João Gustavo participa de reunião com o SEPLAN, FJA e Prefeitura, sobre o Projeto do CEU da Cultura

Ontem, o vereador João Gustavo , participou de uma importante reunião com a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), a Fundação José Augusto (FJA) e a Prefeitura de Currais Novos, onde foi apresentado ao Prefeito Odon Júnior o projeto arquitetônico e estrutural do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Cultura.

O projeto será implementado no bairro Dr. Silvio Bezerra de Melo, conhecido como o Bairro das Artes, que teve à indicação do mandato de João Gustavo, ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, solicitando o cadastramento do município para concorrer ao CEU da Cultura.

SELECIONADO

Este projeto é um marco significativo para Currais Novos, pois o município foi selecionado para a construção deste equipamento cultural dentro das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O CEU da Cultura será um espaço dedicado ao desenvolvimento cultural e esportivo da nossa comunidade, proporcionando um ambiente adequado para o florescimento de talentos locais e a promoção de atividades culturais e educativas.

NÚCLEO

Inicialmente contará com o Núcleo básico, composto de Incubadora Cultural, sala multifuncional, estúdio de Gravação, biblioteca, canto de leitura, pátio coberto multifuncional, estrutura administrativa, banheiros , área técnica e vestiários. Serão 346 m2 de área construído. Um investimento aproximado de R$ 1.500.000,00 de recursos do Governo Federal.

A vereadora Rayssa Batista também esteve presente à reunião no gabinete do prefeito Odon Jr.

Disputa por vaga do TCE será voto a voto

Faltando um dia para disputa que vai escolher o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado entre os deputados George Soares (PV) e Gustavo Carvalho (PSDB) o resultado ainda é indefinido para quem conhece bem os corredores da Assembleia.

O fato de ser candidato de oposição (Gustavo) e de governo (George) não basta para entender as motivações.

As variáveis dos suplentes e do quadro de 2026 vão pesar nas escolhas de cada um num voto … SECRETO.

Hoje, o deputado George Soares teria 12 votos declarados, contando com o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza. Gustavo Carvalho teria 10 votos.

Dois deputados Neilton Diógenes(PP) e Taveira Junior (União Brasil) são dados como incógnitas com capacidade de definir a questão.

Do território Livre

Celebrações religiosas marcam os 105 anos do Seminário São Pedro em Natal

A festa acontece entre os dias 25 e 29 de junho e tem como tema “Edificados sobre a Rocha, somos Igreja Sinodal e Missionária”.

Cada noite de programação inicia com a celebração religiosa com início às 19h00 e os pregadores serão:

Dia 25/06 – Monsenhor José Sílvio de Brito (Paróquia Nsa. Sra. da Conceição, Macaíba)

Dia 26/06 – Padre José Carlos Arcelino da Silva (Paróquia S. Paulo Apóstolo, São Paulo do Potengi)

Dia 27/06 – Padre Cláudio Régio da Silva Bezerra (Paróquia Jesus Bom Pastor, Natal)

Dia 28/06 – Padre João Pedro Acúrcio da Silva (Paróquia Nsa. Sra. da Conceição, Macau)

Dia 29/06 – Vésperas Solenes e Procissão – 17h30 – Igreja São Judas Tadeu (Tirol) – Padre Josivaldo Félix de Lima (Reitor do Seminário de São Pedro)

Dia 29/06 – Monsenhor José Valquimar Nogueira do Nascimento (Paróquia Catedral, Natal)

Inscrições para 11ª Mostra de Cinema de Gostoso começam na quinta (27)

Começam nessa quinta (27) as inscrições para a 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, que vai trazer os mais recentes lançamentos do cinema brasileiro em duas grandes salas ao ar livre, em plena praia, com direito a pé na areia. Serão aceitos no festival filmes de todos os gêneros, como obras ficcionais, não ficcionais e animações, com a exceção de videoclipes, desde que as obras tenham sido produzidas no Brasil e finalizadas a partir de 2023.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de agosto pelo site do festival: www.mostradecinemadegostoso.com.br. O evento será realizado entre os dias 22 e 26 de novembro, em São Miguel do Gostoso, cidade litorânea do Rio Grande do Norte a cerca de 1h de Natal.

