Felcs celebra 10 anos e oferece nova pós-graduação

Situada em Currais Novos, a 180km de Natal, a Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs) contribui para a formação de profissionais oferecendo seis cursos de graduação. Já no terreno da pós-graduação, o campus traz novidades: em 2024 a unidade verá a inauguração do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) na UFRN e celebrará uma década do Programa de Pós-Graduação em Letras (ProfLetras).

O Profiap é oferecido em diversas universidades do Brasil e chega na UFRN graças a um edital lançado pelo Comitê Gestor Nacional do projeto em novembro de 2023. A Felcs foi selecionada como o lar do curso por ter apresentado uma proposta que cumpria os requisitos do documento. O programa contará com professores da Felcs e do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN). Este será o primeiro mestrado externo à UFRN a chegar em Currais Novos.

Em agosto, o Profiap receberá a sua primeira turma. Segundo Antônio Batista da Silva Oliveira, coordenador do curso, a expectativa é a realização de ações como pesquisas, parcerias, eventos e projetos, promovendo o desenvolvimento regional. “Esse mestrado tem metade das vagas para servidores e a outra metade para qualquer pessoa interessada, o que também vai gerar um intercâmbio de ideias muito rico”, afirma Antônio.

O mestrado profissional terá duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas e Administração Pública e Organizações. De acordo com Antônio, há planos de ampliar o nível da Felcs no campo internacional, o que pode ser um fator de crescimento profissional, científico e socioeconômico para a região. Além disso, a meta é, futuramente, instituir um curso de doutorado.

“É um programa que há muito tempo tínhamos desejo de implantar aqui em Currais Novos”, afirma Alexandro Gomes, diretor da Felcs. Para o diretor, o curso vai contribuir para o fortalecimento da pós-graduação no interior.

Zé Lins abre dez pontos de vantagem em Currais Novos

O ex-prefeito Zé Lins está com uma diferença de quase 10% do segundo colocado, o ex-secretário de Obras, Lucas Galvão, na disputa pela prefeitura de Currais Novos, de acordo com a Qualittá Pesquisas, que entrevistou 471 eleitores, no dia 17 de julho.

Quando os entrevistadores, sugerindo nomes de pré-candidatos, de forma estimulada, perguntaram “se a eleição para prefeito de Currais Novos fosse hoje, em qual desses nomes você votaria?”, as respostas foram: Zé Lins 42%; Lucas Galvão 32,1%; indecisos 17,2%; nenhum 7,6% e Ana Albuquerque 1,1%.

Já na espontânea, Zé Lins 29,7%; Lucas Galvão 25,1%; indecisos 36,7%; nenhum 8,1% e Odon 0,4%.
Quando foi perguntando sobre “Qual o político do estado que se lhe pedisse para votar em alguém você
votaria?”, surge um empate técnico entra Odon Júnior (21,23%), Styvenson Valentim (19,96%), Indeciso (21,02%), Ezequiel Ferreira (6,16%), Fátima Bezerra (1,91%), Rogério Marinho (1,49%) e Zenaide
Maia (0,64%).

O ex-prefeito Zé Lins é o menos rejeitado. Com a pergunta, “você não votaria de jeito nenhum?”,
Ana Albuquerque (33,97%), Indeciso (24,42%), Lucas Galvão (13,59%), Zé Lins (13,16%) Nenhum (10,19%) Outro (4,67%).

O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é o RN-00033/2024. A margem de erro é de 4,48%, para mais ou para menos. O índice de confiabilidade é 95%.

Tribuna do Norte

Fecomércio-RN promove encontro com parlamentares federais para debater impactos da reforma tributária

Senadores, deputados federais e presidentes das federações do setor produtivo do Rio Grande do Norte estarão reunidos, no dia 29 de julho, a partir das 8h30, no Hotel-Escola Barreira Roxa, para uma reunião técnica fechada, que debaterá a regulamentação da Reforma Tributária.

O encontro, liderado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio RN), contará com a presença o economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Felipe Tavares; da Federação das Indústrias (FIERN), Federação da Agricultura e Pecuária (Faern), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros (Fetronor), Federação das Associações Comerciais (Facern); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL RN);

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RN), do Instituto Metrópole Digital e do Parque Metrópole.

Além do contexto global da regulamentação da reforma, serão apresentados cálculos dos impactos para as micro e Pequenas Empresas (MPEs) e para o segmento da Tecnologia da Informação (TI).

