Lucas comemora em redes sociais, resultado de pesquisa

Nesse dia 19 de junho, o Blog JAIR SAMPAIO, divulgou pesquisa da SENSATUS PESQUISA E CONSULTORIA, que levantou dois cenários diferentes no quesito ESTIMULADO, e nos dois, o ex-secretário Lucas Galvão obteve o melhor resultado e seria eleito, prefeito de Currais Novos. Foi o que respondeu o grupo de 500 entrevistados, sendo 57 na Zona Rural e 443 na Zona Urbana.

A pesquisa está sob o registro RN-07540/2024.

No primeiro cenário temos as seguintes opções de nomes sugeridos:

Lucas Galvão, Zé Lins, e Ana Albuquerque. Neste quadro o resultado foi o seguinte: Lucas Galvão seria facilmente eleito com 45,00% contra 35,40% do seu principal opositor, Zé Lins. Já a vice-prefeita Ana Albuquerque ficaria com 4,60%.

No segundo cenário, um confronto direto entre Lucas Galvão e Zé Lins, a eleição teria o seguinte resultado: O prefeito de Currais Novos, conclamado pelas urnas, seria Lucas Galvão com 47,60% e Zé Lins amargaria o pior resultado, ficando em segundo com 36,80% dos votos.

Turismo: Sinalização dos Caminhos de Sant’Ana é lançada em Currais Novos

Foi na tarde dessa quarta-feira (19), com a presença de Dom Antônio Carlos, Administrador Diocesano.

A placa está afixada no pedestal da imagem de Sant’Ana, no patamar da Matriz.

O prefeito Odon Jr, a vice Ana Albuquerque, o pároco, padre Cláudio Dantas, padre Amaurilo, autoridades e membros de movimentos da igreja participaram do evento.Editado · 58 minVer tradução

Nova destinação dos resíduos sólidos foi tema principal de Assembleia da AMSO-TR

Representantes das administrações que integram a Associação de Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) estiveram reunidos nesta quarta-feira (19) na 5ª Assembleia Geral Extraordinária da entidade. O encontro ocorreu na sede da entidade e teve como pauta principal a discussão entre os associados sobre o destino dos resíduos sólidos após o fim dos lixões, programado para o mês de agosto.

O encontro foi comandado pelo presidente Ivanildinho Ferreira, prefeito de Santa Cruz, e serviu para dar deliberações sobre as ações que as administrações municipais tomarão para se enquadrarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que terá efeitos em todo o território nacional. Contribuiu com o debate o gerente técnico do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Seridó, Marcondes Silva.

“Nessa segunda assembleia da minha presidência, queremos debater soluções a respeito da destinação dos resíduos. Existem possibilidades que serão debatidas e trazidas para a discussão. Como o prazo está bem curto, a decisão também precisa ser tomada de forma célere, porém sempre com muita responsabilidade”, afirma Ivanildinho Ferreira, presidente da AMSO-TR.

O fim dos lixões é uma medida que entrou em vigor em 2021 apenas para capitais e regiões metropolitanas. A proibição terá no próximo mês de agosto como prazo final estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente para que os municípios encontrem novas alternativas na destinação dos resíduos sólidos produzidos pela sua população.

Representação
Além do presidente Ivanildinho, também estiveram presentes o prefeito de Florânia, Galo, e o prefeito de Santana do Seridó e secretário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Hudson Brito.

Outros prefeitos que não puderam comparecer mandaram seus representantes. Os secretários Francisco Araújo e Luciano Medeiros representaram Acari; o assessor jurídico Marcelo Xavier representou Currais Novos; a secretária Ana Paula Silva representou Lagoa Nova; o vice-prefeito Humberto Gondim representou Parelhas; o secretário Iago Araújo representou Jardim do Seridó e o chefe de gabinete José da Silva Júnior representou o município de Florânia.1 hVer tradução

Mais de mil servidores não responderam ao censo da educação do RN

A Secretaria de Estado da Educação do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) concluiu a análise dos dados produzidos a partir do Censo dos Servidores. Pelos dados, dos 20.620 servidores ativos que compõem a rede estadual de educação, 19.601 responderam ao censo, devidamente lotados em seus postos de trabalho.