A Mostra de Cinema de Gostoso traz duas salas de cinema construídas ao ar livre com alta qualidade de som e imagem, instaladas em meio à exuberante natureza da praia de São Miguel do Gostoso. As exibições são gratuitas e abertas ao público.

O palco principal da mostra será montado na Praia do Maceió, onde acontecem as sessões da Mostra Competitiva. Com 650 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e 4K e som 7.1. Além disso, será realizada uma programação paralela de filmes em uma tenda climatizada em formato de cúpula com capacidade para 130 lugares, também instalada na praia.

Do SAIBA MAIS

Cesário Jr. (Garrincha) passa a apoiar os pré-candidaturas de Geraldo Dantas (Gegê) a vereador e Lucas Galvão a prefeito

A corrida pré-eleitoral em Currais Novos está a pleno vapor. O jovem empreendedor Geraldo Dantas, tem protagonizado lances interessantes e novidades nos bastidores políticos locais. Geraldo, popularmente conhecido como “Gegê”, segue fortalecendo sua base e conquistando novos apoios importantes. O jornalista e radialista João Cesário Jr, bastante conhecido como “Garrincha”, é o mais recente aliado, conquistado por Gegê, para o seu projeto de chegar ao legislativo de Currais Novos.

ADESÃO

Garrincha, que já foi professor de Geraldo durante os tempos de colégio, e estreitou os laços enquanto Gegê foi diretor do Potyguar, é uma figura respeitada na área do esporte, com relevantes serviços prestados ao município. Além disso, ele possui representatividade entre alunos, atletas e ouvintes do seu programa de rádio “Bola na Rede”. Atualmente, “Garrincha”, ocupa o cargo de Vice-Presidente da Liga Curraisnovense, e é responsável pela promoção e organização de diversos campeonatos na cidade de Currais Novos.

PREFEITÁVEL

Ao confirmar seu apoio também, ao pré-candidato a prefeito Lucas Galvão, ex-secretário de obras, e indicado para suceder o prefeito Odon Jr., na gestão municipal de Currais Novos, “Garrincha” contribui com a ampliação da área de atuação do prefeitável, que se compromete em incluir no seu futuro plano de governo, melhorias para o esporte local, nas diversas modalidades.

Rio Grande do Norte tem vagas remanescentes no Programa Mais Médicos

O Rio Grande do Norte tem 13 vagas remanescentes do edital do 38º ciclo do Programa Mais Médicos, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde na última semana. Essas oportunidades são destinadas aos municípios brasileiros, e tem ênfase nos locais de alta vulnerabilidade social. Ao todo, o programa disponibiliza 1.042 vagas, sendo 316 destinadas na região Nordeste. Segundo o edital, 116 vagas são para municípios classificados como de muito alta vulnerabilidade e 176 para aqueles de alta vulnerabilidade. Os gestores municipais têm até o dia 26 de junho para confirmarem interesse nessas vagas.

O governo federal trabalhou com melhorias para o atual modelo do programa. Os profissionais agora contam com oportunidades de especialização e mestrado, benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuarem nas periferias e regiões mais remotas e direito a compensação do valor pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença-maternidade, no caso das médicas que se tornarem mães. Os médicos que se tornarem pais, terão direito a licença de 20 dias.

Arquidiocese anuncia novo projeto de diocese para o RN

No dia de São João Batista, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, propôs ao Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Francisco Sales, uma parceria histórica para a criação de novas dioceses no Estado do Rio Grande do Norte.

A proposta inclui a designação do município de Assu, atualmente parte da Diocese de Mossoró, como a sede da futura Diocese do Vale do Assu e da Região Salineira do Estado.

A iniciativa, prontamente aceita por Dom Francisco Sales, visa fortalecer a presença da Igreja Católica em uma área com considerável crescimento populacional e desenvolvimento econômico. A nova diocese pretende atender de maneira mais eficiente as necessidades espirituais e pastorais dos fiéis. “A proposta visa atender um anseio alimentado há muito tempo pelo povo de Deus das referidas regiões e representa um passo significativo para o fortalecimento da missão evangelizadora da Igreja. A região do Vale do Açu e Região Salineira têm demonstrado grande dinamismo e importância estratégica para o Estado”, afirmou Dom João Cardoso. “A criação da nova diocese permitirá um acompanhamento mais próximo das comunidades, favorecendo um serviço pastoral mais eficaz e atento às realidades locais”, acrescentou.

