Fecomércio RN e AGN firmam convênio para oferecer linhas de crédito a empresas do estado

A Fecomércio RN e a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) firmaram um convênio de cooperação técnica para oferecer linhas de crédito a empresas dos segmentos do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado. O objetivo é fomentar e desenvolver a economia local por meio do apoio financeiro aos empreendedores desses setores.

O documento estabelece que a Federação irá divulgar as linhas de crédito da AGN junto aos sindicatos filiados e seus associados, além de encaminhar potenciais interessados e disponibilizar espaços físicos para eventos de divulgação e contratação de crédito. Por sua vez, a AGN será responsável por realizar o cadastro dos proponentes, fazer visitas prévias quando necessário, viabilizar a contratação das operações de crédito e o acompanhamento da aplicação dos recursos liberados.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca a relevância dessa parceria: “A assinatura deste convênio representa um marco importante para o desenvolvimento das empresas do nosso estado. A disponibilidade de crédito é essencial para que nossos empreendedores possam investir em seus negócios, gerando emprego e renda para a população. Esta parceria com a AGN fortalece nossa missão de apoiar o crescimento econômico do Rio Grande do Norte”.

O convênio visa não apenas facilitar o acesso ao crédito, mas também acompanhar e garantir a correta aplicação dos recursos, assegurando que os objetivos de desenvolvimento econômico e social sejam plenamente atingidos.

Festas e eventos de São Tomé devem atender acordo firmado com o MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de São Tomé estabelecendo as condições para a realização de eventos ou festejos populares da cidade. O documento foi assinado ainda pela Polícia Civil, Polícia Militar e Conselho Tutelar da cidade.

O TAC busca coibir irregularidades relacionadas à poluição sonora, acúmulo de lixo, falta de segurança pública, consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, falta de instalações sanitárias nos eventos festivos públicos ou privados, em espaços públicos.

O documento define os horários em que são permitidos eventos municipais, especialmente aqueles relacionados ao São João Municipal de 2024 por parte do município, fixando que shows, públicos ou privados, realizados na zona urbana, mediante autorização da Prefeitura, cessarão às 3h do dia subsequente ao evento.

Os eventos devem ainda, de acordo com o TAC, acontecer em locais distantes e instituições de longa permanência de idosos, observando o limite sonoro do volume permitido pela legislação estadual. Com relação às tradicionais fogueiras, a Prefeitura deve realizar ações para promover a conscientização da população sobre a proibição de acendê-las perto dos equipamentos de saúde e das instituições de longa permanência.

Com relação à garantia do acesso seguro e regulamentado por crianças e adolescentes aos eventos festivos, a Prefeitura se comprometeu a exigir autorização judicial dos menores desacompanhados, implementando um controle rigoroso de acesso.

À Polícia Civil caberá a fiscalização dos eventos festivos, atuando de forma preventiva para evitar a ocorrência de infrações e crimes durante os mesmos, enquanto caberá à Polícia Militar comparecer aos locais onde ocorra uso abusivo de aparelhos sonoros, atendendo às denúncias populares, sob pena de responsabilidade pela omissão.

O documento fixa multa no valor de R$ 1 mil por item descumprido, limitada ao valor total de R$ 10 mil, em caso de descumprimentos.

Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó abre as portas em julho com consultórios, quimioterapia e cursos de capacitação

O Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó vai começar a funcionar de forma progressiva a partir da sua inauguração, prevista para acontecer no mês de julho. A nova unidade da Liga Contra o Câncer está localizada no bairro Paizinho Maria, na BR-226, em Currais Novos, e vai abrir com dois consultórios médicos em funcionamento, além de sala de mamografia e quimioterapia.

De acordo com Arthur Villarim, coordenador médico da Liga Contra o Câncer, quando estiver em pleno funcionamento, a unidade vai contar com seis consultórios médicos, uma sala de pequenas cirurgias, mamógrafo digital, dois aparelhos de ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. “Nosso objetivo é reduzir o deslocamento de pacientes. Hoje, cerca de mil pessoas, de 38 municípios das regiões Seridó, Potengi e Trairi fazem o tratamento em Natal. Com a nova unidade, Currais Novos vai virar um polo médico de oncologia, complementar com a unidade de Caicó”, explica.

Além disso, o Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó deverá beneficiar cerca de 435 mil habitantes de 38 municípios do entorno. Segundo Arthur Villarim, os consultórios irão atender nos ramos de urologia, ginecologia, mastologia, dermatologia e cirurgia oncológica. A escolha pelas especialidades foi estratégica, priorizando as mais frequentes e englobando os principais tumores registrados no Rio Grande do Norte.