Conforme a proposição do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024 – já aprovado na Câmara dos Deputados e com debate no Senado previsto para agosto – estima-se que as empresas de TI terão um aumento de mais de 300% na alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), além de perda de competividade para as MPEs.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, explica que o debate é extremamente salutar e tem preocupado as entidades, uma vez que as empresas do setor de TI, cruciais no processo de desenvolvimento econômico, podem perder diferencial competitivo e ter aumento significativo

Bandeira tarifária de energia volta a ser verde em agosto

A bandeira tarifária de energia elétrica em agosto será verde, o que significa que as contas de luz dos consumidores não terão custo extra no próximo mês. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as condições favoráveis para geração de energia elétrica no país permitem a adoção da bandeira sem cobrança.

No mês passado, a Aneel tinha estabelecido bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos, por causa da previsão de chuva abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia.

“No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, explicou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. O cálculo para acionamento de cada bandeira leva em conta principalmente o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, sem custo extra.

Carlos Eduardo Alves define coordenadores de campanha e mantém mistério sobre vice

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), pré-candidato à Prefeitura do Natal, anunciou os coordenadores de sua campanha nesta sexta-feira 26: a atual vice-prefeita, Aíla Cortez, e o ex-presidente da Urbana Jonny Costa. E reafirmou que o anúncio do nome escolhido para ser seu vice na chapa majoritária somente será feito na próxima semana, antes da convenção partidária do PSD, marcada para o dia 3, no Centro Educacional Dom Bosco, em Lagoa Azul, Zona Norte da capital potiguar.

O nome de Aíla chegou a ser cogitado para vice.

Ontem, Carlos Eduardo também rebateu informações de bastidores que davam como certo o anúncio do vice durante a visita oficial do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, neste sábado 27.

O evento “Encontro com Kassab” ocorrerá no Versailles Recepções a partir das 15h e reunirá lideranças partidárias, filiados, candidatos a prefeito e vereador e aliados políticos para discutir estratégias políticas e preparar o partido para o início oficial da campanha eleitoral em 16 de agosto.

Segundo o pré-candidato, a escolha do vice está sendo discutida com partidos e aliados. Entre os nomes cotados, até a última quarta-feira 24, estava o do ex-deputado estadual Kelps Lima (SDD), com quem o ex-prefeito disse ter conversado por três ocasiões sobre uma possível indicação do Solidariedade para a chapa majoritária.

No entanto, Kelps afirmou ao AGORA RN, também na quarta passada, que o partido deixou as negociações com Carlos Eduardo devido à demora sobre uma tomada de decisão do ex-gestor. A legenda, então, decidiu apoiar o pré-candidato a prefeito do União Brasil, deputado federal Paulinho Freire.

Outro nome sondado para vice do ex-prefeito é o do ex-deputado estadual Jacó Jácome (PSD), que afirmou ao AGORA RN não descartar a possibilidade de uma aliança com Carlos Eduardo. “Conversas estão acontecendo”. Ele disse ainda que “o eleitor deseja manter a segurança em quem já mostrou capacidade para enfrentar os problemas da cidade, sem maiores riscos”.

O terceiro nome cotado é o do ex-deputado federal Rafael Motta (Avante), que mantém sua pré-candidatura.

Editais culturais do Sesc RN ainda têm seleções abertas

Ainda há dois editais de cultura com seleções abertas do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio.

Projetos de Intervenção Urbana (Arte Grafite) e Fomento Audiovisual ainda podem ser enviados e participar dos editais de fomento à cultura criativa do estado.
As inscrições são totalmente gratuitas.
O edital de Fomento Audiovisual recebe inscrições até o dia 31 de julho de 2024. Serão três projetos selecionados, com a premiação de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) cada, para a produção e exibição das obras.
Ao todo, o Sesc RN investirá R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) em produtos audiovisuais potiguares.
Já o edital de Intervenção Urbana tem prazo máximo de inscrição até 11 de agosto de 2024.

Cinco projetos receberão a premiação de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) cada, totalizando um investimento de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em grafites pela Grande Natal.

Para se inscrever nos editais, os interessados devem atender aos requisitos específicos do edital desejado, além de possuírem CNPJ de natureza artística ou cultural, com endereço de domicílio da empresa no Rio Grande do Norte e serem maiores de 18 anos.

É preciso enviar a documentação necessária (anexos dos editais) para o e-mail específico do edital.

