Sem pacientes internados com covid-19 no RN, médico alerta para manutenção de cuidados

“Pra gente aqui no hospital esse marco é importantíssimo. Foram três anos e meio de muita luta, sobrecarga de trabalho intensa, de convívio com o sofrimento dos familiares de pacientes graves. Então, pra gente é uma imensa alegria poder anunciar que pela primeira vez a unidade fica sem pacientes com covid-19 internados”, celebrou o diretor do Hospital Giselda Trigueiro, André Prudente.

O relato do médico acontece dias após o último paciente internado com a covid-19 receber alta do Hospital Giselda Trigueiro. Com isso, depois de 1.237 dias desde o primeiro caso da pandemia mundial registrado no estado, o Rio Grande do Norte está sem nenhuma pessoa na rede pública de saúde do Estado recebendo cuidados ou tratamento da doença. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde 27 de março de 2020, o RN teve pacientes com covid internados todos os dias.

Quem ocupava o único dos 25 leitos destinados a pacientes que necessitavam de cuidados para covid-19, no Hospital Giselda Trigueiro, era um paciente potiguar de 73 anos. O homem cardiopata estava com o esquema vacinal incompleto, mas após o tratamento, recebeu alta na noite da última terça-feira (15).

Com base no histórico da SESAP, o Rio Grande do Norte registrou a primeira entrada de paciente com covid-19 no dia 6 de março de 2020, na unidade que é referência. Se tratava de uma mulher, de 24 anos, que se recuperou após contrair a doença durante uma viagem à Itália. Dias depois, a segunda internação. Então, a partir do dia 27 de março de 2020, ao menos um leito da rede pública foi ocupado.