02), às 10h, no campus central do IFRN, em Natal.

As arenas esportivas chegarão aos municípios potiguares e atenderão inicialmente a 4.800 benefícios através da escolinha de futebol Society, além de outras modalidades esportivas e atividades de lazer.12 minVer tradução

Servidores técnico-administrativos da UFRN e Ufersa encerram greve

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) encerraram oficialmente a greve nesta segunda-feira (1º). O movimento, que durou mais de 100 dias, teve alcance nacional.

O Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (SINTEST/RN) comunicou à Reitoria da UFRN o fim da greve na tarde de hoje, informando que as atividades serão retomadas nesta terça-feira 2. Na UFERSA, os servidores técnico-administrativos realizaram uma assembleia híbrida com cerca de 150 participantes para assinar o acordo que finalizou a paralisação.

Turbulência deixa 30 feridos e avião faz pouso de emergência no RN

Um voo internacional entre a Espanha e o Uruguai precisou fazer um pouso de emergência na madrugada desta segunda-feira (01) no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, depois que uma turbulência deixou ao menos 30 pessoas feridas.

O avião da companhia Air Europa fazia o trajeto entre Madrid (Espanha) e Montevidéu (Uruguai). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Rio Grande do Norte foi acionado pela concessionária que gere o aeroporto e atendeu a ocorrência com 15 ambulâncias, com apoio de unidades do SAMU Natal, do Corpo de Bombeiros e do próprio aeroporto.

Segundo a Sesap, os passageiros foram avaliados e encaminhados a hospitais na capital, em sua maioria para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

No X (antigo Twitter), a Air Europa confirmou que o voo UX045 foi desviado para o Aeroporto de Natal devido a uma forte turbulência. A companhia disse ainda que nesta tarde um avião vai decolar de Madrid para buscar os passageiros e continuar a viagem até o Uruguai. Não conseguimos contato até a publicação desta matéria com a Zurich Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Natal.

Também no X, uma usuária identificada como Mariela Jodal disse que estava no voo que desembarcou no RN. Ela publicou imagens que mostram os bagageiros da cabine danificados.

De Gê Salustino aos 61 anos de partida do avô Tomaz, potiguar considerado pela Time a 4ª fortuna em potencial do mundo

Neste domingo 30 de junho completa 61 anos da partida de Tomaz Salustino, o potiguar que descobriu scheelita em suas terras e que fez dele a quarta fortuna em potencial do mundo, considerou a revista americana Time em 1954.

O neto Ignácio José Salustino Soares, carinhosamente conhecido por Gê Salustino, grande admirador do avô, escreveu em sua homenagem:

– Ontem, 30 de junho, completou 61 anos do falecimento do Des. Tomaz Salustino, um visionário à frente do seu tempo.

Formado em Ciências Juridicas, foi advogado, promotor de justiça, juiz de direito, desembargador, deputado estadual, presidente da assembleia, vice-governador, minerador e industrial.

Quando descobriu a jazita do Brejuí, recebeu ofertas de milhões de dólares do estrangeiro para negociar a mina, mas como bom filho do Seridó, afirmou: Não vendo por quantia nenhuma, vou montar uma empresa para desenvolver minha cidade e região.

E com a visão que possuía, previu e acertou. Sua empresa de extração e exportação de scheelita completou em 2023 oitenta anos de atividade, onde proporcionou milhares de empregos, desenvolvendo a economia do Seridó.

Vemos nesta foto ele no carro fúnebre que construiu, acendendo uma vela e afirmou que após seu passeio no carro, o mesmo seria de propriedade do povo de Currais Novos, onde serviu durante muitos anos no trajeto de velório até o cemitério.

Esta foto foi tirada quando recebeu o carro fúnebre em 13 de maio de 1963, e 48 dias depois, em decorrência de um inesperado acidente, faleceu, em 30 de junho de 1963.

São 61 anos de sua partida, mas continua vivo no coração do povo de sua cidade, Currais Novos.

Bolsa-atleta contempla três cerrocoraenses

Dentre 73 atletas do Rio Grande do Norte contemplados com bolsa-atleta estão três cerrocoraense, conforme portaria da Secretaria Estadual da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, publicada no “Diário Oficial do Estado” deste sábado (28).

Robson Jean da Silva Araújo. 15 anos, bolsa internacional (valor de R$ 1.100,00)

João Arthur da Silva Maranhão, 16 anos, bolsa nacional, no valor de R$ 770,00.

Lara Yasmin da Silva Borges de Oliveira, bolsa regional, valor de R$ 550,00.

