Concerto em Natal celebra 50 anos de relações diplomáticas entre a China

Natal vai receber no próximo dia 03 de junho, às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão, um concerto especial, com a Filarmônica UFRN apresentando obras chinesas e nordestinas.

Este concerto, promovido pelo Consulado-Geral da República Popular de China em Recife, com o apoio do governo do Rio Grande do Norte, faz parte das celebrações realizadas na China e no Brasil para celebrar os 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os países.

O público terá a grande oportunidade de assistir o espetáculo com entrada gratuita.

Na programação, a Filarmônica UFRN, sob a regência do maestro André Muniz, interpretará músicas chinesas como “Boas Novas de Pequim chegam aos Vilarejos”, “Dança do Povo Yao”, “Abertura do Festival da Primavera”, “Flor de Jasmim”, “Diálogo de Flores” e “Eu te amo, China”, esta última com a participação do tenor Kaio Morais.

O concerto também apresentará obras nordestinas como “Gonzaguiana” e “Suíte Nordestina”, realçando dessa forma o diálogo entre as duas culturas por meio de uma troca de elementos folclóricos e tradicionais.

A China e o Brasil estabeleceram relações diplomáticas no dia 15 de agosto de 1974. Desde então, as relações bilaterais vêm crescendo em inúmeros aspectos econômicos, sociais, educacionais e culturais.

Um dos maiores parceiros comerciais do Brasil desde 2009, a China importou mais de US$ 100 bilhões de produtos brasileiros em 2023.

A parceria estratégica abrangente sino-brasileira vem beneficiando os dois povos e o desenvolvimento de modernização do país.

O impacto da China ao estado do Rio Grande do Norte também tem sido de grande relevância.

Em uma reunião recente com professores da Escola de Música, o Secretário Sílvio Torquato Fernandes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), ressaltou a importância dos investimentos de empresas chinesas para o desenvolvimento econômico de nosso estado.

Além disso, recentemente houve uma doação de 29 máquinas agrícolas para pequenos agricultores do nosso estado, como parte da Parceria Brasil-China para Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar, iniciativa coordenada pela SEDRAF.

Oficina de dança gratuita esteve em 05 municípios do Seridó

A Oficina O Corpo na Cena, do Projeto Trapiá Semente, visitou municípios, através de Mônica Belotto, graduada em Dança, com Especialização em Consciência Corporal no Paraná e formação em Metodologia do Ensino de Ballet Clássico, em Cuba.

Como forma de promover o conhecimento nos municípios, o Projeto Trapiá Semente ampliou as participações nas oficinas, disponibilizando para que pessoas deste universo da dança, que fazem parte de grupos de dança e/ou sejam professores de dança, participassem da oficina, junto aos adolescentes do projeto.

A oficina O Corpo na Cena aconteceu dia 14, em Tenente Laurentino RN, dia 16 em Jardim Do Seridó, e dia 17 em Serra Negra Do Norte. No último sábado, dia 18, houve Oficina O Som na Cena em São João Do Sabugi e Timbaúba Dos Batistas.

O Projeto Trapiá Semente é realização é da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais e conta com apoio das Prefeituras Municipais.5 minVer tradução

Proposta por João Gustavo, vai tratar sobre Artesanato Popular em Currais Novos

A Câmara Municipal está convidando, para a Audiência Pública sobre a elaboração da lei de criação do Programa Municipal de Artesanato Popular – Feito em Currais Novos.

Este evento é uma excelente oportunidade para os artesãos e a comunidade em geral contribuírem com suas opiniões e sugestões.

Data: 29 de maio de 2024
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal

A proposição é do mandato do vereador João Gustavo, que acredita no potencial transformador do artesanato para a cultura e a economia local.

Deputado Francisco destaca expansão da educação profissional no RN

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Francisco (PT) participou nesta segunda-feira (20) em Natal, da inauguração da primeira unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnológica e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) e destacou o processo de expansão da educação profissional no território potiguar.

“Somos proporcionalmente o Estado melhor contemplado no plano de expansão profissional e isso é mais uma prova do compromisso da governadora Fátima Bezerra”, destacou o deputado Francisco.

Além de Natal, o Estado contará ainda com outras 11 unidades do IERN, dentro do Programa Nova Escola Potiguar e vem se somar a outras iniciativas para elevar a qualidade do ensino médio do RN, como a ampliação das matrículas em escolas de tempo integral.

No primeiro momento, o IERN Natal vai oferecer os cursos de Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Química, totalizando 160 matrículas. Os cursos foram escolhidos pela própria comunidade em processo participativo, que incluiu plenárias e audiências públicas envolvendo estudantes, comunidade, lideranças locais e o setor produtivo.