Além dos atendimentos médicos, o local também vai contar com um centro de ensino e pesquisa vinculado ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da Liga que vai oferecer cursos de capacitação de profissionais que atendem a comunidade, tanto de Currais Novos, quanto dos municípios vizinhos. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam na região, principalmente os que atuam na atenção básica, atuando em parceria com os municípios para a formação de técnicos e agentes de saúde.

No planejamento para o segundo semestre de 2024, as primeiras qualificações serão ofertadas a partir de agosto e incluem um Curso Prático em Diagnóstico por Imagem, direcionado para tecnólogos e técnicos em radiologia; Manejo de Urgências Odontológicas, para odontólogos; Terapia Nutricional em Oncologia, voltado para profissionais e estudantes de Nutrição a partir do 6º período; e Atualização em Farmácia Hospitalar, para técnicos e auxiliares de Farmácia.

Projeto do vereador João Gustavo cria Comenda Artesã Luzia Dantas

A Câmara municipal de Currais Novos aprovou Decreto Legislativo, do vereador João Gustavo, criando a Comenda Artesã Luzia Dantas.

A Comenda Artesã Luzia Dantas será entregue anualmente aos Artesãos e artesãs que se destacarem na área do artesanato e da cultura popular no Município de Currais Novos.

Serão entregues a honraria aos Artesãos, Escultores e demais profissionais em atuação na área da Cultura Popular do Município de Currais Novos.

Os profissionais ora listados, serão indicados pelos Vereadores através
da propositura de Decreto Legislativo.

Cada Vereador poderá indicar 01 (um) profissional por ano e comprovar a veracidade e autenticidade do merecimento da honraria, via currículo do homenageado;

O homenageado de uma edição não poderá voltar a ser indicado em edições futuras;

A honraria é de caráter definitivo e só será revogada a qualquer tempo para o profissional que vier a cometer eventos desmerecedores da honraria ou que não sejam condizentes com
os princípios de ilibação moral relativas a pessoa humana;

O profissional que tenha sido homenageado por um Vereador não poderá ser por outro, ainda que seja em ano ou legislatura diferente.

A concessão da Comenda Artesã Luzia Dantas ocorrerá preferencialmente no dia 19 de março de cada ano, Dia do Artesão.

Instituto Histórico e Geográfico lança 101ª Edição da Revista IHGRN

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte lançou a 101ª edição da Revista IHGRN. Editada desde 1903, é a mais antiga publicação em circulação no Rio Grande do Norte. A obra está disponível para aquisição no prédio histórico e sua venda auxilia a manutenção e funcionamento da instituição.

Três editores foram responsáveis pelo projeto: o jornalista e sócio benemérito Gustavo Sobral, responsável pelo projeto editorial e gráfico; o diretor do Departamento de Pesquisa André Felipe Pignataro e o Diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu Pedro Simões. Os artigos foram selecionados por uma comissão e escritos por historiadores e pesquisadores do Rio Grande do Norte.

Uma novidade que a edição traz é o retorno do Dossiê Temático Municípios do RN, série de artigos iniciada na Revista IHGRN nº 97. O dossiê tem a finalidade de apresentar a história do estado a partir da história de cada um dos seus 167 municípios.

A revista foi impressa em duas versões, quanto à arte da capa. Uma delas é uma tela inédita do artista plástico natalense Dorian Gray Caldas, alusiva ao movimento modernista local. Chama-se “Lunares” e foi produzida entre 1949 e 1950. A segunda capa é uma fotografia do acervo da instituição, remetendo aos festejos do centenário da Independência do Brasil no RN. Tirada no dia 7 de setembro de 1922, nela, o então Governador Antônio José de Mello e Souza discursava durante a inauguração do monumento da Independência, na Praça 7 de Setembro, próximo ao palácio do governo.

O patrocínio da revista foi de uma sócia correspondente que, gentilmente, fez a doação do custeio integral do projeto. A produção gráfica ficou ao encargo do excelente trabalho da Offset Gráfica, de Ivan Jr.

Professor da UFRN é um dos oito brasileiros convidados a ajudar na escolha dos indicados ao Oscar

O diretor de cinema e professor de Audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Carlos Segundo, foi convidado para ser um dos oito brasileiros a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos para ajudar a escolher os indicados a maior premiação de cinema do mundo, o Oscar.

A lista dos novos integrantes convidados para integrar o corpo de votantes da premiação foi divulgada nesta terça-feira 25. Ao todo, a academia conta com 487 nomes de 57 países.

George Soares é o novo Conselheiro do TCE

Assembleia Legislativa do RN acaba de escolher o mais novo conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), trata-se do deputado George Soares (PV) o escolhido pela maioria dos deputados.

