Facisa celebra 16ª Semana de Enfermagem

Entre os dias 12 e 20 de maio, a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) celebra a 16ª Semana de Enfermagem. O principal evento ocorre no dia 14, com o tema Histórias de Sucesso: empreendendo e inovando na Saúde no interior do Rio Grande do Norte. A programação é diversa e fomenta o conhecimento na área. As inscrições podem ser realizadas pelo Sigaa.

No dia 14 de maio, a programação conta com momentos de conversa e interação entre os docentes, discentes e atuantes da área. A primeira mesa-redonda ocorre a partir de 9h45, intitulada como Atuação dos Egressos de Enfermagem em Diversas Áreas do Trabalho – Histórias de Sucesso, ministrada pela docente Héllyda de Souza. A segunda, ministrada pelo docente e coordenador do evento Luiz Alves Morais, Empreendedorismo na Enfermagem – Histórias de Sucesso, ocorre às 14h.

Além da programação central, serão ofertados minicursos, entre os dias 12 e 20 de maio, abordando diferentes temáticas relevantes para a atuação profissional em saúde. As capacitações variam entre o formato presencial e remoto, pelo Google Meet, ampliando o alcance do evento. As atividades são direcionadas para os estudantes da graduação e profissionais de enfermagem da região, como enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Segundo o coordenador do evento, Luiz Alves, a Semana de Enfermagem é um marco anual na instituição e tem como objetivo celebrar o Dia do Enfermeiro, além de valorizar a atuação da enfermagem na região. ‘A importância desse evento é justamente celebrar o Dia do Enfermeiro e divulgar a profissão. Ele é voltado para os estudantes do curso, mas também, especialmente, para todos os profissionais de enfermagem de Santa Cruz e região’, destaca.

A programação é organizada por uma comissão de docentes, com o apoio direto de estudantes do curso de Enfermagem. O evento também fortalece o vínculo entre a universidade e os serviços de saúde de Santa Cruz e região, que contam com hospitais, unidades básicas, clínicas e serviços privados.

Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa debate problemas e soluções para o Regula RN

Problemas como filas de espera, demandas reprimidas, peregrinação em busca de atendimento, direitos do paciente e até os próprios avanços do sistema de saúde foram pautas da audiência pública que a Comissão de Saúde da ALRN realizou na manhã desta terça-feira (6). O debate contou com a presença de gestores estaduais e municipais de Natal e do interior do RN, além do Ministério Público, Defensoria Pública e OAB.

Na abertura, a deputada Cristiane Dantas (SDD) citou o objetivo do evento: “Queremos ouvir os gestores e fazermos uma interlocução sobre as demandas que chegam até nós sobre a regulação, ouvir secretários e gestores e o posicionamento da secretaria quais são os encaminhamentos que estão sendo feitos. Sem dúvida o fluxo foi melhorado, mas sempre temos a melhorar e organizar, direcionando da melhor forma possível”, afirmou a parlamentar, que é presidente desta comissão.

Membro da comissão, o deputado Galeno Torquato (PSDB) afirmou que há reclamações da população e demandas reprimidas, tanto por parte dos exames de alta complexidade, quanto da parte cirúrgica. “Por mais que o governo tenha se esforçado em melhorar, por mais que tenham sido feitos mutirões de cirurgias, há uma falta de logística muito grande em relação à regulação. Um exemplo é a minha região, em Pau dos Ferros, onde muitas vezes o paciente é regulado para Mossoró e Mossoró não está em condições de receber”, exemplificou.

Potiguar preso por 8/1 descumpre medidas cautelares e Moraes pede explicação

O potiguar Daywydy da Silva Firmino, que foi preso por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e posteriormente ganhou liberdade provisória com tornozeleira eletrônica, descumpriu as medidas cautelares três vezes nos últimos meses. Com isso, precisará prestar esclarecimentos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Firmino ganhou liberdade provisória em 13 de março de 2023, mediante a imposição de medidas cautelares. A lista inclui uma série de determinações, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. O juiz da 4ª Vara das Execuções Criminais de São Paulo-SP, no entanto, informou que o réu incorreu na violação de fim da bateria, ou dispositivo desligado, por três vezes neste ano, em 8 de fevereiro, 29 de março e 12 de abril de 2025.

