DataVero: Thabatta é a pré-candidata de esquerda mais citada em pesquisa

Eleita em 2020 como a primeira pessoa trans a conquistar um cargo no legislativo do Rio Grande do Norte, em Carnaúba dos Dantas, Thabatta Pimenta (PSOL) agora pode ser a primeira mulher trans vereadora em Natal. Ela foi a pré-candidata de esquerda mais citada para ser vereadora da capital potiguar na pesquisa DataVero/98FM, divulgada nesta quarta-feira, 26.

Das pessoas entrevistadas para a mais recente pesquisa DataVero, 0,7% responderam o nome de Thabatta. Além dela, outras pré-candidatas da esquerda também foram citadas na pesquisa: Brisa Bracchi (PT), com 0,6% e Júlia Arruda (PCdoB), também com 0,6%.

A pesquisa DataVero/98FM ouviu 1.000 eleitores em Natal entre os dias 24 e 25 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o RN-07262/2024.

Dom João Cardoso na benção do seu Pálio Arquiepiscopal

O arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso encontra-se em Roma.

Nesse sábado, 29, às 9h30 (horário de Roma) – 4h30 (horário do Brasil), Dom João participará da solene celebração eucarística, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, presidida pelo Papa Francisco. Durante o rito litúrgico, o Santo Padre abençoará os pálios que serão entregues, posteriormente, aos arcebispos nomeados nos últimos 12 meses.

Durante a celebração, o arcebispo de Natal também irá pronunciar o juramento de fidelidade, juntamente com os demais novos metropolitas do mundo inteiro. A celebração poderá ser acompanhada através das mídias do Vaticano.

Ao retornarem às arquidioceses, cada arcebispo terá sobre si a imposição do pálio, feita pelos Núncios Apostólicos dos respectivos países.

Visita de Sant’Ana à residência do ex-prefeito Vilton Cunha

Familiares, convidados e grande número de fiéis, compareceram na noite dessa quinta-feira (27), à visita da imagem peregrina da padroeira de Currais Novos, à residência do ex-prefeito Vilton Cunha e Ana Maria, no Sítio São Sebastião. A novena foi celebrada pelo pároco de Sant’Ana, padre Cláudio Santos.

Nas boas vindas, Vilton Cunha, disse da alegria, em “estarmos rendendo graças a Deus, pelas bençãos recebidas todos os dias e nos unirmos em torno da nossa padroeira Sant’Ana”.

Após a novena, aconteceu um grande leilão, que apresentou um bom resultado financeiro, para a festa de Sant’Ana desse ano.

OS PREFEITÁVEIS

Lucas Galvão (PT) e Zé Lins (PP) estiveram presentes à visita de Sant’Ana à família do ex-prefeito Vilton Cunha, na noite dessa quinta-feira (27). .

Nesse período de pré-campanha, os candidato tiveram oportunidade de abraçar, e ter um contato direto com os conterrâneos, sob as benções da padroeira Sant’Ana.

Conselheiro do TCE-RN indicado por Fátima assume nesta sexta (28)

O novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), Antônio Ed Souza Santana, toma posse nesta sexta-feira (28). A cerimônia acontece às 11h no Plenário Dinarte Mariz. A vaga pertence ao quadro de Conselheiro Substituto e estava aberta desde a aposentadoria de Maria Adélia Sales, em março de 2024.

Antônio Ed já atuava como substituto desde junho de 2016, depois de ter sido aprovado em primeiro lugar no concurso para o cargo. Neste ano, foi indicado pela Corte como primeiro colocado em lista tríplice por critério de merecimento, e escolhido pela governadora Fátima Bezerra (PT), sendo sabatinado na Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do RN na última terça-feira (25). A indicação foi aprovada por unanimidade, pelos 24 deputados.

Na sabatina, Antônio Ed se comprometeu a trabalhar para que as análises das prestações de contas das Prefeituras e Câmaras Municipais tenham mais celeridade. Além disso, defendeu que sejam realizadas capacitações para reduzir a quantidade de reprovações de contas por erros considerados formais.

A Constituição Estadual estipula que três das sete vagas de Conselheiro do Tribunal de Contas sejam escolhidas pelo Governador do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa, sendo dois alternadamente, dentre Auditores e Membros do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, mediante lista tríplice encaminhada pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento.

