Lançado oficialmente ontem na CDL, o CN.HUB

O evento aconteceu na noite dessa segunda-feira (17), contando com as presenças do prefeito Odon Jr., o vereador Mattson Ranier, Edinete Nascimento (SEBRAE), Gilson Bezerra, presidente da CDL, o vereador João Gustavo, empresários e estudantes universitários, envolvidos na iniciativa.

O que será o CN Hub?

A infraestrutura ficará na sede da CDL no centro da cidade, 03 negócios de base tecnológica em fase inicial serão selecionados, em edital lançado ontem, para embarcar no programa de seis meses de formação e acompanhamento com profissionais da área.

Além do acompanhamento técnico, as empresas terão seis meses de espaço físico para trabalhar com a sua equipe, onde os negócios serão feitos dentro do próprio Hub.

O objetivo é amadurecer negócios de base tecnológica e entregar para o mercado local empresas com faturamento, gerando emprego e solucionando problemas reais.

O CN HUB é um avanço no amadurecimento do ecossistema de inovação de Currais Novos e será um marco de infraestrutura e política pública de apoio aos negócios inovadores.

Atletismo cerrocoraense é campeão estadual no sub-18

A Associação Esportiva e Cultural de Cerro Corá (AESC) é campeã de Atletismo no Rio Grande do Norte na categoria sub-18, tendo como destaques os campeões brasileiros João Arthur, Robinho e Jorge Mizael nas competições ocorridas 15 e 16 em Natal.

João Arthur venceu o salto em distância de 200 metros e os 110 com barreira, enquanto Jorge Mizael venceu os 400 metros rasos e 400 com barreira e no salto triplo. Robinho foi primeiro colocado nos saltos com vara e altura e Marcos Eduardo foi primeiro lugar no lançamento do martelo com 52 metros, Rafael Damasceno os 100 metros e Maxwendell foi primeiro no lançamento do dardo e ainda Rivaldo venceu o lançamento disco.

A equipe de Atletismo de Cerro Corá também ganhou medalha de ouro no revezamento 4 x 100 metros com Arthur, Jorge, Robinho e Renan Rafael.

Já no feminino a AESC foi ouro com Lara Yasmin no 5 mil metros da marcha atlética.

Outros resultados

Prata com Renan no lançamento do martelo e Jhonatan no salto com vara, além de bronze no 110 metros para Renan e João Pedro no salto em altura.

No Estadual adulto ouro pra Brenna Munique no 400 com barreira e prata no 400 metros rasos.

Festival Tânia Padilha

Destaque para Luana Borges ouro no 75 metros, Emily Beatriz ouro no 3 mil metros da marcha e ouro pra Mirelle Lhorany no 1. 000 metros.

Jornalista formada pela UFRN recebe prêmio nacional

“Sou uma mulher, preta e potiguar, vim de uma cidade do interior do RN (Macau). Nunca imaginei que poderia chegar tão longe, com um reconhecimento nacional. A felicidade não cabe no meu peito e sei que é só o começo de tudo”, relata Cecília Costa, vencedora do prêmio Intercom de Monografia 2024. Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ex-bolsista da Agência de Comunicação (Agecom/UFRN), Cecília conquistou a premiação concedida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A monografia produzida pela ex-aluna do Departamento de Comunicação da UFRN, intitulada Quem ama não mata: uma análise da cobertura sobre feminicídio no portal do G1 RN, foi selecionada para receber o prêmio após passar por uma comissão avaliadora composta por 24 pesquisadores de todo o Brasil. Cecília conta que já vem pesquisando sobre o assunto há muito tempo. “A temática da violência contra a mulher, com o recorte do feminicídio, é algo que já venho estudando desde 2018, mas de forma intuitiva e independente. O resultado da minha monografia é uma construção de muitos anos”, relata.

