Alunos da Felcs educam escolas públicas sobre compostagem

Alunos do Ensino Fundamental e Médio de Currais Novos puderam aprender sobre compostagem por meio de uma oficina realizada por alunos de Engenharia de Produção da Faculdade de Letras, Engenharia e Ciências Sociais do Seridó (Felcs).

A ação, que ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto, faz parte do projeto de extensão Educação Ambiental e Prática Extensionista: Compostagem como Técnica para Reaproveitar Resíduos Orgânicos, da Felcs.

Os discentes participantes discutiram os benefícios da compostagem para o meio ambiente e ensinaram a técnica às crianças, aos adolescentes e à equipe escolar, utilizando baldes. A ação contou com a participação de 19 alunos da Felcs, assim como a colaboração dos docentes Pio Marinheiro, Arthur Andrade e Juliana Coelho, também da unidade.

O projeto é coordenado por Rosana França, professora da Felcs, e foi elaborado com o objetivo de promover a educação ambiental na comunidade acadêmica e escolar por meio da compostagem. “Acreditamos que na formação acadêmica são essenciais as práticas que contribuam para a sustentabilidade”, declara a docente.

Oficina sobre compostagem

No dia 1º de agosto, a Agromais, empresa júnior de Agronomia da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), realizou uma oficina sobre compostagem para alunos e professores do curso de Engenharia de Produção da Felcs, e também para os servidores. A partir dos métodos ensinados, os alunos produziram uma cartilha e um vídeo que foram utilizados nas escolas.

As instituições escolhidas foram a Escola Estadual Capitão Mor Galvão, a Escola Municipal Profª Trindade Campelo e a Escola Municipal Ausônio Araújo, todas em Currais Novos. Para Rosana, a ação foi uma oportunidade de promover a participação no processo de educação ambiental. A docente destaca a importância do reaproveitamento de resíduos.

Comissão histórica se reúne com postulador do Padre João Maria

A Comissão histórica do Tribunal da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus, Padre João Maria Cavalcanti de Brito, se reuniu nesta terça-feira (04), para dar sequência aos encaminhamentos para a conclusão da fase diocesana. No próximo dia 09 de outubro, vai ser realizada a finalização dessa fase e, após, a documentação será enviada ao Vaticano, para ser aberta a fase romana.

De acordo com o Frei Jociel Gomes, postulador para a Causa de Beatificação e Canonização do Pe. João Maria, aqueles que obtiveram alguma graça alcançada por meio da intercessão do sacerdote, podem buscar a comissão, no subsolo da Catedral Metropolitana, para fazer o relato da graça que alcançaram, que será anexado ao processo.1 hVer tradução

Ator potiguar Bárbaro Xavier emplaca cinco trabalhos no cinema em 2024

Em boa fase na carreira, o ator potiguar gravou 5 novos filmes e séries só em 2024

Bárbaro Xavier, ator potiguar tem tido destaque no audiovisual. Apenas em 2024, participou de cinco produções , entre elas, longa-metragem, série e curtas-metragens. No quesito publicidade, gravou para marca de produtos de limpeza, Banco BV, Sebrae e YPF Brasil.

Em conteúdo audiovisual, em 2024 têm projetos para o cinema e para a internet. Em janeiro gravou pela produtora Vândalo, com direção de Martin Escriche, o longa Máfia de Pelúcia. Na produção, Bárbaro é Aluísio, um dos antagonistas da obra que mistura ação e investigação criminal. O filme está em processo de finalização de pós-produção.

O ator ainda foi selecionado para dar vida a 3 personagens em produções de curtas-metragens. Um deles é protagonista, o curta 17 e 700, baseado na obra de Luiz Gonzaga. No curta Ouroboros, Bárbaro vive Fernando, o antagonista. O curta teve financiamento de produção aprovado pela Lei Paulo Gustavo de São Carlos. A direção é de Isabella Brêtas.

Já para a internet, foi convidado para integrar o elenco e gravou em agosto web série de suspense Cantos Escuros: a maldição de Safira. Uma produção da Nuzzi Filmes, com roteiro de Ananda Scaravelli e direção de Henrique Nuzzi. A série foi gravada em Goiânia, Goiás, e tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025.

Em Publicidade, ganhou destaque sendo garoto propaganda da YPF Brasil. A série de vídeos que teve a primeira temporada em 2023, foi renovada e em 2024 tem mais conteúdos para as redes sociais da empresa argentina da área de energias.

Partidos e candidatos têm até esta sexta-feira para prestar contas ao TSE

A partir desta segunda-feira (9), candidatos e partidos que vão disputar cargos nas eleições municipais deste ano devem enviar as prestações de contas parciais de suas campanhas à Justiça Eleitoral. O prazo termina na próxima sexta-feira (13).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a documentação deve ser registrada no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) e deve incluir todas as movimentações de dinheiro realizadas desde o começo da campanha até 8 de setembro.

O TSE ressalta ser fundamental cumprir a obrigação no prazo estabelecido, conforme calendário eleitoral. “Além de ser uma exigência legal, é uma prática que reforça o compromisso de partidos, candidatas e candidatos com a transparência e com o respeito às normas eleitorais”.

Ainda de acordo com o TSE, ao prestar contas de forma clara e precisa, partidos e candidatos contribuem “para a celeridade e a lisura do processo eleitoral e para a confiança da população nas instituições democráticas”.

“A não apresentação tempestiva da prestação de contas parcial ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos caracteriza infração grave – salvo justificativa acolhida pela Justiça Eleitoral –, que será apurada no julgamento da prestação de contas final”, diz o TSE.

Samanda entre as mais citadas para vereadora de Natal, aponta pesquisa DataVero/98FM

Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (09), pelo Instituto Data Vero, divulgada pela Rádio 98 FM, Samanda desponta entre as mais lembradas para vereadora de Natal, sendo citada em todas as regiões da cidade.