Arcebispo de Natal instala comissão para criação de duas novas dioceses no RN

O Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, emitiu decreto instituindo a comissão para estudo de projetos da criação de duas novas dioceses, a serem desmembradas da Arquidiocese de Natal.

A comissão é formada pelos seguintes membros por padres experientes e que demonstram conhecimentos sobre o funcionamento da Arquidiocese de Natal. São eles: Mons. José Valquimar Nogueira do Nascimento, Mons. José Sílvio de Brito, Mons. Aerton Sales da Cunha, Mons. Josino Raimundo da Silva, Mons. Severino dos Ramos Vicente, Pe. Francisco Flávio Herculano do Nascimento, Pe. João Batista Nunes Filho, Pe. José Adelson da Silva Rodrigues, Pe. José Freitas Campos, Pe. Vicente Fernandes da Silva Neto.

A instalação da comissão acontecerá no dia 8 de junho, às 10 horas, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz, uma das cidades que podem ser escolhidas para se tornar diocese por sediar o maior santuário religioso do estado.

Posteriormente, serão criadas comissões auxiliares, formadas por clérigos, religiosos e leigos, para colaborar com os estudos de viabilidade de criação das duas dioceses.1 hVer tradução

Currais Novos receberá Usina Solar da Vip Air Energias Renováveis

A Vip Air Energias Renováveis anunciou nesta quinta-feira (16) a implantação de três novas usinas solares no Seridó potiguar, com um investimento total de aproximadamente R$ 40 milhões. As unidades serão instaladas nos municípios de Currais Novos, Caicó e Parelhas.

Os parques terão uma capacidade total de produção de 8,3 MWp, o que é suficiente para abastecer cerca de 14 mil residências populares. O anúncio foi feito em reunião com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, na Governadoria do Estado.

O secretário reforça que o projeto vai contribuir para ampliar a rede de geração distribuída, caracterizada pela instalação de geradores de pequeno porte. “O segmento da geração distribuída terá muito protagonismo no Rio Grande do Norte este ano, porque dá aos pequenos consumidores acesso às energias renováveis, beneficiando até projetos do Minha Casa, Minha Vida, por exemplo”, disse.

Atualmente, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Rio Grande do Norte conta com 378 empreendimentos produtores de energia (solar, eólica, hidroelétrica e termoelétrica). A potência outorgada é de 11 gigawatts (GW). Deste total, 40 são parques fotovoltaicos, com produção total de 1,1 GW.

Torquato comemora ainda o fato de que a energia produzida pelos novos parques solares será vendida dentro do Rio Grande do Norte. “O ICMS arrecadado com o consumidor final vai ficar no estado”, pontuou.

Além de contribuir para a geração de energia limpa e renovável, o projeto visa promover o desenvolvimento sustentável dos municípios atendidos. “Os investimentos anunciados vão contribuir para a geração de empregos e o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse o subsecretário do Gabinete Civil, José Gilderlei Soares.

Segundo Claudio Araújo, diretor da Vip Air, as obras das usinas solares estão programadas para começar no próximo mês, com previsão de início das operações até o final do ano.

“Acreditamos que a energia solar é uma fonte de energia fundamental para o futuro do nosso país e estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, encerrou.

IDEMA realizará audiência pública em Campo Redondo Instalação de Complexo Fotovoltaico

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema informa que realizará Audiência Pública para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental – EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, referente à viabilidade ambiental para implantação do Complexo Fotovoltaico Serra do Tigre, localizado nos municípios de Campo Redondo e Currais Novos.

A sessão pública será realizada no dia 29, às 18h, na Rua Manoel Brilhante Campelo, nº 59, em Campo Redondo.

O empreendimento é composto por 4 usinas fotovoltaicas denominadas Fótons de São Claus 04, Fótons de São Claus 07, Fótons de São Claus 08 e Fótons de São Claus 09,cada usina com 50 MW de potência nominal, perfazendo 200 Mwac e com potência de pico de 240 MWdc, a ser instalado em uma área de 819 hectares, de interesse da Fótons de São Baruc e Energias Renováveis S/A.

O evento tem por finalidade expor aos interessados o conteúdo do estudo ambiental, dirimindo dúvidas e recolhendo dos presentes as críticas e sugestões a respeito dos estudos ambientais, conforme Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA n.º 01/86 e 09/87. Mais informações e o Regulamento no site institucional, Idema. rn.gov.br.

Serviço

Audiência Pública para implantação do Complexo Fotovoltaico Serra do Tigre

Quando: 29/05/2024 (quarta-feira)

Horário: 18h

Onde: Rua Manoel Brilhante Campelo, nº 59, em Campo Redondo.

Dadá ou Alana: quem será a vice de Lucas?