UFRN atualiza calendário após greve dos docentes

Os Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e de Administração (Consad) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovaram por unanimidade, nesta quinta-feira, 27, a retificação do Calendário Universitário relativo ao período de 2024 a 2025. A atualização do documento foi realizada para possibilitar o cumprimento da carga horária dos componentes curriculares que estavam paralisados, em virtude da greve dos docentes.

O período 2024.1 que estava, inicialmente, previsto para ser finalizado em 6 de julho, passa a ter como data final o dia 31 de agosto de 2024, com recesso previsto de 2 a 13 de setembro de 2024. Já o período letivo de 2024.2, deve ocorrer de 16 de setembro de 2024 a 1° de fevereiro de 2025, com recesso de 3 de fevereiro de 2025 a 7 de março de 2025. O ano letivo de 2025 deve iniciar em 17 de março de 2025 e finalizar em 20 de dezembro de 2025.

Além do período de aulas, o Calendário Universitário passou por reajustes em datas e prazos dos demais serviços, atividades e eventos da instituição. Para tanto, todo funcionamento da Universidade será reajustado.

Calendário Universitário 2024-2025 (Retificado)

2024.1: 26/02/24 a 31/08/2024, com recesso de 02/09/24 a 13/09/24;

2024.2: 16/09/24 a 01/02/25, recesso de 03/02/25 a 07/03/25;

2025.1: 17/03/25 a 26/07/25, com recesso de 28/07/25 a 08/08/25;

2025.2: 11/08/25 a 20/12/25.

Sistema Fecomércio RN leva criança para se apresentar com maestro João Carlos Martins, em São Paulo

João Filipe, de 6 anos, é uma criança com autismo e tem hiperfoco em orquestras sinfônicas e conheçou o maestro no evento em comemoração aos 75 anos da Federação

Cerca de 20 mil pessoas no Rio Grande do Norte têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o caso do natalense João Filipe Dantas, de 6 anos, que possui hiperfoco em orquestras e se apresentará ao lado do maestro João Carlos Martins na próxima quarta-feira (03), no Teatro do Sesi, em São Paulo. A viagem é uma iniciativa do Sistema Fecomércio RN, que apresentou o menino ao pianista em abril, quando trouxe o maestro para participar de evento em comemoração aos 75 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo potiguar.

Para o presidente da entidade, Marcelo Queiroz, promover um novo encontro do garoto com o maestro é motivo de orgulho e reforça o papel fundamental da cultura. “A música tem o poder de unir as pessoas. É por isso que o Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, não mediu esforços para tirar esse encontro emocionante do papel. Unidos pela cultura, João Filipe e João Carlos Martins tornaram nosso aniversário de 75 anos ainda mais especial, então tenho certeza que essa apresentação também será inesquecível”, ressaltou Marcelo.

Com custos financiados pelo Sesc RN, João Filipe Dantas e seus pais embarcam para a capital paulista nesta sexta-feira (28). O menino natalense já começa a ensaiar com o maestro João Carlos Martins no sábado, dia 29 de junho. A dupla se apresentará na próxima quarta-feira (03), em Concerto da Temporada da Bachiana Filarmônica, no Teatro do Sesi-SP da Avenida Paulista. O evento, que acontece uma vez por mês, democratiza o acesso a clássicos da música erudita e popular.

“A gente não podia imaginar o que está acontecendo com nosso filho nem em nossos melhores sonhos. Somos muito gratos ao presidente Marcelo Queiroz e à toda a equipe da Fecomércio, que têm nos apoiado para realizar esse sonho grandioso, que é estar ali com um dos maiores pianistas do mundo”.

FJA apoia reforma de matriz católica de Santana do Matos

A histórica igreja de Nossa Senhora de Sant’Ana, no município de Santana do Matos, passa por restauração em sua estrutura física com apoio da Fundação José Augusto. O prédio da igreja matriz tombado há 14 anos, não passava por serviço de pintura em sua estrutura externa.
O diretor-geral da FJA, Gilson Matias, esteve em Santana do Matos na terça-feira (25) acompanhando o início das obras com engenheiros da empresa contratada e com o padre. Francisco Clodoaldo Leitão de Farias, pároco da igreja. “O Governo do Estado chega com uma obra de cunho religioso, além de outros benefícios que o governo traz ao município, como reforma de escolas e construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN)”, disse.