“Com pés no chão e muita disposição para a luta, seguimos firmes e com esperança, lutando por uma Natal mais justa e com oportunidades para todos e todas”, comentou Samanda.

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual revelado por Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, nesta sexta-feira (6/9), após acusações de assédio sexual.

O caso foi revelado pelo Metrópoles, na coluna de Guilherme Amado.

O Planalto divulgou nota por meio da qual afirma que “diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa” o presidente Lula decidiu pela demissão.

“O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual”, afirmou o texto.

O documento ainda afirma que “o Governo Federal reitera seu compromisso com os Direitos Humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada”.

Mais cedo, o presidente Lula já havia indicado a saída do ministro do cargo. “Meu governo tem a prioridade de fazer com que as mulheres se transformem em uma parte importante na política nacional.

Então, eu não posso permitir que tenha assédio”, disse em entrevista à Rádio Difusora Goiana.

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual revelado por Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, nesta sexta-feira (6/9), após acusações de assédio sexual.

O caso foi revelado pelo Metrópoles, na coluna de Guilherme Amado.

O Planalto divulgou nota por meio da qual afirma que “diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa” o presidente Lula decidiu pela demissão.

“O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual”, afirmou o texto.

O documento ainda afirma que “o Governo Federal reitera seu compromisso com os Direitos Humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada”.

Mais cedo, o presidente Lula já havia indicado a saída do ministro do cargo. “Meu governo tem a prioridade de fazer com que as mulheres se transformem em uma parte importante na política nacional.

Então, eu não posso permitir que tenha assédio”, disse em entrevista à Rádio Difusora Goiana.

Procon/RN disponibiliza novo canal de denúncia para os consumidores

Os cidadãos podem encaminhar suas queixas e denúncias diretamente para o endereço de e-mail [email protected].

O Procon/RN, órgão vinculado à Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), anuncia o lançamento de um novo canal para denúncias e reclamações dos consumidores. A partir de agora, os cidadãos podem encaminhar suas queixas e denúncias diretamente para o endereço de e-mail [email protected].

O novo canal foi criado com o objetivo de agilizar o atendimento aos consumidores que enfrentam problemas relacionados à compra de produtos ou à contratação de serviços. O Procon/RN reforça seu compromisso com a defesa dos direitos do consumidor, proporcionando uma forma prática e acessível para que todos possam relatar situações de irregularidades e exigir seus direitos.

Ao enviar uma denúncia, os consumidores devem incluir informações detalhadas sobre a situação, como notas fiscais, contratos, documentos comprobatórios, além de uma descrição clara do problema enfrentado. O novo canal tem como prioridade oferecer um atendimento rápido e eficiente, garantindo que os relatos recebam a devida atenção e que os casos sejam encaminhados para as providências necessárias.

O Procon/RN orienta que o uso do canal também pode ser estendido a denúncias de práticas abusivas, publicidade enganosa, problemas com garantias, entre outras questões que envolvam o desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor.

Alunos da Felcs educam escolas públicas sobre compostagem

Alunos do Ensino Fundamental e Médio de Currais Novos puderam aprender sobre compostagem por meio de uma oficina realizada por alunos de Engenharia de Produção da Faculdade de Letras, Engenharia e Ciências Sociais do Seridó (Felcs). A ação, que ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto, faz parte do projeto de extensão Educação Ambiental e Prática Extensionista: Compostagem como Técnica para Reaproveitar Resíduos Orgânicos, da Felcs.

Os discentes participantes discutiram os benefícios da compostagem para o meio ambiente e ensinaram a técnica às crianças, aos adolescentes e à equipe escolar, utilizando baldes. A ação contou com a participação de 19 alunos da Felcs, assim como a colaboração dos docentes Pio Marinheiro, Arthur Andrade e Juliana Coelho, também da unidade.

O projeto é coordenado por Rosana França, professora da Felcs, e foi elaborado com o objetivo de promover a educação ambiental na comunidade acadêmica e escolar por meio da compostagem. “Acreditamos que na formação acadêmica são essenciais as práticas que contribuam para a sustentabilidade”, declara a docente.

Emprotur lança blog com informações turísticas do estado

Promover o destino potiguar, proporcionando aos visitantes informações atualizadas e detalhadas sobre atrativos, roteiros, experiências culturais e naturais disponíveis na região. Este é o objetivo do blog Visite Rio Grande do Norte lançado nessa quinta-feira, 5, pela Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur RN).

A plataforma irá reunir conteúdos dos principais pontos turísticos do estado, além de dicas de hospedagem, gastronomia e eventos locais. A iniciativa visa fortalecer a promoção do destino, buscando atrair mais visitantes e consolidar o RN como referência no turismo nacional.

“Este blog chega em um momento estratégico, oferecendo uma ferramenta moderna e acessível para divulgar as belezas do nosso estado e atrair ainda mais turistas. Ele será um portal essencial para quem deseja descobrir e planejar sua viagem ao Rio Grande do Norte,” ressaltou o diretor-presidente da da Emprotur RN, Raoni Fernandes.

Com design intuitivo e navegação simplificada, o blog promete trazer a cada semana novidades, curiosidades e sugestões de roteiros personalizados para diferentes perfis de turistas, desde aventureiros, famílias, viajantes que buscam experiências culturais e que irá atender a diversos perfis de turistas.

O lançamento aconteceu ontem (05) com o trade turístico do Rio Grande do Norte no Hotel Wish, em Natal. Durante o evento, representantes de agências de turismo e autoridades locais destacaram a importância da nova plataforma para potencializar a visibilidade do estado e reforçar a colaboração entre os setores público e privado na promoção turística.