O prêmio, que tem como principal objetivo reconhecer e evidenciar a produção e a pesquisa científica ligada à área da comunicação no país, é dividido em 4 categorias: graduação, mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado. Os trabalhos que recebem as premiações concedidas pela Intercom precisam atender a algumas exigências, são elas: relevância e atualidade do tema; qualidade do texto; contribuição para a área; e abordagem teórico-metodológica.

A jornalista fala que ouviu o termo “feminicídio” pela primeira vez em 2017, antes mesmo de ingressar na Universidade, e decidiu se aprofundar no assunto após começar a sua trajetória dentro da UFRN. “Direcionei o meu estudo para analisar a cobertura de casos de feminicídio realizada pela imprensa brasileira. A abordagem realizada pela mídia, muitas vezes, é romantizada, irresponsável e culpabiliza e revitimiza a vítima (e os seus familiares), com viés machista que reforça estereótipos de gênero.

Casa Durval Paiva inicia venda de tickets físicos do McDia Feliz

36ª edição do McDia Feliz vai acontecer no dia 24 de agosto. Renda da venda antecipada será totalmente revertida para a instituição

A Casa Durval Paiva inicia a venda antecipada dos tickets da edição comemorativa da 36ª edição do McDia Feliz, uma das maiores campanhas de mobilização em prol da saúde e educação de crianças e jovens do Brasil. As chances de cura do câncer infantojuvenil são de até 80%, se for diagnosticado precocemente. Neste ano, a ação vai acontecer no dia 24 de agosto (sábado).

A venda de tickets antecipados do sanduíche Big Mac já está disponível, no valor de R$ 19, para venda física na instituição, através do 4006.1600. Ao adquiri-lo, você garante um Big Mac, que será retirado no dia D do McDia Feliz, dia 24 de agosto, e ainda ajuda a Casa Durval Paiva a salvar muitas vidas, pois 100% do valor do tíquete retorna para a instituição e será direcionado para a continuidade do Projeto Diagnóstico Precoce.

“O ato da doação pode ser feito em diversas formas e essa é uma delas. A Casa Durval Paiva é feita de afeto e colaboração mútua, valorizando e unindo pessoas. Através da nossa missão, que é acolher a criança e ao adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas, buscando a cura. Além de conscientizar e alertar, de forma ampla, sobre o diagnóstico precoce, que pode salvar muitas vidas”, comenta Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva.

Acompanhe as redes sociais da Casa Durval Paiva e conheça todas as ações, que estão sendo realizadas pela instituição: @casadurvalpaiva. Faça parte e ajude a salvar vidas!

Enem: pelo menos 5 milhões se inscreveram para a edição de 2024

O Ministério da Educação (MEC) registrou 5.055.699 inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. O número ainda pode aumentar porque o governo federal vai garantir um período extra para os candidatos do Rio Grande do Sul se inscreverem, entre 16 e 21 de junho.

O número definitivo de inscrições confirmadas e do perfil do participante será divulgado após a compensação de todos os pagamentos da taxa de inscrição de R$ 85. O prazo se encerrará na quarta-feira 19. O pagamento é feito por meio de boleto do Banco do Brasil, disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame, por meio do login único do Gov.br.

Servidores do RN sem concurso podem se aposentar pelo Ipern, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, reafirmou a jurisprudência de que servidores admitidos sem concurso público ou que tenham adquirido estabilidade a partir da Constituição Federal de 1988 possam se aposentar através do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A medida beneficia mais de 3 mil servidores do Governo do Rio Grande do Norte.

A decisão, proferida no dia 11 de junho, encerra a discussão que envolvia a decisão emitida no ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que estabelecia a data-limite de 25 de abril para que servidores contratados sem concurso se aposentassem pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern). Após a data, os trabalhadores teriam de se aposentar pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com a decisão, cuja relatoria é do ministro Luís Barroso, “são vinculados ao regime próprio de previdência social(…) as aposentadorias e pensões já concedidas ou com requisitos já satisfeitos até a data da publicação da ata de julgamento destes embargos declaratórios”.

Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), a decisão do Supremo Tribunal Federal reconheceu a atuação do Governo do Estado no tema, que protocolou, ainda no início do ano, uma reclamação contra a decisão do TCE.

“Através de uma ação que ingressamos, o STF reconheceu o direito dos servidores públicos não concursados a optarem pela aposentadoria no chamado regime próprio da Previdência”, disse ela.

O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Rio Grande do Norte (Ipern), Nereu Linhares, explicou que, a partir de agora, qualquer servidor público que preenchia os requisitos permanece com o direito de se aposentar pelo regime próprio na data em que lhe prover.

Com ministração do Crisma Dom Antônio se despede de Currais Novos

A última celebração eucarística de Dom Antônio Carlos foi na noite dessa domingo, na Matriz de São Francisco de Assis em Currais Novos.

Na sua fala, Dom Antônio lembrou que, foi a Matriz de São Francisco, a ser instalada por ele, há 10 anos, quando chegava a Diocese de Caicó.

EXPECTATIVA

Dia 25 próximo, Dom Antônio já estará em Petrolina, Diocese para a qual foi transferido.

Ele falou que, apesar de Caicó ser a sede da Diocese, sempre procurou estar presente aos eventos, pela importância da cidade e também pelo trabalho pastoral desenvolvido aqui.

Dom Antônio afirmou que, sempre foi muito bem recebido em Currais Novos, e disse “recebam bem o novo bispo que foi enviado para a Diocese”.Editado · 2 hVer tradução

Federação PSDB e Cidadania deverá ter nominata forte em Currais Novos

O deputado estadual Ezequiel Ferreira, pelo PSDB e o ex-deputado Wober Júnior, pelo Cidadania, trabalharam bem nas articulações, e a nominata vai apresentar uma forte dlenco para o pleito de vereador em Currais Novos, em outubro próximo.

Encabeçam a relação de pré-candidatos:

Encabeçam o time:

João Neto, vereador por vários mandatos, a ex-vereadora Maria Aparecida (Dadá) a vereadora Leilza Palmeira e o vereador Lucieldo da Silva.

Evento CULTIVAR reúne nesta terça, 16 municípios em Caicó

O Projeto Trapiá Semente, da Associação Cultural Trapiá, realiza no Centro Cultural Adjuto Dias, dia 18, das 14h às 17h, o evento CULTIVAR, que reúne todos os grupos de teatro, já formados pelo Projeto Trapiá Semente desde 2022.

O evento conta com a participação de 16 grupos, dos 16 municípios já contemplados pelo projeto: Acari, Cruzeta, Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Equador, Ipueira, Ouro Branco, Parelhas, São Fernando, Santana do Seridó, e São José do Seridó, das edições 2022 e 2023, e os que estão no projeto neste ano de 2024, São João do Sabugi, Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

A programação terá abertura com Esquete “Como manter um grupo de teatro”, em seguida espetáculo “CondenadXs” e finaliza com Aulão de Atuação.

O Projeto Trapiá Semente é realização é da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern.

A produção é da Mapa Realizações Culturais e conta com apoio das Prefeituras Municipais.

Deputado Francisco visita escolas beneficiadas por ações de seu mandato

O deputado estadual Francisco (PT) cumpriu agenda no último sábado(15) em diferentes municípios do RN e pôde constatar resultados de ações de seu mandato em algumas escolas.

A primeira delas foi a Escola Estadual Marluce Lucas, em João Câmara, na região do Mato Grande. A instituição comprou cadeiras, carteiras, projetores, computadores e impressoras, além de instalar sistema de monitoramento, com o recurso de 50 mil reais de emenda destinada pelo parlamentar.

“É sempre muito gratificante quando a gente vê o recurso que a gente destina, sendo tão bem utilizado. Fico muito feliz com isso”, disse o deputado.

Já na cidade de Bento Fernandes a visita foi à escola Senador João Câmara, que está sendo reformada pelo Governo do Estado. A ação foi resultado de requerimento apresentado pelo deputado Francisco.