Tendo exercido vários mandatos de vereador, inclusive por três vezes presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, João José da Silva Neto, o popular João Neto teve o seu pedido de registro de candidatura a vereador, aprovado pela Justiça Eleitoral da 20a Zona.
Ele concorrerá ao pleito desse ano, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que forma Federação como Cidadania.
TRAJETÓRIA
Em todos os seus mandatos no legislativo Curraisnovense, João Neto teve a sua atuação bem avaliada pela população, sempre mantendo excelente relacionamento com os seus pares. Na presidência da casa, marcou sua passagem, sempre zelando pela boa aplicação dos recursos públicos.
De 21 a 23 de Novembro desse ano, será realizada a Rural Tur em Currais Novos, a maior Feira de Turismo Rural do Brasil, com a presença de empresas e destinos de cerca de 10 estados do Brasil, mais diversas empresas e destinos do Rio Grande do Norte.
Uma parceria do SEBRAE, Governo do Estado, Prefeitura, Geoparque Seridó com o apoio do CDL local será realizado esse importante evento dando grande visibilidade ao Geoparque Seridó e sendo uma oportunidade de negócios para Currais Novos.
Uma vasta programação cultural, stands, Encontro do Geoparque Seridó, Seminário, visitas a Geossitios fazem parte das atividades.
“Agradeço a Governadora Fátima Bezerra, ao SEBRAE Estadual através do Diretor João Hélio e todos os que conquistaram isso”, disse o prefeito Odon Jr.
O comércio varejista do Rio Grande do Norte continua a mostrar sinais de crescimento, reforçando o bom momento vivido pela economia do estado. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, divulgados na quarta-feira (14), as vendas do Varejo Ampliado no estado cresceram 6% no acumulado de janeiro a junho de 2024, um desempenho superior à média nacional, que foi de 4,3% no mesmo período.
Este crescimento expressivo ocorre em um cenário onde o Rio Grande do Norte também se destaca pela criação de empregos formais, que registrou a abertura de 13.060 vagas no primeiro semestre de 2024, o melhor resultado desde o início da série histórica do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2010. O desempenho do setor varejista no estado é quase quatro vezes superior ao observado no primeiro semestre de 2023, quando o crescimento foi de 1,7%.
O mês de junho, especificamente, apresentou um crescimento de 2,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Os que mais contribuíram para o bom desempenho do varejo no estado, foram setores como: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que cresceram 15,1%; Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com incremento de 7,6%; Veículos, motocicletas, partes e peças, cuja alta foi de 7%; e Móveis e eletrodomésticos, aumentando 6,7%.
“Os números do varejo potiguar reforçam o círculo virtuoso de crescimento que nossa economia vem experimentando. Com o aumento da renda média do trabalhador e o volume de crédito disponível, vemos um impacto direto nas vendas e, consequentemente, na geração de empregos. Este é um sinal claro de que estamos no caminho certo para fortalecer ainda mais a economia do Rio Grande do Norte”, destacou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Os bons resultados também são atribuídos à manutenção de políticas fiscais favoráveis, como a alíquota de ICMS, que contribuiu com cerca de R$ 350 milhões para o mercado consumidor apenas no primeiro semestre. Além disso, eventos de grande porte realizados em diversas cidades do estado, como Assú e Mossoró, movimentaram a economia, contribuindo significativamente para o crescimento econômico local.
Em uma iniciativa pioneira para promover a educação ambiental e a preservação do Bioma Caatinga, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (Spea), realizou nos municípios de Caicó e Currais Novos, a entrega de kits de jogos educativos para escolas públicas do Seridó.
O material intitulado “Guardiões da Caatinga” é direcionado para 89 instituições registradas na região. Na terça-feira (13), em Caicó, a equipe do órgão ambiental promoveu a doação do material na Câmara de Vereadores. Já na quarta-feira (14), o Idema esteve em Currais Novos, na Secretaria de Educação, realizando mais um momento de entrega de material para os demais municípios inseridos no território seridoense.