De acordo com o arcebispo de Natal, o apoio de Dom Francisco Sales mostra a importância da colaboração entre as dioceses e reflete o compromisso conjunto de atender da melhor forma possível às demandas espirituais dos fiéis, que disporão de estruturas mais próximas de suas realidades de vida.
A futura Diocese do Vale do Açu e da Região Salineira contemplará algumas paróquias e comunidades que, atualmente, pertencem à Diocese de Mossoró, e uma vasta região que pertence à Arquidiocese de Natal, facilitando um maior envolvimento e engajamento da Igreja com os fiéis dessas áreas. “Esta nova estrutura é vista como uma resposta necessária ao crescimento demográfico e à complexidade social e econômica da região”, reforça Dom João Cardoso.

Presos no RN terão capacitação no setor agrícola e da construção civil

Conseguir voltar ao convívio social após um período preso é uma das maiores batalhas para quem deixa a prisão. Por isso, os detentos que fazem parte do sistema prisional do Rio Grande do Norte, mas não conseguiram acessar as aulas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nem foram contemplados com os cursos de nível superior na modalidade de Educação à Distância (EAD), vão receber capacitação e qualificação profissional na área de atividades agrícolas e da construção civil.

Para que o projeto passe a valer, a governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), assinou, nesta segunda (24), um Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Justiça do Estado, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Ministério Público Estadual e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A Rede Potiguar de Trabalho Decente, como foi batizado o programa, é uma tentativa de criar oportunidades para que os presos se qualifiquem, exerçam uma profissão e se reintegrem ao convívio social ao concluírem o período de detenção.

Inédito: Coletivo Avoar disputará câmara de Currais Novos

Pensando em uma pré-candidatura com visão mais abrangente, colaborativa, aberta e horizontal, o Coletivo Avoar propõe uma ideia inovadora para o legislativo de Currais Novos, um mandato coletivo!

Essa “passarada” diversa, é composta pela passarinha Preta: educadora, artista visual, mulher negra, mãe solo e histórica militante da arte e cultura na nossa cidade; a passarinha Flávia: socióloga, educadora, mãe, com as asas ligadas às artes, cultura, equidade e políticas públicas; o passarinho Alberto: servidor público, formado em Direito e História, PcD, defensor da segurança pública, dos direitos das Pessoas com Deficiência, da saúde mental e da educação; e o jovem passarinho Lucas: estudante, membro do grêmio estudantil do IFRN, ligado às pautas da juventude, diversidade, movimento estudantil e isonomia no meio acadêmico.

O Coletivo Avoar traz consigo a referência do voo e da Avoante, com todos os seus simbolismos envolvidos. A avoante é uma ave que sempre voa em bando. Assim somos nós, passarinhos voando juntos rumo ao novo!

Com transferência de Dom Antônio, dois padres currais-novenses estão cotados para administrador da Diocese de Caicó

São eles: Padre Welson Rodrigues e Rodrigo Jovita

Com a saída definitiva de Dom Antônio Carlos da administração da Diocese de Caicó nesta terça-feira (25) para assumir a Diocese de Petrolina/PE, as atenções se voltam para a escolha do novo administrador.

Segundo informações obtidas pelo a escolha será definida na segunda-feira, 01 de julho. O escolhido terá a missão de administrar a Diocese de Caicó durante o período em que estiver vacante, até a nomeação do novo bispo pelo Papa Francisco.

A escolha será feita pelo Colégio dos Consultores, que é formado pelos padres Edson Medeiros (Paróquia de São Sebastião de Parelhas), Jerônimo Batista (Paróquia de Sant’Ana de Caicó), Welson Rodrigues (Paróquia de São Francisco de Lagoa Nova), Rodrigo Jovita (Paróquia de São João Batista de São João do Sabugi), Valdeci Donato (Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Caicó) e Padre Costa (diretor do CDS).

A tendência é que o nome do administrador, inclusive, já saia de dentro da própria composição do Colégio dos Consultores.

Com informações de Marcos Dantas