Os números mostram que 1.019 servidores não responderam, sendo que: 670, o que representa 3,4%, estão cedidos ou de licença, sem ônus para o governo estadual; 128, equivalente a 0,6%, são servidores alocados que não responderam e 221, representando 1%, estão sem registros em suas folhas funcionais.

Para a pasta, a taxa de resposta sugere um bom engajamento dos servidores com o censo.

“A realização do censo é fundamental para garantir que tenhamos dados atualizados dos nossos servidores, o que nos permite planejar e executar políticas públicas de maneira mais eficaz. A alta taxa de resposta demonstra o compromisso dos nossos profissionais com a melhoria contínua da gestão pública”, frisou a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista.

Mas a participação no censo foi obrigatória para todos os servidores ativos, incluindo efetivos, comissionados e celetistas, exceto para aqueles que ingressaram no serviço público neste ano.

A reportagem da Agência SAIBA MAIS procurou a SEEC/RN para saber informações sobre o grupo de servidores que não respondeu ao censo, inclusive o que pode vir a acontecer com eles. A secretaria informou que, de acordo com a portaria que regulamentou a iniciativa,“O não cumprimento ou a prestação de informações incorretas acarretará em apuração por meio de Processo Administrativo, conforme a legislação vigente, o que pode resultar na suspensão do pagamento no mês subsequente, sendo o restabelecimento do pagamento condicionado à regularização da situação funcional, conforme a portaria interadministrativa Nº 678, de 18 de março de 2024”.

Do SAIBA MAIS

Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura estimula a participação feminina na construção de políticas públicas



O som do Batuque de Mulheres do Grupo Gami e a alegria das artistas circenses Aranha e Ju Modro deram início ao I Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura, em Natal, nesta terça-feira (18). Durante os dias 18 e 20 de junho, o Complexo Cultural Rampa, na Zona Leste de Natal, será tomado por mulheres fazedoras de cultura, com mesas temáticas, oficinas e programação cultural
A abertura do seminário contou com a participação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e das ministras da Cultura, Margareth Menezes, e das Mulheres, Cida Gonçalves. Também participaram a Secretária Extraordinária de Cultura, Mary Land Brito, a secretária das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Olga Aguiar, o diretor da Fundação José Augusto, Gilson Matias, e outros membros do secretariado estadual, parlamentares e representantes de movimentos sociais organizados.

O Seminário é uma iniciativa do Ministério das Mulheres, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, para promover a troca de experiências, fortalecer a organização e estimular a participação social e política delas na construção de políticas públicas.

“Vamos fortalecer as políticas públicas para as mulheres de forma que cada vez mais elas alcancem lugares de poder, não só na cultura, mas em todos os lugares. Tá na hora de avançar na luta contra preconceitos e violências e a favor de uma melhor qualidade de vida para a população feminina. Viva as mulheres, viva os direitos das mulheres”, conclamou Margareth Menezes.4 hVer tradução

Flávio Azevedo assume cadeira no senado nesta quarta-feira

O empresário Flávio Azevedo (PL) assumirá temporariamente o cargo de senador nesta quarta-feira 19, a partir das 16h, em solenidade no plenário do Senado. Primeiro suplente do senador Rogério Marinho (PL), que se licenciará durante 120 dias para se dedicar integralmente às campanhas eleitorais municipais do partido no Estado, Flávio presidiu a Federação das Indústrias do RN (Fiern) de 2003 a 2011 e foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre 2008 e 2011.

Esta é a primeira vez que Flávio Azevedo assume como senador, mesmo que durante um período determinado. Irmão do também empresário Haroldo Azevedo, que foi suplente de senador de Geraldo Melo, morto em março de 2022, ele é dono do jornal Tribuna do Norte e da rádio Jovem Pan News de Natal.

