O setor de reciclagem no Rio Grande do Norte alcançou a marca de 22 mil empregos diretos e indiretos no nosso estado e prevê um crescimento de mais 20% até o final de 2025. As informações foram divulgadas durante a abertura do 3º Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos do RN, que aconteceu nesta quinta-feira, 13, na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias (FIERN).
Com a presença de autoridades públicas, empresários e trabalhadores, o presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla-RN), Etelvino Patrício, abriu o evento firmado no calendário regional de iniciativas voltadas à reciclagem. O fórum traz como tema principal a responsabilidade compartilhada, desde a geração até a destinação de resíduos.
Em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (14), a lei que cria a Política de Educação em Tempo Integral na Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte foi sancionada. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa e legitimada pelo poder Executivo.
Com a sanção, o ensino público da rede estadual sofrerá alterações na jornada escolar. “Entende-se por tempo integral a estrutura de funcionamento de uma escola que tem uma jornada escolar ampliada de, no mínimo 7 (sete) horas e o máximo de 9 (nove) horas”, justifica decisão no documento.
Passaram a integrar o sistema de tempo integral as redes de ensino fundamental integral (EFI), ensino médio integral (EMI), educação profissional e tecnológica (EPT), educação de jovens e adultos (EJA) e educação de campo, indígena e quilombola (ECIQ).
“A Educação em Tempo Integral para o Ensino Médio terá dimensão politécnica, que articule ciência, tecnologia, trabalho e cultura, visando garantir a efetivação do ensino médio integrado na sua perspectiva teórica, política e histórica”, afirmou o Governo do Estado no DOE.
Idealista, o jovem Geraldo Dantas (Gegê) decide ingressar na vida pública e lança-se pré-candidato a vereador no pleito desse ano em Currais Novos.
Já tendo atuado como diretor do Potyguar, o jovem é empresário, no segmento têxtil, com a Realiza Confecções.
METAS
Entrevistado na última sexta-feira, no programa PAUTA RN, comandado pelo jornalista Gérson Luiz, na 95 FM, Gegê disse das suas metas, chegando ao legislativo de Currais Novos, entre os quais, foco na Educação, notadamente crianças e adolescentes, os esportes, como forma de prevenir que o contingente jovem não enverede por maus caminhos, e emprego e renda para a população.
AVANÇO
O pré-candidato a vereador Geraldo Dantas (Gegê), antecipou que, está trabalhando para que se instale em Currais Novos, um polo educacional, que em muito irá contribuir para o desenvolvimento do município.29 minVer tradução
O padre Fábio dos Santos (Fábio Piúba) esteve recentemente na terrinha, revendo familiares e amigos. Na sua estada aqui, encontrou-se com o prefeito Odon Jr. e a governadora Fátima Bezerra.
OLINDA
Padre Fábio é pároco da Igreja de Nossa Senhora das Fronteiras, onde morou e militou o saudoso Dom Helder Câmara, bispo emérito da arquidiocese de Olinda e Recife. .
Cabeças coroadas da Arquidiocese dão como certa a escolha de Santa Cruz para a sede da quarta Diocese do Estado. O Santuário de Santa Rita de Cássia foi um valor decisivo.
A comissão criada pela Arquidiocese pode sugerir uma quinta Diocese, em Macau ou João Câmara, mas não se tem sinais claros da escolha. O silêncio sob o solidéu é impenetrável.
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, anunciou nesta sexta-feira, 7, o total de R$ 526 mil em editais de fomento à cultura. Quatro editais foram lançados, estando dois deles já com inscrições abertas e os outros dois disponíveis até o final do mês.
As oportunidades são para as áreas de Fomento Audiovisual, Intervenção Urbana (Arte Grafite) e Galeria Sesc (Artes Visuais e Mediação). Para se inscrever nos editais, os interessados devem atender aos requisitos específicos do edital desejado, além de possuírem CNPJ de natureza artística ou cultural, com endereço de domicílio da empresa no Rio Grande do Norte e serem maiores de 18 anos. No edital para mediação, também serão aceitas propostas de pessoas físicas.
O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, explicou o motivo da instituição investir cada vez mais no setor cultural e celebrou a participação. “Quando um grupo se apresenta aqui, não é só um grupo de pessoas, é toda uma cadeia que é movida, são muitas pessoas que vêm e movimentam a economia local. Cultura gera emprego e gera renda. Ficamos orgulhosos de estar anunciando todos esses investimentos, por meio do Sesc e do Sistema Fecomércio, estamos democratizando o acesso à cultura”, afirma.
O anúncio foi feito em evento para convidados com a presença do dramaturgo reconhecido internacionalmente, Amir Haddad, que está em Natal a convite do Sesc, onde participará do Palco Giratório. O projeto nacional do Sesc consiste em uma grande rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas, em que espetáculos são levados em circuito para serem apresentados em vários estados diferentes.
O dramaturgo Amir Haddad participa do edição 2024 rodando por todo o Brasil com o seu espetáculo Zaratustra. Ele comemora a atuação do Sesc e a oportunidade de participar do projeto. “Eu sei que com o Sesc, nós sempre podemos contar. É uma instituição que tem uma política forte de cultura e que usa bem os recursos que tem”, celebra.