Matias acrescentou que a matriz “é um exemplar do nosso patrimônio, e estamos falando da alma que expressa a religiosidade. E foi necessário a governadora Fátima Bezerra chegar para retirar da gaveta esses projetos”

O padre Clodoaldo de Farias destacou a importância do investimento para devolver aos santanenses a plenitude da beleza arquitetônica da matriz de Sant’Ana.: “É um patrimônio não apenas do município, mas de todo o Estado, porque é uma das igrejas mais antigas do nosso estado. São mais de 200 anos e foi a décima primeira paróquia criada no Rio Grande do Norte. Esse trabalho de restauro da fachada externa era necessário há algum tempo”..

Quase 65 mil alunos do Rio Grande do Norte recebem 4ª parcela do Pé-de-Meia

Um total de 64.798 alunos do Rio Grande do Norte receberam a partir de quarta-feira, 26 de junho, mais uma parcela do Pé-de-Meia.

O valor do investimento do Governo Federal para pagamento do programa no estado supera os R$ 12,9 milhões neste mês.

No ano, o orçamento para o Rio Grande do Norte é de R$ 197,6 milhões. Em todo o país, mais de 2,7 milhões de alunos estão entre os beneficiários do programa conduzido pelo Ministério da Educação, a partir de um aporte de R$ 8,2 bilhões.

Os pagamentos deste mês, no valor de R$ 200, seguem de forma escalonada até 1º de julho, de acordo com a data de nascimento dos estudantes. O repasse é referente à frequência às aulas no mês de abril.

O valor será depositado para todos os estudantes na conta aberta pela Caixa Econômica Federal. Em caso de dúvidas, basta acessar os canais digitais do Ministério da Educação (MEC) ou o aplicativo Jornada do Estudante.16 minVer tradução

Prefeitura de Currais Novos emite Ordem de Compra de Tomógrafo, a ser instalado no Hospital “Mariano Coelho”

Recentemente, o prefeito Odon Jr. e a secretária municipal de saúde, Alana Moraes, visitaram o Hospital “Mariano Coelho”, para verem a sala, que vai futuramente receber o Tomógrafo adquirido pela Prefeitura Municipal de Currais Novos, por meio de recursos do Governo Federal, através de emenda do deputado federal General Girão.

AQUISIÇÃO

Foi emitida a ordem de compra do Tomógrafo e enviado para a empresa que tem um prazo agora pra entregar o equipamento e estamos agora trabalhando com o Governo do Estado para adaptar um espaço dentro do Hospital para receber esse equipamento.

INVESTIMENTOS

Se faz necessário todo um investimento elétrico e de equipamentos para receber o Tomógrafo no Hospital Regional “Mariano Coelho”.

RECURSOS

O deputado estadual Francisco do PT, se comprometeu em conseguir os recursos para essa construção do espaço e equipamentos junto a Secretaria Estadual de Saúde.

PROVIDÊNCIAS

Segundo o Diretor Administrativo do Hospital, o Engenheiro Sueid, é preciso construir uma mini subestação de energia para atender a demanda do equipamento, adquirir um nobreak e um grande estabilizador de energia que custam mais de 100 mil reais, para que o equipamento tenha funcionalidade, além de estruturar um espaço com sala baritada e cabos elétricos.

Feira do Gado em Currais Novos terá nome de Chico dos Bodes

A proposição do nome Feira do Gado Martinho Francisco de Castro Braga “Chico dos Bodes” é do vereador João Gustavo.

QUEM É

Chico do Bodes iniciou sua carreira na feira do gado, como filho de pais humildes e homem nascido em uma comunidade simples, e mesmo não tendo concluído a educação básica, tinha o conhecimento nato e empírico, além da vontade de trabalhar e crescer. E assim multiplicou seus bens,
tornando-se não apenas um negociante, mas um grande nome na pecuária seridoense e gerador de
renda e empregos.

Faleceu no auge de sua vida, aos 60 anos, em 02 de abril de 2020, vítima do COVID19, deixando um legado de honestidade, simplicidade, determinação, companheirismo para com seus amigos e amor por sua cidade.

“Nada mais justo que possamos evidenciar a sua história, dando o seu nome “Chico dos Bodes” a feira do gado, onde iniciou sua trajetória de comerciante currais-novense”, justificou João Gustavo.

A nova Feira do Gado ficará situada na Rua Dr. José Bezerra Gomes, por trás da loja Vilinha Veículos.