Ambos os locais foram oportunidades de interação com os representantes do Sistema Educacional, fortalecendo o compromisso do Instituto com a sensibilização da temática e do engajamento social. Das 89 escolas convidadas para o evento, 61 receberam o material educativo, entre estaduais e municipais, sendo 05 para cada escola representada. No total, foram entregues mais de 300 exemplares.
Os jogos ensinam sobre a relevância desse bioma exclusivamente brasileiro, conhecido por sua rica biodiversidade e capacidade de adaptação ao clima semiárido. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a empresa Fubá Educação Ambiental, Elera Renováveis e o Idema, visando enriquecer o currículo escolar com uma ferramenta lúdica e interativa.
“A educação ambiental surge como o principal vetor nessa missão, pois é através do conhecimento e da conscientização que podemos fomentar o respeito e a preservação da Caatinga. Ao educarmos sobre o valor e as vulnerabilidades desse bioma, estamos plantando as sementes para garantir sua sobrevivência para as futuras gerações”, comentou a pedagoga e educadora ambiental do Idema, Laíse Campos.
No Coração da Caatinga
Após a entrega dos kits, os geógrafos e pesquisadores-bolsistas do Núcleo de Mudanças do Clima e Desertificação do Idema, Diógenys Henriques e Anny Nobre, ministraram a palestra “No Coração da Caatinga”.
Após a declaração de emergência internacional para a Mpox pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde do Brasil intensificou suas ações para combater a doença. Nesta quinta-feira (15), foi instalado um Centro de Operações de Emergência em Saúde, responsável por coordenar as medidas de resposta à virose. No Rio Grande do Norte, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 10 casos da doença foram confirmados em 2023; e dois em 2024. O número é bem inferior ao observado em 2022, quando ocorreram 142 casos. O Estado nunca registrou óbitos e não há, atualmente, qualquer caso sendo investigado.
Em 2024, o Brasil notificou 709 casos confirmados de Mpox, uma queda acentuada em comparação aos mais de 10 mil casos registrados no pico da doença, em 2022. Ao todo, 16 mortes foram reportadas no País, sendo a mais recente em abril de 2023. A vacina foi aprovada pela Anvisa em caráter provisório, com foco nas pessoas mais vulneráveis às formas graves da doença.
O Que é a Mpox e como se Transmite?
A Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é causada pelo vírus MPXV, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. A transmissão ocorre principalmente por contato direto com pessoas infectadas, materiais contaminados ou animais silvestres infectados, como pequenos roedores encontrados em florestas tropicais africanas. Apesar do nome, macacos não são os principais reservatórios do vírus.
O arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício, foi submetido a um novo procedimento cirúrgico na noite da última quarta-feira (14) e segue em observação na UTI. De acordo com a Arquidiocese de Natal, ele permaneceu estável durante toda a cirurgia e seu quadro não é considerado de risco.
A Instituição reforçou, ainda, que o motivo da cirurgia foi a isquemia intestinal identificada na última segunda-feira, dia em que também passou por procedimento cirúrgico em emergência. Isso porque ele estava sentindo fortes dores na região abdominal.
A cirurgia permitiu identificar e sanar o problema relacionado a uma ponta fibrosa que estava prendendo a alça do intestino, ocasionando a isquemia (comprometimento do fluxo de sangue e oxigênio) na região atingida que foi alvo do novo procedimento.
“Durante toda a cirurgia, permaneceu estável; segue na UTI para observação e melhor acompanhamento e o seu quadro, no geral, é considerado estável. Continuemos unidos em preces por sua pronta e total recuperação”, reforçou a Arquidiocese.
Ontem, o prefeito Odon Jr. tratou de dois projetos importantes para Currais Novos no IDEMA-RN: o Projeto de Reuso dos Esgotos de Currais Novos pela Mineração Aura de Ouro, que está prestes a iniciar a construção da sua Adutora e sobre o licenciamento do Projeto Minha Casa Minha Vida do Governo do Presidente Lula que vai beneficiar Currais Novos com Apartamentos construídos para a população de baixa renda.