Com isso, Moraes enviou um despacho para que a defesa de Firmino preste esclarecimentos sobre os descumprimentos das medidas cautelares impostas, sob pena de decretação imediata da prisão, no prazo máximo de cinco dias, além da apresentação de alegações finais, no prazo de quinze dias, sob pena de nomeação da Defensoria Pública da União. O despacho data de 29 de abril, mas a intimação eletrônica ocorreu em 1º de maio. Ainda não há atualização, dentro do processo, sobre o resultado da intimação e o que a advogada de Firmino respondeu.

Não foi a primeira vez que ele descumpriu medidas cautelares, ainda que parcialmente. Em 9 de agosto do ano passado, a 4ª Vara das Execuções Criminais do Foro Central Criminal da Capital de São Paulo (SP) informou o descumprimento de medidas cautelares por parte de Firmino, consistente na violação de área de inclusão, ocorrida das 19h05 às 19h16.

Do SAIBA MAIS

Deputado Francisco do PT destina R$ 140 mil em emenda para estruturas da PM no Seridó

O deputado estadual Francisco do PT destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 140 mil para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O recurso será dividido igualmente entre dois importantes municípios da região do Seridó.

Em Parelhas, serão investidos R$ 70 mil na preservação do patrimônio das instalações físicas da sede da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar, garantindo melhores condições de trabalho para os policiais e mais segurança para a população.

Já em Caicó, os outros R$ 70 mil serão aplicados na reforma da sede do Comando de Policiamento Regional II, contribuindo para a melhoria da estrutura de comando e da operacionalidade da corporação na região.

Para tratar do assunto, o deputado Francisco do PT se reuniu nesta terça-feira (06) com o comandante-geral da Polícia Militar do RN, Coronel Alarico. Durante o encontro, foram discutidos os investimentos e a importância de fortalecer a estrutura física das unidades da PM no interior do estado.

Com a iniciativa, o deputado reafirma seu compromisso com a segurança pública e com o fortalecimento das instituições que atuam na proteção da sociedade potiguar. “Investir na estrutura da Polícia Militar é valorizar o trabalho dos profissionais que arriscam suas vidas diariamente para garantir a paz e a ordem em nosso estado”, destacou Francisco do PT.

Projeto que aumenta número de deputados federais não altera bancada do RN

O projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 527 não vai alterar a bancada do Rio Grande do Norte. A proposta é uma tentativa de atender a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que mandou o Congresso Nacional atualizar, até 30 de junho de 2025, a distribuição de cadeiras com base nos dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A bancada do Rio Grande do Norte na Câmara Federal é formada, atualmente, por oito parlamentares: Natália Bonavides (PT), Fernando Mineiro (PT), Benes Leocádio (União Brasil), Carla Dickson (União Brasil), João Maia (PP), Robinson Faria (PL), General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL).

Esse número será mantido mesmo com a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 177/23, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ). Isso porque a ideia é mudar o texto para que os estados que tiveram as populações reduzidas não sofram com a diminuição de suas bancadas na Câmara Federal.

A Câmara dos Deputados pretendia votar o requerimento de urgência do projeto na segunda-feira (5), mas a votação em plenário foi adiada para esta terça-feira (6).

Caso não atenda à determinação do STF, a decisão final sobre o tamanho das bancadas estaduais ficará a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Rio Grande do Norte, no entanto, não corre o risco de perder cadeiras na Câmara Federal.

A determinação do STF não prevê o aumento do número de deputados, mas sim a redistribuição das cadeiras entre as bancadas estaduais com base no critério da proporcionalidade.

Quem são os militares e policiais do Núcleo 4 julgados a partir de hoje pelo STF

O STF começou a julgar nesta terça-feira, mais sete denunciados pela PGR por envolvimento na trama bolsonarista de golpe de Estado.