Soares obteve 12 votos contra 11 do deputado Gustavo Carvalho (PSDB).

Com a escolha de Soares, o seridoense Vivaldo Costa, primeiro suplente volta à Assembleia Legislativa do RN.

Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa discute turismo sustentável e as oportunidades da Economia Verde

O primeiro dia do Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa, aberto oficialmente nesta terça-feira (25), em Currais Novos, no Seridó potiguar, foi marcado pelas discussões em torno do desenvolvimento econômico desses territórios e do uso do turismo sustentável. A abertura teve a presença da governadora Fátima Bezerra, do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e contou ainda com o anúncio de que o fórum será contínuo, com edições a cada dois anos.

O Teatro Municipal Ubirajara Galvão, no centro de Currais Novos, sede das discussões deste ano, ficou lotado durante a solenidade de abertura, com a participação de especialistas, gestores de geoparques no Brasil e em Portugal. O evento transcorre até esta quarta-feira (26) em Currais Novos, que integra o território do Geoparque Seridó. A cerimônia de abertura contou com a apresentação do tradicional “Coco de Rodado Seridó”, da Escola Municipal Trindade Campelo, que destacou a herança cultural da região.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do evento para o Rio Grande do Norte. Ela comemorou a continuidade do encontro de geoparques de língua portuguesa. A próxima edição, em 2026, acontecerá em Arouca, que representa o Arouca Geoparque Mundial da Unesco.

Ela destacou a importância do evento para o avanço na implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos geoparques. “Aqui, temos a oportunidade de trocar ideias através de debates e intercâmbios, promovendo este destino turístico tão importante que é o Geoparque Seridó. Aproveitamos também a experiência e expertise que Portugal já possui nessa área”, pontuou.

A governadora enfatizou a importância do desenvolvimento sustentável com inclusão social. “Hoje é um marco, pois o Seridó, cravado na região da Caatinga, é a sede do fórum que trata dos geoparques mundiais da Unesco de língua portuguesa”, completou.

O embaixador português Luís Faro disse que a importância do fórum, para além de discutir políticas públicas voltadas para geossítios e o turismo sustentável, é o de unir e ampliar a cooperação entre os países lusófonos. “O que estamos vendo aqui é um sinal muito forte da união entre Portugal e Brasil. Não56 minVer tradução

Currais Novos ganha maior hospital de combate ao câncer do RN

A região do Seridó potiguar irá ganhar no final de julho o maior Hospital de Combate ao Câncer do Estado.

O equipamento de saúde, construído no município de Currais Novos, foi viabilizado por meio do mandato do senador, Styvenson Valentim, que destinou aproximadamente R$ 36 milhões em emendas para a Liga de modo a, entre outras coisas, viabilizar a unidade. “Esse hospital vai beneficiar toda a região do Seridó.

Ele é a concretização do nosso compromisso com a população e mais uma prova do nosso zelo pelo dinheiro público”, destacou o senador Styvenson Valentim.

O superintendente da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, Ivo Barreto, explica que a construção do hospital no município de Currais Novos, é um marco importante para a saúde do RN.

O hospital, que será mais uma unidade administrada pela Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, conta consultórios médicos e multiprofissionais, setores para exames de imagens, sala para exames, além de posto de coleta para exames de patologia clínica e cirúrgica, e sala para pequenos procedimentos.

A unidade também terá uma área de ensino, com salas de aula, biblioteca e laboratórios. O intuito é servir de laboratório para complementar a formação prática de profissionais de saúde.

O Centro de Diagnóstico e Ensino da Liga terá uma capacidade de atendimento mensal de cerca de 8 mil procedimentos, beneficiando cerca de 345 mil habitantes do Seridó.

A estrutura contará ainda com uma unidade itinerante móvel para atendimento multidisciplinar nas comunidades rurais.

A Liga Contra o Câncer é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1949 em Natal empenhada no tratamento e prevenção de câncer, além de ser referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Assembleia decide nesta quarta-feira, entre George Soares e Gustavo Carvalho, quem será o novo Conselheiro do TCE

A Assembleia Legislativa do RN vai escolher nesta quarta-feira (25), em sessão secreta, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado – TCE, na vaga destinada ao parlamento. Dois candidatos disputam a indicação. George Soares (PV) e Gustavo Carvalho (PSDB).

A Comissão de Finanças e Fiscalização aprovou a indicação de Antônio Ed Souza Santana para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na vaga destinada ao Ministério Público de Contas. Antônio Ed foi escolhido pela governadora Fátima Bezerra (PT) em lista tríplice, da qual ficou em primeiro lugar por critério de merecimento.