Com uma pré-candidatura, a cada dia, menos provável da advogada Milena Galvão a vice de Lucas, permanecem como mais cotadas para compor a chapa com o candidato da situação, a ex-vereadora Maria Aparecida (Dadá), e a atual secretária municipal de saúde, a enfermeira Alana Moraes.

Para concorrer como vice-prefeita em outubro, Alana terá deixar a gestão da saúde municipal, dia 06 de junho próximo.

Transplantes de córneas no RN aumentam 74%

De janeiro a abril deste ano, o estado do Rio Grande do Norte registrou um aumento de 30,7% no número total de transplantes de órgãos realizados, se comparado ao 1º quadrimestre de 2023. O maior percentual de aumento foi o de córneas com 74%, seguido de medula óssea com 23%.

De acordo com a subcoordenadoria de Transplantes de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), no 1º quadrimestre de 2024 foram realizados 136 transplantes de órgãos no RN, sendo 15 transplantes renais, 68 de córneas e 53 transplantes de medula óssea. No mesmo período, em 2023, foram realizados 103 transplantes no estado (18 renais, 39 de córneas, 03 cardíacos e 43 de medula óssea).

“Este ano houve um aumento nas doações de órgãos provenientes de outros estados. Além disso conseguimos mais captações, através da conscientização da população para a doação e das constantes capacitações que fazemos com as equipes das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, explicou a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Medeiros.

O número de doações de órgãos no RN também aumentou no primeiro quadrimestre de 2024, sendo 13 doadores de múltiplos órgãos e 33 doações de córneas; um aumento de 30% e 26%, respectivamente. Em 2023 foram 10 doações de múltiplos órgãos e 26 de córneas.

Rogéria explicou que o número de transplantes realizados não está relacionado com o número de captações que acontece no estado, pois existem órgãos e tecidos advindos de outros estados. “Por isso, muitas vezes existe discrepância entre os dados das tabelas de transplantes realizados se comparados ao número de doações”, pontuou.

Lista de espera

A lista de espera para transplantes no RN, até o final de abril deste ano, era de 595 pacientes para transplante de córneas, 330 para transplante renal, 16 pacientes para medula óssea e um paciente para transplante cardíaco.

Programa estadual de recuperação de estradas segue com obras na rodovia RN-015

Serviço entre os municípios Mossoró e Baraúna compreende trecho de 44 quilômetros de melhoria na pavimentação

Mais um trecho do Lote 1 do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais foi iniciado nesta segunda-feira (20). O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER) começou os serviços de recuperação na RN-015, entre Mossoró e Baraúna, abrangendo um trecho de 44 quilômetros.

A obra faz parte dos 210,5 quilômetros que serão contemplados no Lote 1. Além do trecho iniciado na RN-015, o DER prevê a recuperação de 41 quilômetros da RN-177, entre Pau dos Ferros e São Miguel. No último sábado o programa de restauração foi iniciado pelo trecho entre Mossoró e Governador Dix-sept Rosado.

Ao todo, o programa de recuperação prevê melhorias em 800 quilômetros nos sete distritos rodoviários do Estado, com um investimento de R$ 428 milhões. O conjunto de obras será financiado por recursos da primeira parcela do empréstimo no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF).

“Esse é um importante programa de recuperação de rodovias. Não é uma operação tapa-buracos, vamos reciclar a base e em seguida recapear todo o trecho, inclusive com sinalização vertical e horizontal”, disse Natércia Nunes, diretora de Obras e Operações do DER.

Ela detalha ainda que as obras iniciadas no último sábado (18) na rodovia RN-117, entre Mossoró e Governador Dix-sept Rosado, já se aproximam do entroncamento na BR-304, que interliga as duas cidades.

CONFIRA OS TRECHOS CONTEMPLADOS NO LOTE 1

1° Distrito (Mossoró)

RN-015 – Mossoró/Baraúna – 44,0 km

RN-117 – Entroncamento da BR-304 (Mossoró) a Governador Dix-sept Rosado – 34,0 km

Estrada: Tibau/Grossos – 17,5 km

Total no Distrito: 95,5 km

6° Distrito (Pau dos Ferros)

RN-079 – Entroncamento BR-405/Marcelino Vieira/ Alexandria/Divisa RN-PB – 38,0 km

RN-177 – Rodolfo Fernandes/Entr. BR-405 – 11,0 km

RN-177 – Viçosa/Portalegre – 8,0 km

RN-177 – Francisco Dantas/ Entroncamento BR-226 (Pau dos Ferros) – 8,0 km

RN-177 – Pau Ferros/Encanto/São Miguel – 41,0 km RN-177 – São Miguel/Coronel João Pessoa – 9,00 km2