Os dois projetos estão avançando bem no IDEMA e esperamos em breve que essas obras tenham início.
O Projeto de Reuso do Esgoto pela Mineração Aura é de grande importância ambiental e foi possível por uma parceria da Prefeitura, CAERN e Empresas, pois vai amenizar a poluição do Rio São Bento e diminuir os mosquitos e muriçocas, além de garantir a geração de emprego e renda.
O Projeto do Minha Casa Minha Vida vai garantir moradias dignas para famílias que ainda não tem o direito a moradia e graças ao Governo Lula essa política de habitação está voltando.
“Agradeço aos Diretores Werner, Jonielson e Marcílio Lucena pela abertura de agenda no órgão”, declarou Odon.
As dez unidades inauguradas do programa Areninhas Potiguares, nas cidades de Angicos, Afonso Bezerra, Doutor Severiano, Umarizal, Tenente Laurentino, Japi, Poço Branco, Currais Novos, Vera Cruz e São Gonçalo do Amarante, estão com inscrições abertas até o dia 30 de agosto.
Na modalidade Futebol Society, podem se inscrever crianças e jovens de 7 a 17 anos. A seleção dos participantes levará em consideração critérios como a renda familiar e a inscrição em programas sociais. Os interessados devem comparecer às prefeituras das localidades munidos de documentação, incluindo RG e comprovante de residência.
O projeto oferece uma excelente oportunidade para adultos, crianças e adolescentes aprimorarem suas habilidades esportivas e desenvolverem valores importantes como disciplina e trabalho em equipe.
Para os adultos, cada Areninha terá uma segunda modalidade regular, definida pela equipe pedagógica dos municípios. Os critérios de seleção seguem os mesmos. As inscrições já estão abertas nas cidades de Angicos, Afonso Bezerra, Doutor Severiano, Umarizal, Tenente Laurentino, Japi, Poço Branco, Currais Novos, São Gonçalo do Amarante e Vera Cruz.
Maria Aparecida Alves Ohon (Dadá) obteve registro da Justiça Eleitoral da 20a Zona, para disputar a câmara municipal de Currais Novos no pleito de outubro próximo.
Duas potiguares estão entre as convocadas para disputar o Mundial Feminino Sub-20 pela Seleção Brasileira de Futebol Feminino. A técnica Rosana Augusto divulgou nesta segunda-feira (12) a lista de 21 jogadoras. Dentre os nomes, estão a medalhista olímpica de prata Priscila Flor e Gisele Silva do Vale, que é natural de Santo Antônio.
O time brasileiro busca um título inédito na competição que vai acontecer entre 31 de agosto a 22 de setembro, na Colômbia. Já o Mundial, vai reunir pela primeira vez 24 equipes, oito a mais que na última edição. Além disso, durante o campeonato, as equipes serão divididas em seis grupos de quatro países, com as duas melhores seleções em cada chave avançando às oitavas de final, assim como as quatro melhores terceiras colocadas. Haverá ainda quartas de final, semifinais, disputa do terceiro lugar e final.
Conheça as jogadoras
Priscila tem 19 anos e é atacante. Atualmente joga no Internacional-RS e conta com um currículo vencedor, além de acumular inúmeras convocações para as Seleções de base. A potiguar foi convocada pela segunda vez para disputar a Copa do Mundo sub-20, onde conquistou o terceiro lugar no Mundial sediado na Costa Rica.
Gisele Silva atua pelo Grêmio, clube que defende desde a temporada passada e é natural de Santo Antônio. A potiguar de 17 anos, que também é atacante, esteve no elenco brasileiro que conquistou a Copa América Sub-20 em maio deste ano. Na competição, a atacante marcou dois gols em oito jogos disputados.