A importância da obra do maior escultor popular potiguar, Joaquim Manoel de Oliveira, é o tema da exposição “Além do imaginário: a arte popular potiguar, antes e depois de Xico Santeiro”, que será aberta nessa segunda-feira (10), às 15h, no salão nobre da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na ocasião, além da presença de familiares do artista, os professores e pesquisadores Antônio Marques e Everardo Ramos participarão de uma mesa redonda sobre o tema da mostra.
A exposição reúne 22 peças de Xico Santeiro (1898-1966), oriundas dos acervos particulares dos colecionadores Haroldo Maranhão, Augusto Viveiros, Francisco Francinildo e Alexandre Gurgel. Destacam-se também as peças da pré-era Xico Santeiro, disponibilizadas pelo professor e colecionador de arte popular Antônio Marques. São raríssimas criações de imaginários anônimos (artistas populares que produziam e consertavam imagens sacras de madeira) com datas estimadas entre os séculos XVIII e XIX.
Além das peças produzidas por Xico Santeiro, outras mais de 60 estarão expostas, oferecendo uma cronologia singular desde os primórdios da arte popular passando por grandes nomes que vieram após Xico, até a produção atual dos novos talentos da escultura popular potiguar. Essa vasta reunião, de 31 artistas catalogados, é proveniente dos colecionadores já citados, e também Padre Jocimar Dantas e do escritor Lívio Oliveira.
Segundo Alexandre Gurgel, curador da mostra e chefe do Núcleo Cultural Café Filho da ALRN, essas coleções particulares jamais foram reunidas numa única mostra. Ele destaca as peças que pertenceram ao ex-prefeito de Natal e ex-deputado estadual Djalma Maranhão, hoje sob a guarda do arquiteto Haroldo Maranhão, e o Cristo que pertenceu ao doutor Paulo Viveiros.1 hVer tradução
Primeira edição do São João do Comércio terá programação cultural no Alecrim, Cidade Alta e Praça Cívica
Empresários, autoridades e jornalistas de Natal participaram, na manhã desta quinta-feira (6), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), do evento de lançamento da primeira edição do São João do Comércio. Com capacitações gratuitas para os microempreendedores que atuarão durante o período das festas juninas e uma vasta programação cultural, o objetivo da iniciativa é impulsionar o comércio de rua nos bairros do Alecrim e Cidade Alta.
De acordo com o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o projeto – que faz parte da campanha Compre de Quem Tá Perto e do calendário de comemorações em homenagem aos 75 anos da Federação – é mais uma iniciativa da entidade para impulsionar a economia de Natal e valorizar os negócios locais.
“Queremos aproveitar o ritmo do São João para movimentar o nosso comércio. Além de capacitar empresários e ambulantes, com cursos gratuitos sobre vendas e manipulação segura de alimentos, por exemplo; o São João do Comércio vai levar, a partir de amanhã, dia 7 de junho, o Quinteto do Forró para as ruas do Alecrim e da Cidade. Já na Praça Cívica, além de oficinas gastronômicas com instrutores do Senac, teremos uma série de atrações locais e nacionais se apresentando no Palco Sesc”, ressaltou Marcelo.
Durante o café da manhã de lançamento do projeto, os convidados tiveram a oportunidade de experimentar comidas típicas e conhecer a programação completa do São João do Comércio. Para o prefeito de Natal, Álvaro Dias, o evento pode colaborar para o fortalecimento do centro histórico do município. “Essa é uma das prioridades da nossa gestão, estamos realizando diversas obras e parabenizamos a Fecomércio pela iniciativa, que também é uma forma de valorizar a cultura potiguar”, afirmou Álvaro.
São João do Comércio deve aumentar faturamento dos negócios locais.
O projeto de autoria do Governo do Estado que institui a Política de Educação em Tempo Integral da Educação Básica das Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, foi aprovado na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (6). A matéria que tem o objetivo de reduzir a evasão e promover a aprendizagem contínua, resultando na melhoria dos índices educacionais, foi relatado pelo deputado Francisco (PT) na Comissão de Educação, na qual o parlamentar é o presidente.
O PL integra uma política de âmbito nacional, compreendendo estratégias de assistência técnica e financeira, com o objetivo de induzir os gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal à adoção das medidas governamentais necessárias para a criação de matrículas em tempo integral.
“Dar as condições para que esse tipo de ensino possa acontecer é fundamental para que possamos entregar aos nossos jovens educação de qualidade, que ofereça muito mais do que o ensino regular. Portanto, fico muito feliz com essa aprovação no dia de hoje”, disse o deputado Francisco.
Pelo menos é o que retrata a nota do jornalista Vicente Serejo em sua coluna na Tribuna:
EFEITO – Silenciaram, mas não deu para esconder no bolso: foi muito baixo o efeito eleitoral, menor que o esperado, da adesão dos poderosos à candidatura do deputado federal Paulinho Freire.
MAS – Um detalhe chama a atenção da área política: os números não mediram as chances de Freire antes da luta, mas retrataram a pobreza de força dos poderosos sob a poeira do tempo que passou.