Outra atleta cerrocoraense que deve ser contemplada è Brenna Munique da Silva, com a bolsa estudantil, informou o professor Edilson Oliveira, que atua na revelação de atletas no município e região do Seridó há décadas.

Empregos nos pequenos negócios crescem 6,19% de janeiro a maio no RN

O Rio Grande do Norte registrou um incremento de 6,19% no número de empregos gerados nos pequenos negócios, no acumulado entre janeiro e maio de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Os micro e pequenos negócios do RN geraram 8.217 empregos de janeiro a maio de 2024, enquanto em 2023 o número registrado foi de 7.738. Embora o mês de maio de 2024 tenha registrado um deficit de 14% no número de vagas (1.459) em relação a 2023 (1.702), puxado sobretudo pela sazonalidade da agricultura, os resultados do setor são positivos quando analisados o período acumulado dos primeiros cinco meses do ano. Os dados são da edição de maio de 2024 do Mapa do Emprego, elaborado pela equipe do Sebrae-RN, com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Levando em consideração o porte das empresas, o crescimento no número de empregos gerados pelas micro e pequenas empresas foi de 5% no período de um ano pra outro (2023 – 7.683 postos de trabalho/2024 – 8.090 postos de trabalho) e a da pequena empresa, 131% (2023 – 55 empregos/2024 – 127 empregos).

No mês de maio os setores que mais se destacaram com saldo de emprego foram Serviços (+1.422), Construção (+680, sendo 318 só no segmento construção de edifícios) e Indústria (+558). No Rio Grande do Norte, os municípios que mais criaram postos de trabalho no estado foram Natal (875), Mossoró (874) e Parnamirim (402).

“Observamos um pequeno crescimento no número de empregos no período de janeiro a maio de 2024 em relação a 2023, apesar do mês de maio ter tido um resultado inferior a maio de 2023. A variação decorre principalmente pela sazonalidade característica no setor agropecuário do Estado”, comentou o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo.

Da TN

Festival reúne artistas potiguares femininas e distribui ingressos gratuitos

O Festival Ponto de Ebulição, que reúne artistas femininas da música potiguar, vai distribuir ingressos gratuitos pela internet, a partir desse domingo (30). Evento inédito no cenário potiguar, o festival vai acontecer nos dias 11 e 12 de julho, no Teatro Riachuelo, e vai contar com grandes nomes da música como Khrystal, Valéria Oliveira, Dani Cruz e Simona Talma.

Com o intuito de fortalecer a música feminina, a edição de estreia vai mesclar shows de artistas, promovendo experiências únicas e imersivas, como afirma a produção do festival. Para isso, encontros inéditos vão acontecer no palco do teatro, como a parceria entre Cami Santiz com Gracinha ou Sarah Oliver com Tiquinha Rodrigues.

“Música é expressão. E expressão é coisa múltipla. É diversa. Os estilos, aqui, se entrelaçam. Os gêneros se dissolvem. Os artistas do line-up são, na verdade, as artistas. Só mulheres. Mulheres que continuam a emanar sua força desde que surgiram. Mulheres que movimentam, que nos inspiram, nos enchem de orgulho e também nos fazem entrar em ponto de ebulição com seus sons. Mulheres que temos a honra de receber em nossa estreia.”, afirma o evento.

Os ingressos gratuitos ficarão disponíveis neste domingo, 30 de junho, na plataforma Sympla. Os ingressos do segundo lote estarão disponíveis no próximo dia 7 de julho.

Nathalia Santana, é idealizadora e produtora do festival, que também conta com a realização da Pinote Produções, com o patrocínio da Prefeitura do Natal, do Programa Djalma Maranhão e da Universidade Potiguar.

Candidatos: Apresentador de TV e rádio candidato em 2024 tem que se despedir do público

A partir do próximo domingo, 30 de junho, os pré-candidatos das Eleições Gerais de 2024 apresentadores de rádio e TV não podem mais apresentar programas em rádio e tv.

O afastamento deve ser feito até o dia 29 e está previsto no artigo 45, parágrafo 1º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e no artigo 43, parágrafo 2º, da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019.

Os pré-candidatos não ficam impedidos de aparecer na mídia no período anterior à campanha eleitoral. Eles poderão ser entrevistados e, por exemplo, participar de lives na internet.

Entretanto, os candidatos indicados pelos partidos para concorrer nas Eleições Gerais de 2024 só poderão pedir votos a partir de 16 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral.

Do TL