Terceira edição do Festival Literário de Currais Novos começa neste domingo (5)

Currais Novos será ponto de encontro mais uma vez de escritores, poetas, artistas e amantes da literatura. A terceira edição do Festival Literário de Currais Novos (FLIC) inicia suas atividades nesta semana, de 05 a 11/11, com programação extensa e uma homenagem especial à poeta Zila Mamede. Além disso, o FLIC terá a participação da escritora pernambucana Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura 2020. Serão sete dias de entrega ao hábito da leitura.

Entre as atividades da programação de 2023, haverão rodas de conversa, oficinas artísticas, ações de mediação literária, shows musicais, teatro de mamulengos, lançamentos e vendas de livros. Terá ainda a apresentação da peça “1877”, da Companhia Trapiá, na noite de abertura, e roda de conversa com a escritora pernambucana Cida Pedrosa, do premiado livro “Solo para Vialejo” (Cepe Editora).

Neste ano, o festival será realizado entre vários espaços do município, como escolas da rede pública, comunidades quilombolas, praça Cristo Rei e outros locais centrais da cultura da cidade, como o Teatro Municipal Ubirajara Galvão, Casa de Cultura Popular, e Espaço Avoante.

Dia 06 será aberta a exposição “Zila em Rede”, na Casa de Cultura Popular, às 19h, com exibição de documentário e show de Gabriel Cosme. Zila (1928-1985) morou na cidade durante um período. Dia 07 terá uma oficina de tupi guarani com Maria Gomes. Dia 08, uma oficina de roteirização de quadrinhos com Matheus Barbosa e Alda Medeiros, na Escola Socorro Amaral.

As rodas de conversa serão realizadas durante a feira de livros, dias 10 e 11. Entre os destaques, “O universo fascinante da literatura de cordel”, “O lugar da mulher negra na literatura”, “Os sebos e a resistência do mundo literário”, “Zila Mamede entre o sertão e o mar”, e “A palavra como instrumento de luta”.

Segundo os organizadores, João Gustavo e Mattson Ranier, todas as atividades são abertas à população. A ideia é reforçar a cidade de Currais Novos como ponto de encontro cultural no Seridó e no RN.