Nesta segunda-feira 17, Rogério Marinho confirmou à Folha de S. Paulo que foi “designado pelo presidente do PL, Waldemar Costa Neto, para ajudar a reorganizar o partido no Nordeste”. O objetivo é aproveitar as eleições municipais para mostrar ao eleitor nordestino que ele tem afinidade” com o que o PL representa e defende, contra as características atribuídas ao PT do presidente Lula.

Lula cumpre agenda em Fortaleza nesta quinta-feira

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visita Fortaleza na tarde desta quinta-feira (20) para entrega de 416 unidades habitacionais. Antes, o chefe do executivo nacional tem agenda prevista para o Palácio da Abolição, sede do governo do Estado, onde anuncia investimentos para instituições federais do Ceará.

A cerimônia de entrega das unidades habitacionais ocorre às 16h, no Residencial Cidade Jardim III. As unidades são financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Odon entrega última obra de gestões anteriores

Foi nessa segunda-feira (17), ocasião em que o prefeito afirmou:

“Hoje foi um dos dias mais emocionantes desses quase 7 anos e meio que estamos a frente da Prefeitura Municipal de Currais Novos. Entregar a última obra que ficou de gestões passadas.

Essa Creche do Paizinho Maria, quando vereador conquistei junto a então Deputada Federal Fátima Bezerra os recursos no Governo da Presidente Dilma e quis a história e o povo que eu viesse ser o Prefeito para concluir essa obra tão importante para a educação de crianças do Bairro Paizinho Maria e Alto de Santa Rita”.

ESTRUTURA

“Escola com estrutura bem concluída, minha gratidão ao Deputado Benes e os vereadores Cleyber e Edmilson, ao Deputado Mineiro e a vereadora Rayssa e ao Senador Jean Paul por destinar 250 mil de emenda que ajudou na conclusão.

Agradecer aos Secretários que passaram e atuais, Jorian, Andreia, Lourdes e Joelmir na Educação e Lucas Galvão e Elton do Ó que passaram pela Infraestrutura.

Tia Neta foi uma mulher batalhadora, merendeira do Educandário Jesus Menino e moradora do Bairro Paizinho Maria, teve sua vida dedicada as crianças.

PRÊMIO

O Prêmio que recebemos em Brasília de Prefeito Amigo da Criança fala muito sobre essas ações voltadas para as crianças e adolescentes nos últimos 7 anos e meio.

Gratidão a Deus por esse momento!”, concluiu o prefeito Odon Jr.2 minVer tradução

Edital apoiará projetos de incentivo ao esporte feminino com até R$ 500 mil

Com o compromisso de promover a inclusão social e a equidade de gênero, o Instituto Neoenergia, com parceria técnica da Auíri, está com inscrições abertas através do Edital Jogando Juntas de incentivo ao esporte feminino.

O Jogando Juntas vai selecionar projetos de qualquer modalidade esportiva, exclusivo a mulheres, no Rio Grande do Norte. Os contemplados podem receber um apoio financeiro de até R$ 500 mil.

As inscrições devem ser feitas no site do Instituto Neoenergia (www.neoenergia.com/web/instituto-neoenergia) até o dia 31 de julho. As organizações da sociedade civil interessadas em participar da seleção devem estar enquadradas na Lei Federal do Esporte (11.438/2006) ou na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (13.918/2009).

Os projetos precisam atender pelo menos um entre três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): erradicação da pobreza; igualdade de gênero; ou redução das desigualdades.

Geraldo Dantas (Gegê) se reúne com Dr. Eduardo, Lucas e equipe de apoiadores

No final de semana passado, Gegê, que é pré-candidato a vereador pelo PSD em Currais Novos, teve uma intensa agenda de reuniões com apoiadores, capitaneados pelo ex-vereador, médico Eduardo Pontes.

Nesses encontros, Gegê teve oportunidade de escutar sobre as necessidades do município e o que fazer, contribuindo para solucioná-las.

Geraldo (Gegê) também teve um encontro com o pré-candidato a prefeito Lucas Galvão, conversando sobre pautas importantes para o município de Currais Novos.