No novo julgamento, os cinco ministros da Primeira Turma vão analisar as acusações contra integrantes do chamado “Núcleo 4” da denúncia de Paulo Gonet. São eles:

Ailton Gonçalves Moraes Barros, major da reserva;
Ângelo Martins Denicoli, major da reserva;
Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente;
Guilherme Marques de Almeida, tenente-coronel;
Reginaldo Vieira de Abreu, coronel;
Marcelo Araújo Bormevet, policial federal;
Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal.

Esse grupo, segundo a acusação, foi responsável por propagar desinformação nas redes de modo a desacreditar o sistema eleitoral brasileiro e a credibilidade das urnas eletrônicas, além de atacar oficiais das Forças Armadas que não aderiram ao passeio golpista pretendido no governo passado.

CELULARES DOS ADVOGADOS ESTÃO ON

Depois de receber fortes críticas por ter lacrado celulares de advogados e jornalistas que acompanhavam o último julgamento, a Primeira Turma vai liberar o uso do aparelho.

Fonte: Veja e Metrópoles

Acontece: MAIO em Currais Novos

01 – Corrida do Trabalhador
01 à 04 – São José (Poço da Serra)
09 e 10 – Estadual de Judô
09 a 13 – N Sra Fátima (Santuário)
15 à 17 – N. Sra Fátima (Maxixe)
16 a 18 – ERLA
17 e 18 – Currais Cup Handebol
20 – JUVERN´S
23 à 25 – Cactus Moto Fest
30 a 01/06 – SW Seridó
31/05 e 01/06 – Seridó Tattoo Arte 2025

Currais Novos passa a integrar Sistema Nacional de Trânsito (SNT)

Com a criação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, o município de Currais Novos passou a integrar o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), esta confirmação se deu no último dia 25 de abril com a publicação da portaria nº 330 da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Integrando este sistema, o município está apto a executar diversas atividades relacionadas ao trânsito, como a fiscalização, educação em trânsito, aplicação de penalidades, entre outras ações que garantam a segurança, a fluidez e o conforto do trânsito na cidade.

Prefeito de Acari conversa com Carlos Eduardo

O jornalista Vicente Serejo publica em sua coluna na TN:

O prefeito Fernando Bezerra, de Acari; o ex-deputado federal Rafael Mota; e o ex-deputado estadual Kelps Lima estão em S. Paulo para uma conversa com Carlos Eduardo Alves.

Do Blog

Seria tratativa, com o ex-prefeito de Natal, a respeito de uma nominata para deputado federal em 2026 no Rio Grande do Norte.

Declaração de Rebanho 2025 acontece de 1º a 31 de maio.

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) alerta os produtores rurais de todo o estado: mesmo com o fim da vacinação contra a Febre Aftosa, a declaração de rebanho continua obrigatória para todos os animais de produção. E a primeira etapa da Campanha de Declaração de Rebanho 2025 acontece de 1º a 31 de maio.

Durante esse período, os produtores devem comparecer ao escritório do IDIARN, da Emater ou da Secretaria Municipal de Agricultura mais próxima para realizar a declaração e manter seus dados atualizados junto aos órgãos de fiscalização.

Esse processo é essencial para que o Rio Grande do Norte mantenha o status de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, reconhecimento conquistado com muito esforço e que abre portas para novos mercados, fortalece a economia local e assegura a sanidade do rebanho potiguar.

O IDIARN reforça que a declaração é uma exigência sanitária obrigatória e que o não cumprimento dentro do prazo pode acarretar em penalidades e restrições aos produtores. A colaboração de todos é fundamental para preservar essa importante conquista da agropecuária potiguar.

SERVIÇO – Declaração de Rebanho 2025

Data: De 01 a 31 de maio de 2025
Local: Qualquer escritório IDIARN, Emater ou Secretarias Municipais de Agricultura.
Público: Criadores de todas as espécies de produção.