Todas as informações podem ser acessadas em sescrn.com.br/editais.

O total investido pelo Sesc RN nos quatro editais é de R$ 526.000,00 (quinhentos e vinte e seis mil reais) em premiação e custo de produção.

Os editais de Artes Visuais e Mediação já tiveram suas inscrições encerradas.
Os próximos passos para ambos são: declaração de vencedor (31/07), interposição de recursos (entre 01 e 02/08), homologação do resultado (até 08/08), assinatura de contrato (09 a 15/08) e o início da primeira exposição já está prevista para o dia 19/09.

Walter Alves é governador em exercício do RN até o dia 30 de julho

O vice-governador exercerá as funções de chefe do Executivo até o dia 30 de julho, quando a governadora Fátima Bezerra retorna de viagem à França

O vice-governador Walter Alves assumiu interinamente nesta quarta-feira (24) a chefia do Governo do Rio Grande do Norte. Ele ficará no cargo até o dia 30 de julho, quando a governadora Fátima Bezerra retorna de missão internacional.

Como governador em exercício, Walter Alves representará o governo do RN em todos os compromissos e reuniões de interesse do Estado, dando seguimento aos entendimentos já iniciados visando a continuidade da administração do Rio Grande do Norte.

Para ele, essa é mais uma oportunidade de se colocar à disposição do Governo do RN e fazer o que for necessário no sentido de defender os interesses do Estado, a exemplo das outras vezes que exerceu interinamente o cargo.

Fátima Bezerra viajou a Paris (França) a convite do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para participar do lançamento da Casa Brasil, que funcionará na capital francesa durante os Jogos Olímpicos de 2024, que começam nesta sexta-feira (26).

De acordo com o comunicado da viagem internacional, a Casa Brasil tem um papel estratégico nas relações internacionais bilaterais, servindo como polo de promoção da cultura e de intercâmbio de políticas públicas através do esporte.

Ela também participará do lançamento da Campanha Embratur Sebrae Europa 2024, a convite da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR).

Liga inaugura hospital em Currais Novos

Liga Contra o Câncer inaugura, nesta quarta-feira (24), a primeira fase da obra do Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó, em Currais Novos. A solenidade, para convidados, acontece a partir das 10h e vai reunir diretores, colaboradores e autoridades.

Localizada no bairro Paizinho Maria, na BR-226, a nova unidade vai começar a funcionar de forma progressiva a partir da sua inauguração e os atendimentos à população começam nesta quinta-feira (25) e já podem ser agendados via canais de atendimento da Liga. Inicialmente, o CDES vai contar com quatro consultórios médicos em funcionamento, além de sala de mamografia, tomografia e ultrassonografia.

Quando estiver em pleno funcionamento, o centro terá seis consultórios médicos, uma sala de pequenas cirurgias, mamógrafo digital, dois aparelhos de ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Além dos atendimentos médicos, um centro de ensino e pesquisa vinculado ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da Liga também vai funcionar no local, oferecendo cursos de capacitação de profissionais que atendem a comunidade, tanto de Currais Novos, quanto dos municípios vizinhos.

No planejamento para o segundo semestre de 2024, as primeiras qualificações serão ofertadas a partir de agosto e incluem um Curso Prático em Diagnóstico por Imagem, direcionado para tecnólogos e técnicos em radiologia; Manejo de Urgências Odontológicas, para odontólogos; Terapia Nutricional em Oncologia, voltado para profissionais e estudantes de Nutrição a partir do 6º período; e Atualização em Farmácia Hospitalar, para técnicos e auxiliares de Farmácia.

A construção do CDES foi viabilizada pelo senador Styvenson Valentim foi meio de emenda da bancada federal do Rio Grande do Norte para a Liga em 2022 e 2023, totalizando R$ 29.143.000 e R$ 13.312.000 em 2024. Já o terreno foi doado pela Prefeitura de Currais Novos. “Sem esse apoio da classe política, a Liga não teria a possibilidade de destinar recursos para uma obra como a da nova unidade de Currais Novos, que vai beneficiar cerca de 435 mil habitantes.

Situação em Cerro Corá faz convenção dia 28

A chapa da situação liderada pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges (PSDB) e do vice-prefeito Emanuel Gomes (PP), que tentam a reeleição, fará convenção a partir das 8 horas de domingo (28), no ginásio de esportes José Julião Neto.

Os partidos PL, Podemos e Cidadania também juntam-se na convenção situacionista.